Tragédia em Irauçuba: batida frontal entre dois veículos deixa três pessoas mortas; duas eram de Groaíras



Por volta das 8:00 da amanhã de hoje(3) ocorreu um grave acidente na BR-222 no KM 159 na localidade de Costa. O sinistro envolveu dois veículos sendo que um era um FIAT UNO WAY de placa OCG 1736 trafegava no sentido Sobral-Fortaleza que bateu frontalmente com um veículo Ford Fiesta que trafegava no sentido contrário. Este veículo e de propriedade do governo estadual.

No primeiro veículo morreram o motorista e o passageiro, ambos naturais de Groaíras, trata-se de Adalberto e Zezinho Monteiro, que retornavam a Fortaleza após terem vindo visitar a família e os amigos. O segundo que era ocupado por 4 pessoas: morreram um dos ocupantes e os outros 3 passageiros foram transferidos à Sobral. Segundo informações apuradas no local uma tentativa de ultrapassagem pode ter causado o acidente.

Os corpos dos ocupantes dos veículo já se encontram no IML. A PRF também esteve no local.

Desde já deixamos aqui os nossos sentimentos a família, que passa por esse momento de abalo.

Motorista do Ford Fiesta



Motorista do Fia Uno Way

FONTE DA INFORMAÇÃO:

Campanha "Cariré sem Hanseníase" foi encerrada com o "Dia D" de Combate à Hanseníase e a busca ativa de casos


Na última sexta-feira, dia 31 de janeiro, pela manhã, houve o encerramento da programação da Campanha Cariré sem Hanseníase, a qual foi elaborada pela Secretaria Municipal da Saúde, com a culminância do "Dia D" de Combate à Hanseníase. O local do evento foi a praça pública Elísio Aguiar, em frente à sede da referida Secretaria. Estiveram presentes vários profissionais do Programa Saúde da Família (PSF), do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), agentes de saúde e de endemias e diversas pessoas do povo em geral.

 Palestra da secretária da Saúde de Cariré/CE, Dra. Rita Luiza Braga Honorato

 
Palestra do Dr. Flávio, médico dermatologista do Programa Saúde da Família (PSF)  

A solenidade de encerramento da Campanha Cariré sem Hanseníase teve como palestrantes a secretária municipal da Saúde, Dra. Rita Luiza Braga, e o Dr. Flávio, dermatologista do Programa Saúde da Família (PSF), quando ambos falaram sobre a importância de todas as pessoas da comunidade conhecerem os principais sintomas, os riscos de transmissão e a forma de tratamento da Hanseníase. Na ocasião, também foram distribuídos vários panfletos.


Após as palestras houve avaliação e busca ativa dos casos, na tenda previamente preparada pela coordenação da Campanha Cariré sem Hanseníase. Após a busca ativa, o dermatologista Dr. Flávio realizou um total de 20 consultas, numa das salas da Secretaria da Saúde. 

Contemplado com o Projeto Agentes de Leitura, o município de Cariré esteve presente à reunião realizada no auditório da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará

 
O município de Cariré se fez presente à reunião realizada no auditório da Secretaria da Cultura do Estado, na manhã do último dia 29 de janeiro, com as presenças de secretários de Cultura e Educação dos 46 municípios do Ceará onde o Projeto Agentes de Leitura estará presente em 2014. O objetivo da Coordenação de Política do Livro e da Leitura da Secult foi reforçar junto aos secretários a importância do projeto e oferecer a eles as orientações e os esclarecimentos necessários.

Durante a reunião, os gestores municipais foram informados sobre as competências dos municípios na execução do projeto e assinaram um Termo de Responsabilidade, assumindo compromissos para o bom desempenho das ações. O encontro com os secretários é oportuno e estratégico, uma vez que as capacitações para os 237 agentes de leitura, selecionados em dezembro de 2013, começarão já na próxima segunda-feira (3 de fevereiro).

O processo de preparação dos novos agentes é realizado no próprio município onde eles moram e vão atuar. Uma equipe da Secult se desloca a cada cidade para oferecer a formação aos futuros agentes. Durante a formação, eles recebem kits de livros que serão utilizados nas atividades em campo. O projeto disponibiliza também bicicleta, mochila, camiseta, boné, protetor solar e complementação de renda em valores diferentes de acordo com a função exercida no projeto.

RELAÇÃO DOS MUNICÍPIOS CONTEMPLADOS EM 2014:


Abaiara, Acopiara, Aiuaba, Altaneira, Antonina do Norte, Ararendá, Assaré, Boa Viagem, Cariré, Caririaçu, Cariús, Caucaia, Chaval, Choró, Croatá, Deputado Irapuan Pinheiro, Farias Brito, Ibaretama, Ibicuitinga, Independência, Ipaporanga, Itapiúna, Itatira, Jaguaretama, Martinópole, Mauriti, Milhã, Miraíma, Morrinhos, Novo Oriente, Parambu, Poranga, Porteiras, Potengi, Quiterianópolis, Quixelô, Reriutaba, Saboeiro, Salitre, Santana do Acaraú, Santana do Cariri, São Gonçalo do Amarante, Senador Sá, Tarrafas, Uruoca, Viçosa do Ceará.

Município de Cariré esteve presente à reunião mensal da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Ceará-Undime/CE, realizada em Fortaleza

 
município de Cariré esteve presente à reunião mensal da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Ceará – Undime/CE, realizada em Fortaleza, no último dia 24 de janeiro, a qual contou com a participação de secretários(as) e técnicos(as) das Secretarias Municipais de Educação responsáveis pela prestação de contas dos programas federais. Durante o encontro foi promovida uma oficina ministrada por técnicos do FNDE, com a finalidade de orientar aos gestores sobre os procedimentos legais de prestação de contas dos programas federais e orientação para preenchimento do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação - SIOPE.

 PROGRAMAÇÃO

A programação da reunião mensal da Undime Ceará constou ainda das seguintes atividades:
- 8h20min - Abertura: Presidente da Undime - CE – Prof. Alessio Costa Lima
· Carta ao Ministro de Educação
· Encontro de Gestores da Educação 19 a 21/02
- 8h30min - Orientações para operacionalização – SIOPE (1h30min) – Ulisses Anacleto Pereira Orlando -Técnico do FNDE
- 10h – Programa Formação pela Escola (30min) - Técnicos do FNDE
- 10h30min - Considerações sobre Ação Civil Pública – MPF (Resolução Nº 01 e 06 – CNE / MEC
- 11h30min – Momento SEDUC-COPEM
Profa Lucidalva (30min)
Profa Rejane Hélvia (30min) – Programa Mais Educação
- 14h às 16h30min – Oficina sobre Orientações para prestação de Contas – SiGPC (Programas Federais) (2h30min) - Técnicos do FNDE.