Chove em 85 municípios cearenses, nesta terça-feira (4)

Chuvas Sertão
A terça-feira (04) foi marcada por chuvas em 85 municípios de várias regiões do Ceará. Desde a madrugada, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registra chuvas na Região Metropolitana da Fortaleza, no Sertão Central, Inhamuns e no Alto Jaguaribe. Segundo os meteorologistas, as precipitações foram ocasionadas por influência de áreas de instabilidade atmosférica provenientes do oceano Atlântico e pela proximidade do sistema atmosférico Vórtice Ciclônico de Altos Níveis - VCAN do Nordeste Brasileiro.

Os maiores registros aconteceram nas cidades de Farias Brito (182 milímetros), Jaguaretama (78,4mm) e Pacatuba (75mm). Na Capital, foram registrados 62,4 milímetros.  A previsão para esta quarta-feira é de chuvas com menor intensidade em todas as regiões cearenses variando com céu parcialmente nublado.

Açudes

Segundo os meteorologistas, pode ter havido razoável recarga nos pequenos açudes das regiões atingidas pelas chuvas nesta terça-feira (04). Entretanto, para que haja um acúmulo satisfatório nos médios e grandes reservatórios, seria necessária uma sequência de dias com precipitações intensas. Dessa forma, é importante lembrar que a Funceme prevê maior probabilidade de chuvas abaixo da média entre os meses de fevereiro e abril.
FONTE:http://www.ceara.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/10051-chove-em-85-municipios-cearenses

Hoje (4),às 14h, haverá a assinatura da ordem de serviço para a implantação do Sistema de Abastecimento D'água da Associação Comunitária de Engenho Queimado, município de Cariré/CE

DIVULGAÇÃO: Gabinete da Prefeitura Municipal de Cariré/CE

Cariré perde o Pe. Martins de Medeiros; ele havia completado 35 anos de ordenação sacerdotal



Registramos com profundo pesar o falecimento do Pe. Martins de Medeiros, filho natural de Cariré, conforme foi divulgado hoje (4), na página de facebook do Pe.Bonifácio:"ATENÇÃO CARIRÉ E DIOCESE DE SOBRAL - Comunicamos a todos que faleceu nesta terça feira, por volta das 00h25 o Pe. Martins de Medeiros. Rezemos por ele e por sua família". A missa de corpo presente será celebrada hoje, às 16h00, na Igreja Matriz de Cariré".

BIOGRAFIA DO PADRE MARTINS DE MEDEIROS

O Padre Martins de Medeiros nasceu em Tapuio, distrito de Cariré, aos 30 de abril de 1945. Filho de Sebastião Rodrigues de Medeiros e Tereza Gonçalves de Morais, batizado na capela de Tapuio a 9 de setembro de 1945 e crismado a 16 de novembro de 1959.

Recebeu os ministérios de acolitado e leitorato do Bispo Dom Walfrido Teixeira Vieira na Catedral de Sobral em 25 de dezembro de 1976, sendo conferida sua ordenação diaconal por Dom Walfrido em 25 de dezembro de 1978.

Passou os anos de sua infância como toda criança do interior em Tapuio, onde fez os estudos primários. Sua adolescência levou-o ao rude trabalho da lavoura, buscando a subsistência, ajudando os pais na manutenção dos irmãos. Nos verdes anos de sua juventude, sentindo-se chamado ao sacerdócio, veio para Sobral. À noite estudava no Colégio Estadual de Sobral e de dia trabalhava na Rádio Educadora do Nordeste e no Correio da Semana. Ali, morou alguns anos preparando-se com seus estudos.

Concluíndo o segundo grau em Sobral ingressou na Faculdade de Filosofia da Arquidiocese de Fortaleza, licenciando-se em Filosofia e ao mesmo tempo completava sua formação religiosa no Seminário Regional de Fortaleza.

No dia 02 de dezembro de 2013 o Pe. Martins de Medeiros completou 35 anos de profícuo sacerdócio  pela Diocese de Sobral, ordenado às 18h do dia 2 de dezembro de 1978 por Dom Walfrido Teixeira Vieira na Catedral da Sé. 

Na data dos 25 anos de formação sacerdotal (02 de dezembro de 2003), a Diocese de Sobral, por Dom Aldo di Cillo Pagotto, pelo clero e seus diocesanos, manifestaram profundas alegrias e agradecimentos pelo apostolado do Pe. Martins, impregnado de virtudes humanas e sacerdotais.

JUBILEU DE CORAL SACERDOTAL

Pe. Martins de Medeiros
(Artigo de autoria do jornalista Pe. Martins de Medeiros, publicado em sua página de editorial do jornal "Correio da Semana", de Sobral)

"No dia 2 de dezembro, segunda-feira próxima, celebrarei meu jubileu de coral sacerdotal, ou seja, 35 anos do meu sacerdócio. Olhando para o passado, volto à minha terra natal, Tapuio, município de Cariré, onde aprendi minhas primeiras letras, na Escola Rural Nossa Senhora de Nazaré, tão bem dirigida pela professora Maria Jazi de Barros Martins, em que Deus agiu para ser a inspiradora e condutora da minha vocação sacerdotal, mostrando-me que o padre é um homem de Deus, que se salva a si mesmo salvando os outros. Ela, juntamente com minha saudosa mãe, mostraram-me o quanto Cristo e Maria Santíssima me amavam, e então eu me apaixonei por Jesus e por Maria. Interessei-me bastante por eles a ponto de tornar-me acólito, ajudando as missas em latim com o Pe. Bastos, e depois com o Pe. Lopes. Tinha vontade de ingressar no seminário, mas a estadia anual custava 600 mil cruzeiros, e eu não podia pagar. Em 1966 fui convidado por Mons. Joaquim Arnóbio de Andrade para ingressar no Instituto dos Oblatos Diocesanos. Aceitei de imediato, pois seria uma maneira de servir a Deus, se não como padre pelo menos como irmão leigo. Vim para Sobral, onde passei a viver uma vida de oração e de serviço. Passei a dirigir a Escola Dr. Tomaz de Paula Pessoa e a estudar no Colégio Estadual Dom José Tupinambá da Frota. Certo dia, Dom Walfrido disse-me: ‘’Martins, vou reabrir o seminário, e desejaria que você fosse meu primeiro seminarista.’’ Vibrei com o convite do meu bispo; aceitei a proposta e vim a morar no novo seminário.

CONTINUE LENDO...