Presidente do PMDB garante que Eunício Oliveira disputará Governo do Ceará

REPRODUÇÃO:http://www.opovo.com.br

O presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), garantiu que o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) disputará o Governo do Ceará em 2014, independente de que parte receberá apoio político. A afirmação foi feita ao blog Panorama Político do site O Globo, nesta sexta-feira, 3. 

Segundo Raupp, Eunício concorrerá mesmo que não tenha apoio do Planalto. “Seja com Cid Gomes, Ciro Gomes, ou seja com o apoio de outras forças políticas, ele vai concorrer", disse o senador. 

As movimentações políticas para as eleições de 2014, no Ceará, ainda não direcionaram esforços em torno de um nome principal para suceder o governador Cid Gomes (Pros). No entanto Eunício Oliveira é um dos possíveis sucessores que já faz afirmações sobre a disputa eleitoral. Em dezembro, durante evento de comemoração aos 60 anos do Tribunal de Contas dos Municípios, Eunício se referiu a si próprio como próximo governador

Reservatórios das usinas hidrelétricas do Nordeste estão com nível abaixo de 35%


A falta de chuvas provoca a redução do nível dos rios e, consequentemente, dos reservatórios das hidrelétricas


Um atraso no início do período de chuvas tem deixado os reservatórios das usinas hidrelétricas do país em nível baixo, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Na Região Nordeste, o nível está em 34,88%. Já no Sudeste/Centro-Oeste, os reservatórios estão com 43,34% de sua capacidade.

De acordo com a assessoria de imprensa do ONS, normalmente o chamado “período molhado” começa em outubro, mas, em 2013, começou apenas na segunda quinzena de dezembro. A falta de chuvas provoca a redução do nível dos rios e, consequentemente, dos reservatórios das hidrelétricas.

É a água acumulada nos reservatórios que movimenta as turbinas geradoras de energia elétrica da usina. Por isso, quanto menos água, menos energia pode ser produzida. De acordo com o ONS, para compensar o baixo nível dos reservatórios, as usinas termelétricas da Região Nordeste, que produzem uma energia mais cara, estão ligadas.

Com o início das chuvas, a assessoria de imprensa do ONS informou que os reservatórios devem, aos poucos, se recuperar. As chuvas que atingiram o Sudeste nas últimas semanas, além de ajudar a encher os reservatórios na própria região, têm beneficiado as hidrelétricas do Rio São Francisco, que responde por quase 97% da capacidade instalada no Nordeste, já que a nascente fica em Minas Gerais. No Norte, o nível dos reservatórios está em 48,6% e, no Sul, em 57,56%.

Ano de 2013 foi proveitoso para e educação de Cariré, com o reconhecimento oficial de várias escolas da rede municipal de ensino

 IMAGENS DAS ESCOLAS APROVADAS PELO SISP/CEE















O ano de 2013 foi bastante proveitoso para a educação de Cariré, segundo estimativas própria Secretaria Municipal da Educação. Após o período de 10 anos, sem que nenhuma escola do Município obtivesse alguma forma de reconhecimento, a Secretaria da Educação de Cariré continua comemorando a aprovação de mais 18 escolas, através do Sistema de Informatização e Simplificação de Processos (SISP), o qual foi analisado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE). 

FOTOS/REPRODUÇÃO
É digno de reconhecimento público, o profícuo trabalho que foi desenvolvido durante o ano de 2013, pela primeira dama e secretária da Educação de Cariré, Virgina Souza Aguiar, com apoio total do prefeito Antônio Rufino Martins, e a brilhante atuação do gerente do Setor de Dados e Estatística da Secretaria Municipal da Educação, Francisco Douglas Farias, além dos relevantes trabalhos prestados pelos coordenadores, diretores e núcleos gestores das mencionadas escolas que obtiveram o reconhecimento por parte do Conselho Estadual de Educação do Ceará.

Oito dicas para conseguir um emprego em 2014


> Atualizar seu currículo e perfil nas redes sociais, assinar publicações especializadas e treinar para a entrevista são algumas das recomendações

RIO— Está desempregado ou quer arrumar um emprego novo? Aproveite este início de ano para traçar suas metas e conseguir a tão sonhada vaga. O site americano Glassdoor publicou uma lista com oito dicas para quem tem como principal objetivo em 2014 conseguir um novo emprego. Veja quais são:

1. Publicações. Faça a assinatura de uma a três publicações ligadas a indústria na qual pretende atuar: valem blogs, revistas ou jornais especializados. Preferencialmente, procure ao menos uma publicação estrangeira, que possa dar um panorama do mercado no exterior também. Se a assinatura for digital, opte por receber atualizações diárias ou semanais para ficar atualizado das últimas tendências.

2. Habilidades. Com novas tecnologias surgindo todos os dias, é difícil estar atualizado das novidades. Por isso, dedique-se, no primeiro mês do ano, a aprender uma nova habilidade — há muitos tutoriais on-line que ensinam a usar novos softwares ou técnicas. Há também sites que oferecem cursos gratuitos, como o Coursera.

3. Currículo. Aproveite esse período do ano mais morno para dar uma turbinada no seu currículo. Pare para refletir sobre suas conquistas de 2013 e veja o que vale ser incluído ou retirado do currículo. Procure também redigi-lo com uma formatação mais moderna. Certifique-se de que o documento esteja sempre atualizado, porque você nunca sabe quando pode esbarrar com alguém que pode te oferecer um emprego. Preferencialmente, mantenha sempre uma cópia do currículo atualizado em seu e-mail, para que possa encaminhá-lo facilmente.

MEC divulgará resultados do Enem 2013 até este sábado (4)


As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam na próxima segunda-feira

RIO - Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 devem ser divulgados nos dias 3 ou 4 de janeiro de 2014 (sexta ou sábado), segundo o Ministério da Educação (MEC). Na próxima segunda-feira (06), começarão as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para as vagas do primeiro semestre de 2014.

A pasta divulgou nesta segunda (30) o cronograma do Sisu e confirmou a divulgação do resultado do Enem. Para concorrer a uma vaga em instituição pública de ensino superior pelo Sisu, é preciso ter feito a última edição do Enem e não ter zerado a redação. O número de vagas será divulgado na abertura do processo de inscrição.

Em 2013, cerca de 5 milhões de estudantes fizeram o Enem. O exame é pré-requisito também para a participação em outros programas.