Realizada a 2ª Reunião de Planejamento e Acompanhamento (Repac) do Censo Demográfico 2022 do município de Cariré-CE


No dia 26/10, quarta-feira, ocorreu a 2ª Reunião de Planejamento e Acompanhamento (Repac) do Censo Demográfico 2022. A Repac é uma reunião que visa dar transparência à sociedade quanto às atividades desenvolvidas pelos entes do IBGE, no âmbito do Censo, abrir um canal de comunicação com a sociedade civil e representantes do Poder Público e costurar parcerias, para garantir uma coleta mais eficaz e efetiva. 


Conforme informações do coordenador censitário de Subárea do IBGE, Daniel Átila Melo da Justa Feijão, "na reunião de ontem (26), contamos com a presença do prefeito de Cariré, Antônio Martins; da presidente da Câmara Municipal de Vereadores e primeira-dama Virgina Souza Aguiar; da chefe de Gabinete da Prefeitura de Cariré, Luciana Miranda; da secretária da Agricultura, Agronegócio e Pecuária, Isa Aparecida,  que por sinal foi quem articulou a reunião; dos secretários municipais: Maria Elvilema Feitosa (Educação), Águida Martins (Planejamento e Administração), Roberto Kelson Ferreira (Meio Ambiente) e Rayla  Portela Aguiar (Saúde); além dos representantes da Ematerce local, Ivo Azevedo e Carlito Donato; e da representante do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Cariré, Sra. Rosa Maria, dentre outros". 

📸Momento em que o coordenador censitário de Subárea do IBGE, Daniel Átila Melo da Justa Feijão, fazia explanações sobre a realização do Censo Demográfico 2022 do Município de Cariré-CE.

Temas abordados na reunião

Prossegue Daniel Melo da Justa Feijão que "durante a nossa explanação na mencionada reunião, abordamos os seguintes temas: conceitos de trabalho no Censo 2022; ferramentas de supervisão e controle de qualidade da coleta de dados; resultados parciais da coleta até o dia 23/10 e pactos para melhorar a coleta. Um dos tópicos mais importantes foi sobre os domicílios, que não tiveram entrevistas realizadas, seja pelo fato dos moradores não terem sido encontrados pelos recenseadores ou recusarem a respondê-los. Neste tópico, a fala dos participantes ajudou a esboçar uma operação de trabalho para garantir que essas pessoas não fiquem de fora da coleta, contando com a ação da pasta da Saúde e da Assistência Social, para promover uma busca ativa e/ou sensibilizar as famílias que não foram recenseadas até então", enfatizou.
 

Agradecimentos

Por sua vez, o coordenador censitário de Subárea do IBGE, Daniel Átila Melo da Justa Feijão, assim encerrou suas declarações: "Agradecemos a presença e o engajamento dos presentes na operação e seguiremos fazendo nosso melhor para entregar o resultado mais fidedigno para o município de Cariré".