Criada ontem (28), a Associação dos Artesãos da Palha de Carnaúba de Muquém de São Pedro (MUCAÚBA)

FOTOS & TEXTOS: VICENTE J.RODRIGUES
Ontem (28), em Muquém de São Pedro, no Anexo da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social-STDS, estiveram reunidos os artesãos da palha de carnaúba daquela localidade, quando na oportunidade foi criada a Associação dos Artesãos da Palha de Carnaúba de Muquém de São Pedro, com a denominação de MUCAÚBA, que é uma junção dos nomes "Muquém + Carnaúba". Essa associação foi formada com o propósito de renovar o trabalho com a palha de carnaúba, que no passado tinha sido uma atividade importante na região, além de congregar a classe dos artesãos e lutar pela conquista de benefícios, na busca de melhoria da auto-estima e como fonte de renda para susbsistência de suas famílias. Vale salientar que a maioria absoluta dos componentes da referida associação é formada por mulheres da comunidade local.



Estiveram presentes à reunião, orientando e colaborando para a formação da Associação dos Artesãos da Palha da Carnaúba, em Muquém, a consultora do Centro de Artesanato do Ceará (CEART), Roberta Sá, o assistente social Virgílio Felíx de Lima, representando a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social-STDS de Cariré, e Sâmia Ayres, representando o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-CE).

Associação dos Artesãos da Palha de Carnaúba de Muquém de São Pedro (Mucaúba) foi formada e aclamada com a seguinte composição: Presidente - Francisca das Chagas Lopes Silva; Vice-presidente: Maria do Socorro Marinho Pinho; Secretária - Maria da Conceição Lopes da SIlva; Tesoureira - Simone Costa da SIlva; Conselho Fiscal - Maria Laura da SIlva e Maria do Socorro Nascimento Silva.

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Cariré e o Senar-CE estão promovendo o Curso de Design da Palha da Carnaúba, em Muquém de São Pedro





FOTOS & TEXTOS: VICENTE J. RODRIGUES

Está acontecendo no Anexo da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Cariré, na localidade de Muquém de São Pedro, o Curso de Design da Palha da Carnaúba, que foi iniciado no último dia 27 de março e se encerrará amanhã, dia 30 de março, com duração de 40 horas/aulas. Estão participando do mencionado curso, um total de 14 alunos da comunidade local. O evento é uma promoção da Prefeitura Municipal de Cariré, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social e em parceria com o Senar-CE.

Conforme informações da instrutora do referido curso, Sâmia Ayres (foto) do Senar-CE, o objetivo da realização do mesmo é capacitar o grupo de artesãos, para a produção artesanal de novos produtos, usando como matéria prima a palha da carnaúba, planta nativa e abundante na região.