Ceará tem 34 cidades em alerta elevado para Covid-19, mesmo com casos e óbitos caindo; Cariré está fora dessa relação



O jornal eletrônico de hoje (22), traz em seu Caderno Regional, a seguinte matéria: "Entenda por que o Ceará tem 34 cidades em alerta elevado para Covid mesmo com casos e óbitos caindo"

Gestores avaliam que a vacinação é a principal aliada na redução de casos graves, mas não impedem a contaminação pelo coronavírus.

"Apesar de casos confirmados e óbitos por Covid-19 em queda mais expressiva nos últimos três meses, o Ceará ainda tem 34 cidades em nível de alerta alto ou altíssimo para a transmissão da doença, de acordo com a plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). A análise se refere até o dia 20 de novembro.

O total representa 18% dos 184 municípios do Estado. A maioria (22) está no nível alto, enquanto outras 12 estão no alerta “altíssimo”. 

Segundo o IntegraSUS, o estado geral do município é definido pelo indicador de nível mais alto, ou seja, se um município tiver três indicadores baixos e um altíssimo, seu nível de alerta final será altíssimo.

Guaramiranga, por exemplo, está em alerta altíssimo embora seja a cidade com a população adulta completamente vacinada com pelo menos a primeira dose. A plataforma indica risco relacionado a internações por causas respiratórias. Tianguá e Juazeiro do Norte têm alertas relacionados à letalidade pela doença.

Até o último dia 19, Tianguá registrou 4 novos casos em 24 horas e tinha apenas 5% de leitos de enfermaria ocupados com pacientes suspeitos. Em Juazeiro, no sábado (20), havia cinco pacientes hospitalizados e 22 em isolamento domiciliar. As informações são de boletins epidemiológicos municipais.

A presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE), Sayonara Cidade, observa que grande parte das pessoas que estão sendo contaminadas e desenvolvendo formas graves da Covid atualmente não tomaram a vacina ou não completaram as duas doses, além de “um quantitativo alto de pessoas que assinaram o termo de recusa da vacina”. 

"Nós iremos conviver com a Covid-19 de agora em diante, por isso a vacinação não é garantia de a população não se contaminar com o vírus; ela contribuirá para uma maior resistência e, consequentemente, evitará muitos óbitos pela doença”, lembra.

 NÍVEL ALTO

Acarape
Alto Santo
Antonina do Norte
Aratuba
Apuiarés
Campos Sales
Cascavel
Ererê
Fortim
Jucás
Martinópole
Missão Velha
Mulungu
Nova Olinda
Pacujá
Pereiro
Pindoretama
Pires Ferreira
Salitre
São Luís do Curu
Tarrafas
Várzea Alegre

NÍVEL ALTÍSSIMO

Altaneira
Deputado Irapuan Pinheiro
Guaraciaba do Norte
Guaramiranga
Icó
Juazeiro do Norte
Parambu
Poranga
Quiterianópolis
Orós
Tianguá
Umari

De maneira geral, o Ceará tem risco moderado relacionado à letalidade pela doença. Contudo, os outros quatro indicadores analisados pelo IntegraSUS estão em baixa.

De acordo com o infectologista Ivo Castelo Branco, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), como o Estado atravessa um momento de número baixo de casos, quando há qualquer novo incremento, por menor que seja, pode acarretar em uma alta variação percentual.

Por exemplo: se uma cidade registra 4 casos em uma semana e 12 na seguinte, o aumento percentual é de 200%, “não significando, porém, que aquela cidade está em uma situação de risco”, considera Sayonara Cidade, do Cosems. 

“Para tratar de risco, é necessário analisar o cenário geral do município para que se tenha a real situação que o mesmo se encontra”, afirma.

A Sesa informou que segue monitorando diariamente os indicadores da Covid-19 e “coordenando ações preventivas com os municípios, quando necessário”

A Pasta reforça que, apesar “de estarmos no momento de maior controle dos índices epidemiológicos e assistenciais da pandemia”, é preciso que os cearenses completem o esquema vacinal, além de buscarem a terceira dose ou dose de reforço “para garantir máxima proteção contra a doença”.

A presidente do Cosems destaca que municípios com percentual de vacinação mais alto têm, consequentemente, menos casos de contaminação e óbitos, notando “um excelente trabalho nas campanhas de vacinação em todo o Estado”.

FONTE: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/regiao




Educação de Cariré-CE realizou o Projeto “Hora do Saeb”, para uma maior preparação dos alunos nas avaliações externas do Saeb



No último sábado, 20  de novembro, a Prefeitura de Cariré, através da Secretaria Municipal da Educação (SME) e juntamente com as unidades escolares da rede de ensino,  realizaram o encerramento do Projeto “Hora do Saeb”, o qual foi elaborado pela Secretaria Municipal da Educação (SME) e apresentado  ao Prefeito Antônio Martins, que por sua vez aprovou a iniciativa da Secretaria e se comprometeu em apoiar durante a execução do projeto, bem como, ajudar com os custos financeiros. 

Projeto “Hora do Saeb” teve inicio no dia 25/09, com aulões preparatórios aos sábados, destinados às turmas de 5º e 9º Anos, que foram divididos em seis Polos

POLO I – Escola Inácia Rodrigues Moreira, do distrito de Cacimbas e Escola Mariana França de Sousa da localidade de Rafael Arruda (antigo 'Olho D'Àgua'); 

POLO II – Escola Monsenhor Antônio Cândido de Melo, da localidade de Alto Feliz; Escola Filinto Aguiar, do distrito de Arariús; Escola Lucas Rodrigues de Brito, do distrito de Alto dos Honório; 

POLO III – Maria Marlene Feitosa, da localidade de Almas; Escola Raimundo Dico Monteiro, da localidade de Daniel; Escola Evangelina Feijão, da localidade de Boa Esperança; Ernesto Alexandre Silva, da localidade de Pedra Preta;

POLO IV  - Escola Adauta Mocinha Barros Rocha, do distrito de Tapuio; Escola Coronel João Fernandes, da localidade de Juré; Escola Tenente Avelino Gomes, da localidade de Anil; Escola José Patrocínio Braga, do distrito de Jucá; Escola Manoel Alves de Almeida, da localidade de Rabo Branco; 

POLO V – Escola Francisco Hermínio Ponte, da Sede;

POLO VI Escola Cefisa Aguiar, da Sede.

O objetivo primordial da realização do  Projeto “Hora do Saeb”  foi proporcionar as aulas diferenciadas para uma melhor preparação dos alunos nas avaliações externas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) que acontecerão em Cariré-CE, nos dias 24 e 25 de novembro.