Prefeito Antônio Martins fez entrega de motos-patrulhas ao Pró-Cidadania de Cariré

FOTOS:VICENTE J.RODRIGUES











Na noite de ontem (30/11), o prefeito Antônio Rufino Martins, acompanhado da primeira dama Virgina Souza Aguiar, fez a entrega de duas motos-patrulhas à guarnição do Pró-Cidadania de Cariré, oferecendo, assim, melhores condições na atuação dos agentes que ali prestam seus serviços à sociedade.

Estiveram presentes à sede do Pró-Cidadania para prestigiar o evento, secretários da administração "Cariré um Município de Todos", alguns vereadores, membros do destacamento policial militar local, sob o comando do sargento PM Epitácio, e o povo em geral. Logo após suas breves palavras, o prefeito Antônio Martins procedeu à entrega das chaves das motos-patrulhas, ao comandante do Pró-Cidadania, sr. Auricélio Ferreira, que por sua vez, agradeceu o empenho do gestor municipal, dando ênfase à preocupação por parte do mesmo, em oferecer sempre o melhor à população de Cariré, em especial, na área de segurança pública.

Unidade Móvel de Educação para o Trânsito do DETRAN-CE esteve em Cariré, que já conta com o projeto "Educando para o Trânsito, Educando para a Vida"

FOTOS:VICENTE J.RODRIGUES











Nos dias 29 e 30 de novembro, teve grande repercussão neste município, a vinda de uma equipe do DETRAN-CE (Unidade Móvel), sob a coordenação da dra. Ana Cláudia Reis Sales. Através de palestras, maquete de uma cidade-modelo e a Unidade Móvel de Educação para o Trânsito, que exibiu aulas aos alunos da rede municipal de ensino.

O evento educativo sobre noções básicas de trânsito, aconteceu em dois momentos importantes: Uma maquete de uma cidade foi instalada na praça central da cidade, onde os alunos dirigiam os carrinhos, guiados por meio de controle remoto, em um trânsito-modelo que contava com semáforos de brinquedos, faixas de pedestres, onde os estudantes eram orientados pelos monitores do DETRAN-CE. No segundo momento, os alunos participavam de uma aula sobre Educação de Trânsito na Unidade Móvel.

Segundo informações prestadas pelo sr. Auricélio Ferreira, comandante do Pró-Cidadania de Cariré, "o evento veio prestar maior respaldo ao projeto 'Educando para o Trânsito, Educando para a Vida', implantado recentemente pela Prefeitura Municipal de Cariré, por meio do programa Pró-Cidadania, em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social e Secretaria da Educação. Referido projeto visa, principalmente, minimizar os casos de acidentes de trânsito e educar os futuros motoristas e motociclistas do nosso Município. Além dos alunos da rede municipal de ensino da sede, também foram contemplados nessa fase do projeto, os alunos da zona rural: Cacimbas, Alto dos Honório e Anil.

Segundo ainda afirmou Auricélio Ferreira, "mais de 500 jovens da nossa comunidade recebem cursos de noções básicas de trânsito, os quais são ministrados pelos instrutores Daniel e Haroldo, agentes do programa Pró-Cidadania de Cariré. Vale ressaltar que o valoroso trabalho educativo recebe total apoio do prefeito Antônio Martins, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, na pessoa da primeira dama e titular da STDS, Virgina Souza Aguiar".

Capela de Arariús está promovendo a Festa de Nossa Senhora da Conceição; programação iniciada no dia 29/11/11, se estenderá até o dia 08/12/11

FOTO/DESIGN:VICENTE J.RODRIGUES
Foram iniciados no último dia 29 de novembro e se estenderão até o dia 08 de dezembro, os tradicional Festa de Nossa Senhora da Conceição de 2011, da Capela de Arariús, distrito pertencente ao município de Cariré. Os festejos religiosos deste ano têm como tema:"Maria, vem renovar nossa fé em teu Filho Jesus".

PROGRAMAÇÃO
Dia 29/11 - terça-feira: Houve abertura da festa, com a realização de procissão, saindo da casa da vovó Ana até a residência de dona Raimunda Brito, onde foi celebrada a missa de abertura - Noite da Comunidade.
Dia 30/11 - quarta-feira: Noite da Catequese e da Saúde.
Dia 01/12 - quinta-feira: Noite das Famílias e das Capelas de Angicos e Alto Feliz.
Dia 02/12 - sexta-feira: Noite da Escola de Arariús e da Pastoral da Criança de Cariré.
Dia 03/12 - sábado: Noite do Apostolado da Oração de Cariré.
Dia 04/12 - domingo: Noite dos Jovens.
Dia 05/12 - segunda-feira: Noite dos Idosos, Aposentados, dos Dizimistas e dos Comerciantes.
Dia 06/12 - terça-feira: Noite dos Crismandos.
Dia 07/12 - quarta-feira: Noite dos visitantes e amigos de Arariús.
Dia 08/12 - quinta-feira: Dia da Festa.

OBSERVAÇÕES:
1. Padre César Evangelista estará presente nos três primeiros dias e a partir do dia 04 até o final da festa.
2. Dia 01/12, quinta-feira, haverá o leilão das famílias e a vesperal musical, na praça da Capela de Arariús.
3. A primeira comunhão será realizada no dia 1º/12, quinta-feira, e a Crisma, no dia 06/12, terça-feira.

Grupo de idosos do projeto "Folha da Melhor Idade", do distrito de Jucá, vem de formar um coral. Estréia está marcada para o dia 11 de dezembro

Centro de Referência de Assistência Social-CRAS Rural de Anil realizou um trabalho em parceria com a monitora Ângela Maria Silva Ferreira, no Núcleo de Jucá, ligado ao projeto “Folha da Melhor Idade”, quando o grupo foi estimulado a montar um pequeno coral, composto de todos os seus membros, garantindo, assim, uma total participação, tendo em vista que um dos membros do referido grupo, sr. Gaudêncio dos Prazeres, tem uma grande aptidão para tocar violão, facilitando, assim, o trabalho realizado pelo coral, que já tem previsão para estrear no dia 11 de dezembro, quando será inaugurada a decoração natalina da praça pública de Jucá, com a culminância do projeto “Reciclando com Alegria, Enfeitando Cariré com Amor e Cidadania,” a qual será realizada pelo grupo da Melhor Idade, PETI e o CEJOV locais.

Projeto "CRAS Vai à Comunidade" realizou cadastros no distrito de Jucá-Cariré

FOTO:CRAS RURAL DE ANIL
O Centro de Referencia da Assistência Social-CRAS Rural de Anil levou até a comunidade de Jucá, o projeto “O CRAS Vai à Comunidade”e, entre um informativo e outro, foram realizados alguns cadastros das famílias que ainda não eram cadastradas no CRAS.
O momento foi bastante oportuno para divulgar os trabalhos desenvovidos pela equipe do CRAS, através de psicóloga e assistente social, cujos trabalhos profissionais até então era desconhecidos ou não chegavam até a população daquela comunidade e das outras circunvizinhas.