Secretaria da Saúde de Cariré e 11ª CRES/Sobral promoveram a Oficina de Reterritorialização do Programa Saúde da Família (PSF)

FOTOS: Vicente J.Rodrigues / Cariré em Revista

No último dia 8 de abril, no auditório da Fábrica de Cultura, nesta cidade, foi realizada a Oficina de Reterritorialização do Município de Cariré - Programa Saúde da Família,  com o apoio e orientação da 11ª Coordenação Regional da Saúde (11ª CRES), de Sobral, com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento das ações a serem desenvolvidas pela Estratégia Saúde da Família, no município de Cariré. É um processo de construção que contou com uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal da Saúde e 11ª CRES/Sobral.

FOTOS: Vicente J.Rodrigues / Cariré em Revista


A Oficina teve como público alvo, agentes comunitários de saúde, agentes de endemias e enfermeiras do Programa Saúde da Família (PSF). Durante a  realização de todos os trabalhos estiveram presentes as técnicas da Atenção Básica da 11ª CRES/Sobral, enfermeiras Jaqueline Sampaio e Silvinha Costa e a psicóloga Adriana Melo. 

FOTOS: Vicente J.Rodrigues / Cariré em Revista
 
 
Grupos de trabalhos da Oficina de Reterritorialização da Estratégia Saúde da Família
Durante a Oficina de Reterritorialização da Estratégia Saúde da Família, foram organizados vários grupos de trabalhos que refizeram a reterritorialização de suas áreas de atuação e apresentaram ao público presente, em forma de cartazes. 

 FOTO: Vicente J.Rodrigues / Cariré em Revista
 

A secretária municipal da Saúde, Rita Luisa Braga Honorato, esteve presente, ministrando uma palestra aos participantes da Oficina de Reterritorialização da Estrategia Saúde da Família.

OBJETIVOS DA RETERRITORIALIZAÇÃO

Os objetivos da Reterritorialização no Programa Saúde da Família (PSF) são os seguintes: redelimitar um território de abrangência; redefinir a população favorecida e apropriar-se juntamente com ela do perfil da área e da comunidade; reconhecer dentro da área de abrangência barreiras e acessibilidade; conhecer condições de infraestrutura e recursos sociais; levantar problemas e necessidades, definido um diagnóstico da comunidade (continuo); reidentificar o perfil demográfico, epidemiológico, socioeconômico e ambiental, dentre outros.