Inauguração oficial da barragem Taquara, mais uma vez é adiada

Créditos: Vicente José Rodrigues
Público presente à videoconferência

* * * * * * * * * * * * * * * *

Autoridades presentes ao evento

* * * * * * * * * * * * * * * *

Prefeito de Cariré, Antônio Martins fala ao público presente

* * * * * * * * * * * * * * * *

Secretário de Recursos Hídricos do Estado do Ceará, César Pinheiro

* * * * * * * * * * * * * * * *

Elias Fernandes, diretor geral do Dnocs, faz explanações na videoconferência

"Construído com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, a barragem do açude Taquara, em Cariré (Norte Cearense), deveria ter sido inaugurada ontem, quando da última visita do Presidente Lula ao Ceará, através de videoconferência, mas acabou não acontecendo por problemas técnicos.

Segundo o diretor do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Elias Fernandes, a inauguração oficial deverá ser feita pela Presidenta Dilma Roussef, no primeiro semestre de deu governo.

Ato inaugural

Na ausência de Lula, o diretor do Dnocs no Estado comandou um ato inaugural simbólico ontem, que contou com representantes do órgão, comunidade local e autoridades".
Fonte: Jornal Diário do Nordeste, Caderno Negócios, de 30/12/2010).

Autoridades presentes

O diretor geral do órgão do Dnocs, Elias Fernandes Neto esteve na barragem para prestar informações ao vivo durante o evento, que contou com as presenças de diversas autoridades, destacando-se o secretário dos Recursos Hídricos do Ceará-SRH, Cesar Augusto Pinheiro, o prefeito municipal de Cariré, Antônio Rufino Martins, o diretor de produção do DNOCS, Renis Frota, quando todos eles fizeram uso da palavra, para destacar a importância daquela obra que vai responder diretamente pelo abastecimento humano de água dos municípios de Cariré, Mucambo, Pacujá e Graça.

De Cariré esteve presente à solenidade, o prefeito Antônio Martins, acompanhado da primeira dama Virgina Souza Aguiar, além de todo o corpo de secretariado e assessores indiretos. O presidente da Câmara Municipal, Francisco Nery Neto, esteve representando o Poder Legislativo local. Grande número de pessoas oriundas dos quatro municípios que serão beneficiados diretamente pela Barragem Taquara, também compareceu à videoconferência, que teve início às 10 horas e ficou encerrada às 12:30 e foi realizada às margens do importante reservatório (Fonte: Blog Cariré em Revista).

BARRAGEM TAQUARA - ÁGUA PARA TODOS


APRESENTAÇÃO

O barramento possibilitará o desenvolvimento da piscicultura e irrigação na região, beneficiando diretamente 26.000 pessoas. Exercerá papel fundamental no controle das cheias, bem como a perenização do Rio Jaibaras, principal afluente do Rio Acaraú, minimizando transtornos para as populações durante o período das cheias. Foram aplicados na construção do Taquara, investimentos totais de 120 milhões de reais com recursos do PAC.

LOCALIZAÇÃO

O barramento localiza-se no alto curso do Rio Jaibaras, afluente pela margem esquerda do Rio Acaraú, a cerca de 1,5km do distrito de Arariús, Município de Cariré, Região Norte do Estado do Ceará.

FINALIDADE

Irrigação................................................ 4.382 hectares

Piscicultura .......................................... 2.656 toneladas por ano

Abastecimento .................................... humano e industrial

Empregos ............................................ 5.500 empregos diretos, Turismo e Lazer

Fonte: DNOCS