Formação de Ciências Humanas realizou projetos relacionados às áreas de História e Geografia e enfocando a história local


01- Projeto 
Os professores: Alan Soares Azevedo (Professor de História) e Francisca Malena Laureano Custódio (Professora de Geografia)
Escola Monsenhor Antônio Cândido de Melo
Localidade de Alto Feliz
Aula de Campo: Pedra do Sino no Tanques
Público Alvo: trabalharam com os alunos de 6° ao 9° ano


PROJETO: CAMINHOS DA NOSSA HISTÓRIA
Os professores Alan (História) e Malena (Geografia) promoveram um momento rico em conhecimento aos seus alunos levando-os a uma aula de campo Pedra do Sino no Tanques em lugares de relevante contexto histórico para a comunidade local em que se insere a escola. A aplicação do projeto busca compreender geograficamente os locais como (relevo, solo, rochas, pecuária, agricultura, etc.) e historicamente (povoamento indígena, e a história local onde estar situada as pedras, as rochas e pinturas rupestres) 


02- Projeto
Escola de Ensino Fundamental Cefisa Aguiar
Sede de Cariré
Professora: Elis Regina (História e Geografia)
Público Alvo: 9° ano A e B (manhã)

PROJETO: HISTÓRIA DA MINHA VIDA, CONTEXTUALIZANDO COMO A HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA
O Projeto visa escrever um memorial fazendo uma retrospectiva de vida contextualizada com os fatos históricos desde o seu nascimento como forma de compreender o mundo e a História que afeta o indivíduo a criticidade dos fatos e reflexão de seus atos para a construção de sua maturidade e projetos futuros compreendendo a capacidade de gerar a própria vida.
Este memorial será feito de forma manuscrita em um caderno especifico para a construção do texto. Durante todos a atividade será corrigida uma a uma durante três meses para aperfeiçoamento da relação e historicidade da linha do tempo. Após a conclusão do memorial, será feita uma reflexão numa roda de conversa para colher as impressões da aprendizagem durante o desenvolvimento do trabalho.


03- Projeto
Professora: Maria José da Silva Rodrigues
Localidade: Anil
Escola de Ensino Infantil e Fundamental Tenente Avelino Gomes
Público Alvo: alunos de 6° ao 7° ano

PROJETO: CONHECENDO MEU LUGAR

O projeto realizado pela turma 6º e 7° anos da Escola Tenente Avelino em Anil, prendeu-se valorizar a cultura local, a professora de História Maria José, realizou um Café com História, para os alunos contarem a história do Anil. 

O Projeto teve como objetivo conhecer a comunidade onde vivem, saber da história de um lugar significa resgatar e preservar sua tradição e memória de seus moradores. Neste projeto serão apresentados alguns pontos turísticos e culturais, com o objetivo proporcionar a valorização e o respeito pela comunidade, fazendo o aluno reconhecer-se como integrante desse contexto e participante da História. 

Os conteúdos e habilidades trabalhadas durante o projeto serão norteados por temas geradores; Forma utilizados para desenvolver este Café com História: trabalhamos com a História Local, entrevistas e relato de moradores antigos, visitas de campo, pontos turísticos, fotografias antigas e atuais, confecções de cartazes, Construção de painéis, peças teatrais, parodias, maquetes, e no dia do Café com História, convidamos moradores da localidade para falar sobre a história local.


04- Projeto
Professoras: Sandra Jorge Feijão – Geografia e 
Deusiane Paiva da Rocha – História 
Localidade: Pedra Preta 
Escola de Ensino Infantil e Fundamental Ernesto Alexandre Silva 
Público Alvo: alunos de 6° ao 9° ano 

PROJETO: VISITA AO MUSEU DE SOBRAL DOM JOSÉ TUPINAMBA DA FROTA 
A Escola Ernesto Alexandre teve como objetivo despertar nos alunos de 6° ao 9° a curiosidade de conhecer, respeitar e valorizar objetos antigos e entender por eles são importantes para a história e dessa forma despertar neles a vontade de guardar e valorizar os objetos antigos da sua família e que passam de geração a geração. 

O museu tem grande importância histórica para uma sociedade, pois ele guarda as lembranças dos antepassados de uma época, século ou ano. Por esse motivo é de suma importância fazer entender aos alunos a necessidade de se dar valor aos objetos antigos que foram descendentes de nós. Com isso deixamos de dizer que o museu é lugar de coisas velhas (antigas), somente com a visita dos educandos/alunos, indo de encontro das imagens reportadas no tempo histórico de uma sociedade poderão entender a sua importância para a historiografia de pais, valorizando dessa o conhecimento antes nunca visto por eles. O importante é viajar pelo tempo sem sair do lugar algo que somente o museu pode nós proporcionar. 

O museu é um prédio histórico de grande relevância para a humanidade e também um lugar de descobertas, pois estamos em contato com o passado, interligando com o presente, sem falar na aula prática –teórica que facilita a aprendizagem através da visualização dos objetos pertencentes a história, cultura de uma sociedade.


05- Projeto
Professor Romário Oliveira da Silva, Antônio Jaime Paulino
Disciplinas: História e Geografia
Localidade: Cacimbas
Escola de Ensino Infantil e Fundamental Inácio Rodrigues Moreira
Público Alvo: alunos de 6° ao 9° ano


TEMÁTICA: HISTÓRIA LOCAL
PROJETO: RESGATANDO MEMÓRIAS “CARIRÉ”

"Um povo que preserva sua história, sua memória e seus habitantes está possibilitando diretamente a construção de um futuro para com sua gente e sua cultura. E por mais que estejamos em outro tempo (com a tecnologia de ponta, as novas mídias, a internet, era digital, etc.), um povo se torna “rico” mantendo seus traços e requintes culturais dos seus antepassados, fazendo um encontro do velho com o novo, do erudito com o popular, do local/ regional com o nacional, da literatura com os causos regionalistas, do simples com o complexo." CARIRÉ 90 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA. 


O projeto visou a criação de um livro para ser utilizados pelos alunos de 6° ao 9° ano a fim de buscar informações para os alunos sobre a História de Cariré, mais especificamente para os 90 anos de Emancipação Política de Cariré. Romário em sua apresentação relata o prazer em proporcionar este projeto para os alunos, pois foi bom viajar nas memórias e descobrir fantasias que só a nossa terra querida te, partimos da ideia de registrar fontes de pesquisa de moradores, e de livros que foram produzidos sobre a História de Cariré. 


O projeto visou trabalhar anteriormente passo a passo a História de Cariré, com os alunos, com construção de maquetes da Estação Ferroviária de Cariré, Pecuária, bandeira municipais e suas cores e significados, Cultura, Pontos turísticos, economia, Prefeitos municipais, Histórico da Educação de Cariré, Meios de Transportes, mapa de Cariré e a Origem do Nome de Cariré e sobre o distrito de minha residência Cacimbas e sua origem. Foi realizado na escola uma exposição com toda a pesquisas apresentadas pelos alunos e o professor Romário e Jaime presentearam os melhores desenhos da Bandeira com o Livro “ Cariré, nossa terra querida” 


Durante as Formações de Ciências Humanas ministradas pela professora Aucicléa Melo da Ponte Feijó (nas fotos), foram elaborados projetos de História Local relacionados às áreas de História e Geografia, para serem aplicados nas escolas, cujo objetivo de conhecer e entender a nossa História e Geografia, esses projetos também propõem estratégias de ensino que valorizem a história local e desenvolva nos alunos o interesse de conhecer e dar importância ao seu lugar de origem. 

Foi primordial a aceitação dos professores de compartilhar os projetos elaborados, dando sugestões de metodologias e de aprendizagem, repassando conhecimento e a vontade de inovar, foi grande o desafio a ser enfrentados pelos mesmos.

Desde já, a  professora Aucicléa da Ponte Feijó agradece o compromisso e o carinho de todos os professores da Área de Ciências Humanas durante as formações, e bem como, todo apoio da secretária de Educação de Cariré, Carmiranda Miranda e da primeira-dama Mirna Aguiar, por proporcionar momento ricos de aprendizagem e compartilhar experiência e conhecimento. 

Todos os projetos citados abaixo foram realizados de setembro a novembro de 2019, com o apoio dos diretores das respectivas escolas e da Secretaria Municipal de Educação.