Em alerta, Ceará bloqueia entradas em rodoviárias e aeroportos contra a febre amarela

Todos que forem viajar por qualquer motivo para áreas endêmicas devem se imunizar contra a febre amarela. A orientação é do secretário Estadual de Saúde (Sesa), Henrique Javi com base no Ministério da Saúde. Segundo ele, mesmo ainda sem perigo imediato de registrar casos da doença, o Estado desenvolve ações de proteção, iniciadas com bloqueios nos aeroportos, da Capital e do Interior, Portos do Pecém e Mucuripe, e rodoviárias.

"Já tivemos dois casos suspeitos, de cearenses que passaram as férias em Minas Gerais e chegaram com sintomas, mas foram contidas na chegada, fizeram exames e foram liberadas", diz ele, sem informar o nome do município. Javi garante que, por enquanto, descarta uma campanha de vacinação. "Até porque existem contraindicações para grávidas, crianças menores de seis meses e pessoas acima dos 60 anos de idade, que precisam de avaliação médica para isso".

Pastor de igreja evangélica é preso em Sobral acusado de estuprar quatro crianças no município

Policiais Civis da Delegacia da Defesa da Mulher (DDM) de Sobral prenderam, nesta terça-feira (31), o pastor Arnol Santiago dos Santos sob acusação de estuprar quatro crianças. O mandado foi expedido pela 3ª Vara Criminal de Sobral.
Arnol, encaminhado à Cadeira Pública de Sobral, é líder de uma igreja evangélica no município. A denúncia foi feita pelas vítimas do pastor, que relataram o abuso às autoridades. Arnol nega as acusações.

Bica do Ipu volta a chamar a atenção com o famoso "véu de noiva" e a queda d'água de 130 metros de altura de volta

Ipu. Um dos pontos turísticos mais procurados da Zona Norte do Estado, a Bica do Ipu voltou a atrair a atenção dos visitantes após um longo período de escassez de água. As primeiras chuvas já mudaram um pouco da paisagem. O famoso "véu de noiva", com seus 130 metros de altura imortalizado na obra "Iracema", de José de Alencar, é o maior atrativo turístico do Município.

Ipu, que em Tupi Guarani quer dizer "água que cai do alto", voltou a receber visitantes com o retorno das águas, que se intensificaram no início da última semana, quando o município foi banhado por fortes chuvas em dias consecutivos. A movimentação nos fins de semana tem sido de até três ônibus de turismo.

Groaíras está na lista dos 79 municípios que decretaram estado de emergência no Ceará; TCM já realizou fiscalização na cidade

No estado do Ceará 79 municípios emitiram decretos de emergência. . Para coibir ações abusivas, o Tribunal de Contas do Ceará (TCM) realizou visitas para fiscalizar as cidades.

Entre os dias 16 a 20 de janeiro Ibicuitinga, Pedra Branca, Santa Quitéria, Groaíras, Palhano e Tururu foram visitados. O MP, por meio da Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (PROCAP), recebeu na manhã de ontem, segunda-feira (30), os primeiros relatórios.

CAPS de Cariré promoveu hoje (31), o 'I Caps Mostra Sua Cara', com apresentações de teatro, música, palestras e exposição

Hoje, dia 31 de janeiro, pela manhã, aconteceu no auditório da Escola Francisco Hermínio Ponte, o I Caps Mostra Sua Cara, quando foram apresentados números de arte, música, poesia, artesanato, pinturas e depoimentos de usuários e várias informações sobre o serviço de atenção psicossocial. Vale ressaltar que o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Cariré-CE, atende pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, e as que são dependentes do uso de álcool, crack e outras drogas, além de realizar o acompanhamento clínico e reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

Inicialmente houve a composição da mesa de honra do cerimonial, que contou com as presenças da primeira dama Mirna Aguiar, que representou o prefeito Elmo Aguiar; a secretária da Saúde de Cariré, Letícia Reichel dos Santos; coordenadora da Atenção Básica da Secretária Municipal da Saúde, enfermeira Angelina Melo Mesquita; vereadora Meliane Frota, representando a Câmara Municipal de Cariré; coordenadora do CAPS I, enfermeira Francisca Ribeiro; secretário da Cultura, Esporte e Juventude de Cariré, Marcelo Araújo Alves.

Após a composição da mesa, foi a vez dos pronunciamentos da primeira dama Mirna Aguiar, da coordenadora do CAPS I, Dra.Francisca Ribeiro e da secretária da Saúde de Cariré, Dra. Letícia Reichel dos Santos, conforme a ordem das fotos, todas enaltecendo a importância do CAPS I para a comunidade de Cariré.

O primeiro número apresentado ao público presente, foi a peça teatral "A Linda Rosa Juvenil", por parte das crianças Jair, Mikely, Davi e Hayslann, sob a orientação da terapeuta ocupacional Hanna Linhares

Logo em seguida, o usuário do CAPS I, Abraão Vital leu uma poesia de sua autoria.

A talentosa criança Davi Brito cantou o clássico musical "O Fantasma da Ópera", em forma de capela.

Após o intervalo do lanche matinal, todos voltaram ao recinto do auditório da escola, onde houve a palestra "Janeiro Branco", proferida pela psicóloga do CAPS I, Dra. Aline Rosa.


Após a palestra aconteceu apresentação de um vídeo, com as ações, programas e projetos realizados pelo CAPS I de Cariré desde o início de sua fundação, no ano de 2014. Na parte externa do auditório foram expostos os trabalhos artísticos em geral produzidos pelos usuários atendidos pelo CAPS I, os quais são orientados pelo artesão Rivelino Rodrigues (Confira nas fotos acima).

CONFIRA MAIS FOTOS, CLICANDO NO LINK ABAIXO:

Agroamigo do Banco do Nordeste realizou a primeira reunião com agricultores familiares do município de Cariré-CE

Realizou-se no último dia 12 de janeiro, na sede do Centro de Convivência do Idoso, nesta cidade, a Primeira Reunião do Agroamigo, no ano de 2017, com a presença do Banco do Nordeste, Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Assessoria Especial para Capacitação e Empreendedorismo de Cariré e a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Agronegócio. O Agroamigo é um empréstimo fornecido pelo Banco do Nordeste a agricultores que possuem DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf). Com prazo de carência que pode chegar a um ano, com arrebate que pode chegar a 40% e com até dois anos para poder quitá-lo.

Segundo Fernando Aguiar, assessor especial para Capacitação e Empreendedorismo de Cariré,  "O Agroamigo é uma linha de crédito voltada para o incremento de atividades produtivas, podendo ser financiados desde aquisição de animais, equipamentos agrícolas, construção de tanques para criação de peixes e para todos os ramos da agropecuária familiar até na linha do comércio, desde que comprovado que esta atividade complementa suas atividades agrícolas. Este empréstimo pode chegar até R$15.000,00 (quinze mil reais) para quem tiver a DAP Variável, C  ou D. Depois de vários anos trouxemos a reunião do Agroamigo para a sede de Cariré, porque existem muitos agricultores que residem na zona urbana do Município."

Já a Secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social de Cariré, Cláudia Nascimento Gonçalves destaca: "Apoiamos esta iniciativa porque o incremento da agricultura familiar é o fortalecimento da nossa principal atividade econômica. Na realidade, o Agroamigo é uma linha de crédito que fortalece a produção e a geração de empregos nos próprios locais de moradia do nosso munícipe. É o início de uma cadeia que passa pelo melhoramento constante da produtividade e rentabilidade da agropecuária familiar e que finaliza com uma garantia de escoamento da produção, onde no PAA e no PNAE os nossos agricultores encontram um aporte financeiro para continuarem sobrevivendo da agropecuária familiar."

Por sua vez, o prefeito municipal Elmo Aguiar salientou que "todos os investimentos produtivos fazem parte da nossa Política de Estado em Cariré. Principalmente quando são financiamentos que giram com os juros mais subsidiados do País, de 3% a 6% ao ano, como é o caso do Agroamigo. Fortalece a cultura de Cariré uma vez que o envolvimento do agricultor nesta linha de crédito serve como provas junto ao INSS da sua condição de agricultor familiar; uma vez que só pode ser concedido se o agricultor tiver a DAP. Melhora nossa produção por ser através do Agroamigo que o agricultor tem acesso a novos aportes tecnológicos, tai como: aquisição de equipamentos para produzir mais bolos, de melhores matrizes que aumentem a sua capacidade leiteira, construção de melhores instalações que previnam doenças e aumentem a sua lucratividade. A verdade é que o Agroamigo fortalece o emprego que o nosso homem do campo sabe fazer, desde antes dos seus tataravós: plantar e criar. Por isso, a próxima reunião do Agroamigo acontecerá na localidade rural do Jucá."

AUTOR DA MATÉRIA:
Virgílio Félix de Lima - assistente social da STDS de Cariré-CE.