Senador quer aprovar até antes da Copa lei para penalizar terroristas


O projeto prevê ainda que o crime de terrorismo é inafiançável e não pode ser anistiado ou perdoado


O Brasil poderá ter, até março, uma lei que define e estabelece as penalidades para o crime de terrorismo. A expectativa é do senador Romero Jucá (PMDB-RR), relator da Comissão Mista de Consolidação da Legislação e Regulamentação de Dispositivos da Constituição. Segundo ele, é necessário que a legislação entre em vigor antes do início da Copa do Mundo, em 12 de junho. 

"Nós temos que ter prioridade com esta questão. Não podemos ficar em descoberto, sem ter uma punição dura e forte contra qualquer ação terrorista e, portanto, é importante que essa lei possa ser votada rapidamente", afirmou Jucá. 


A proposta que tipifica o crime de terrorismo, aprovada na comissão no fim de novembro, tem ainda de passar por votação na Câmara e no Senado. Segundo o texto em exame, caracteriza o terrorismo provocar ou espalhar terror ou pânico generalizado com ofensa à vida, à integridade física, à saúde ou à liberdade do cidadão. 

Administração e Direito são os cursos mais procurados no Sisu

FOTOS/REPRODUÇÃO
Administração e Direito são os cursos com o maior número de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação até as 11 horas desta terça-feira, 7. Cada candidato pode fazer até duas opções de curso. As inscrições se encerraram às 23h59 de sexta-feira, 10.

Os cursos de Administração já tiveram 192.582 inscrições, enquanto Direito chegou a 191.107. Medicina aparece em terceiro lugar na quantidade de inscrições, com 176.876, no entanto, o curso é o mais concorrido até o momento, com 2.925 vagas disponíveis. A relação candidato/vaga é de 60,47. A relação candidato/vaga em direito é de 40,45 e administração é de 31,39.


A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é a instituição federal com o maior número de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2014, de acordo com balanço das 11h. Do total de 2.9 milhões de inscrições, 140.186 foram feitas na UFMG. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem o segundo maior número de inscrições. Até agora, 135.570 candidatos já se inscreveram.


O sistema oferece 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições públicas de educação superior. O Sisu seleciona estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta edição, a inscrição está restrita ao estudante que tenha participado da edição de 2013 do exame. Fica impedido de se inscrever aquele que tenha tirado zero na prova de redação. 

Ao longo do período de inscrições, a classificação parcial e a nota de corte dos candidatos serão divulgadas on-line diariamente para consulta a qualquer hora do dia, na página do Sisu. 

FONTE: Com informações da Assessoria de Imprensa do MEC

Fiat Palio Fire é o carro mais barato do Brasil


Versão de entrada do modelo, na configuração duas portas, custa R$ 23.990

De acordo com a Fiat, além do novo preço, o Palio Fire ganhou nova grade frontal junto ao para-choque dianteiro na cor do veículo, novos volante e painel, quadro de instrumentos com a função "Econômetro" e rádio com entrada USB (opcional). O hatch é equipado com motor 1.0 litro de 73/75 cv de potência. 

Veja outros modelos de carros e preços em:

Telescópio da Nasa capta imagem apelidada de a ‘mão de Deus’


HOUSTON - Uma imagem capturada pelo Telescópio Nuclear Espectroscópico (NuSTAR), da Nasa, uniu religião e astronomia. A nuvem de partículas e radiação formada após a explosão de uma estrela, localizada a 17 mil anos-luz de distância da Terra, criou no céu uma estrutura que quando vista em raios X é semelhante a uma mão, tendo sido assim apelidada de a “mão de Deus”. Em 2010, o telescópio espacial Chandra, também da Nasa, já havia observado a “mão de Deus” em raios X de mais baixa energia, que aparecem na imagem em verde e vermelho, e o NuSTAR acrescentou as porções de mais alta energia, em azul.

A imagem da “mão de Deus” mostra os resultados de uma supernova - nome dado às enormes e extremamente brilhantes explosões de estrelas com mais de 10 massas solares. O que fica para trás destas explosões é um corpo celeste chamado pulsar, que no caso da “mão” foi batizado de B1509 e gira em torno de seu eixo sete vezes por segundo, soprando um vento de partículas e radiação que empurra o material ejetado pelo colapso da estrela.

De acordo com a Nasa, um dos grandes mistérios do objeto é a interação específica das partículas e radiação emitidas pelo pulsar que criaram a aparência da mão. Mas os cientistas não têm certeza se o material ejetado realmente assumiu a forma de uma mão ou foi sua interação com as emissões do pulsar é que fez com que ele seja visto dessa maneira.

“Nós não sabemos se a forma de mão é uma ilusão de ótica”, afirmou Hongjun An, da Universidade McGill, em Montreal, em comunicado. “Com o NuSTAR, a mão se parece mais com um punho, que está nos dando algumas pistas”.

A “mão de Deus” é um exemplo de pareidolia, fenômeno psicológico que faz com que as pessoas percebam rostos e formas familiares em imagens aleatórias ou vagas. Outras exemplos comuns de pareidolia incluem ver animais e objetos em nuvens ou a sombra de um coelho na Lua.

Com aceleração da inflação, juros podem subir mais neste ano, afirmam especialistas


RIO - Apesar das promessas do Banco Central (BC) e do controle do governo sobre os preços administrados, a inflação oficial do país encerrou o ano passado superior à de 2012, de 5,84%. Segundo o IBGE, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi de 5,91% em 2013, pressionado pela taxa de dezembro que superou o teto das expectativas de bancos e corretoras. Foi o quarto ano seguido em que a inflação ficou acima do centro da meta de 4,5%, mas não estourou o teto de 6,5%. O presidente do BC, Alexandre Tombini, considerou a inflação resistente e culpou a desvalorização cambial, a alta dos salários e dos transportes pelo índice não ter cedido.

Governo recebe 1º lote de vacina contra HPV para distribuição gratuita


O Ministério da Saúde recebeu, nesta sexta-feira, 10, o primeiro lote da vacina contra o HPV, que previne o câncer de colo de útero. O medicamento passará a ser distribuído gratuitamente a partir de março pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O ministro Alexandre Padilha afirmou que, na primeira etapa, serão entregues 4 milhões de doses para imunizar meninas de 11 a 13 anos. A expectativa é que 15 milhões de vacinas sejam distribuídas ao longo deste ano, o que garantirá a imunização de cerca de 5 milhões de pré-adolescentes, conforme estimativa da pasta.

"Começando as aulas vamos fazer uma campanha de educação nas escolas. A partir de março começa a vacinação. Precisa de bastante orientação, porque este é um público que não está tão acostumado com vacina", afirmou o ministro após cerimônia de anúncio, realizada no Instituto Butantan, em São Paulo, nesta sexta.

"A população brasileira responde bem às campanhas de vacinação", acrescentou. Em 2015, disse Padilha, deve aumentar o número de jovens imunizadas com a ampliação do público-alvo para a faixa de 9 a 13 anos.

"Na rede privada três doses são comercializadas por R$ 1 mil. Agora, no SUS, passa a ser distribuído de graça", comemorou Padilha, que é pré-candidato ao governo paulista na eleição de outubro.