Cariré sediou a 2ª Oficina Participativa do PDUI/RMS, com os representantes dos municípios de Groaíras, Varjota e Cariré

Aconteceu na última quinta-feira (18/10) no auditório da Escola Francisco Hermínio Ponte, a 2ª Oficina Participativa do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de Sobral (RMS). Estiveram presentes o Prefeito Elmo Aguiar, acompanhado da Primeira-dama Mirna Aguiar; os vereadores Nery Neto e Eduardo Brito, representando o Legislativo Carireense, além de secretários municipais, profissionais da educação, saúde, lideranças comunitárias, dentre outros. 


Também estiveram presentes no evento o representante da Secretaria das Cidades do Governo do Estado do Ceará, Sr. Rômulo Cabral; o Prefeito de Groaíras, Ueliton Vasconcelos, acompanhado de alguns gestores municipais daquela cidade, e o Sr. Sidney, representando a Prefeitura de Varjota.

Na ocasião foram apresentadas propostas de curto e médio prazo para implementação das políticas, programas, projetos e ações relacionados à Funções Públicas de Interesse Comum (FPIC), cuja realização de atividade ou serviço, demandará de uma gestão compartilhada entre os municípios que compõem a Região Metropolitana de Sobral (RMS). 

As explanações dos trabalhos foram executadas pelos mediadores Ricardo Mendanha e Fernanda Lima, do Consórcio Planmetro, que está assessorando a Secretaria das Cidades na elaboração do PDUI. 

Os eixos em destaques foram: 
· Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Saneamento; 
· Desenvolvimento Econômico e Sociocultural; 
· Uso/Ocupação do Solo e Habitação; 
· Mobilidade 

Este Plano de Ação é estruturado em três blocos de propostas, a saber: 
· Propostas relacionadas às funções públicas de interesse comum: políticas, programas, projetos e ações; 
· Propostas relacionadas ao território: Macrozoneamento Metropolitano e reestruturação territorial da RMS; 
· Propostas relacionadas à gestão: sistema de gestão e planejamento metropolitano. 

A Região Metropolitana de Sobral é composta por 18 (dezoito) municípios que foram divididos em Sub-Regiões. Cariré, juntamente com Groaíras, Varjota, Reriutaba e Pires Ferreira, constituem a Sub-Região Sul. 

O Plano de Ação da Sub-Região Sul contemplará os setores de Agropecuária, Turismo, Logística, Extração Mineral, Extração Vegetal e Comércio/Serviços. 


📸📸📸📸📸📸📸📸📸📸📸📸📸📸📸📸📸📸📸📸
VEJA MAIS FOTOS DA OFICINA, CLICANDO NO LINK ABAIXO:

Violência desenfreada em Cariré no último final de semana: Quatro pessoas são assassinadas em poucas horas


Quatro pessoas foram assassinadas a tiros dentro de poucas horas na noite deste sábado (20/10/18), no município de Cariré.

Um casal, foram os primeiros a serem mortos na zona rural do município. Segundo informações as vitimas vinham de uma partida de futebol quando foram abordados em uma estrada carroçável e executados a tiros na localidade de Angicos. Fabio Alves de Sousa, conhecido como "Sabãozinho", Maria Luciana Melo Damasceno. Eles residiam no distrito de Alto Feliz.


Mais uma execução na zona rural
O terceiro homicídio da noite foi pouca horas depois do assassinato do casal na localidade de "Daniel", um jovem de nome Sergio Sousa foi executado a tiros em sua residência por homens não identificados.


Adolescente assassinada
Já por volta das 23 horas uma adolescente de 16 anos de nome Aparecida foi assassinada a tiros no bairro Pedrinhas, a vitima ainda foi socorrida para o hospital local, mas não resistiu e veio a óbito.

A policia civil deve abrir investigações, mas até o presente momento as motivações dos crimes ainda são desconhecidas.

FONTE: http://freelance24horas.blogspot.com/2018/10/matanca-em-carire-quatro-pessoas-sao.html