Cariré esteve presente à reunião para a construção da Central de Tratamento de Resíduos (CTR) e mais sete Estações de Transbordo, realizada na cidade de Sobral

Cariré esteve presente à reunião realizada na última sexta-feira (2/10), às 10 horas, no auditório da Escolinha do Detran de Sobral,  a qual contou presenças de prefeitos membros do Consórcio Municipal para Destinação Final de Resíduos Sólidos (Comderes),  numa promoção da Secretaria das Cidades do Governo do Estado do Ceará. Na ocasião foi discutida a implantação de uma Central de Tratamento de Resíduos (CTR), a primeira no Ceará, para o atendimento de 15 municípios integrantes do consórcio. 
Nas fotos acima vemos o secretário Adauto Araújo defendendo propostas de Cariré na plenária; ao lado do secretária das Cidades do Ceará, Lúcio Gomes; entrevistado por um repórter do jornal Diário do Nordseste.

O prefeito municipal de Cariré, Antônio Rufino Martins, esteve sendo representado pelo secretário de Meio Ambiente, Adauto Eleotério Araújo, que teve ativa  participação nos debates realizados na plenária.
 Secretário das Cidades do Estado do Ceará, Lúcio Ferreira Gomes

O secretário das Cidades, Lúcio Ferreira Gomes, e técnicos da secretaria se reuniram com 11 prefeituras da Região Norte do Estado, integrantes do consórcio, para apresentar a proposta de construção de uma Central de Tratamento de Resíduos e 7 Estações de Transbordo. O projeto visa atender a lei que disciplina a destinação correta de resíduos. O investimento é de R$ 33 milhões assegurados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 

Por sua vez, o secretário Lúcio Gomes fez um importante pronunciamento dirigido aos prefeitos e assessores presentes à reunião, quando solicitou o engajamento e o apoio de todos para a implantação da Central de Tratamento de Resíduos (CTR) e das 7 Estações de Transbordo. Disse ainda que esse é um projeto pioneiro no Estado Ceará e que a Secretaria das Cidades estará prestando total apoio logístico e financeiro necessários aos 15 municípios integrantes do consórcio regional. 
Da esquerda à direita, prefeitos(as) de Coreaú, Mucambo, Pacujá, Alcântaras, Forquilha, Meruoca, Groaíras, posam ao lado do secretário Cidades, Lúcio Ferreira Gomes (ao centro).

O Consórcio Municipal para Destinação Final de Resíduos Sólidos (Comderes) é formado pelos municípios de Sobral, Alcântaras, Cariré, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Massapê, Meruoca, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Santana do Acaraú e Senador Sá.

Central de Tratamento de Resíduos (CTR)
A Central de Tratamento de Resíduos tem como objetivo substituir os lixões e proporcionar o gerenciamento de diversos tipos de resíduos, reduzindo a poluição e os impactos ambientais e sociais.

Em seu projeto original, a CTR será dividida em quatro partes. A primeira delas constitui-se de uma central de compostagem, que transforma o lixo orgânico em adubo. O segundo módulo está destinado ao tratamento de resíduos da construção civil. Na Central também haverá espaço para o tratamento de poda de árvores e finalmente, um aterro sanitário.

A CTR será construída em Sobral, em uma área total de 114,18hac. O empreendimento será financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com investimento aproximado de R$ 25 milhões.