Comitê da Seca discute previsões e apresenta política de recursos hídricos

Seg, 24 de Fevereiro de 2014 14:00

A Fundação Cearense de Metereologia (Funceme) apresentou nesta segunda-feira (24), durante reunião do Comitê Integrado da Seca, as previsões meteorológicas para o Ceará até o mês de maio.

Segundo o que foi apresentado pelo presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, a previsão mostra que a probabilidade de precipitações sejam 40% abaixo da média, 40% da média e 20% acima ada média. "Nas Regiões onde deve haver maiores precipitações até maio são, a Zona Norte e o Litoral Oeste, nas demais Regiões o índice de chuva segue as previsões".

Houve também a apresentação do Programa de Instalação de Adutoras de Montagem Rápida (AMR) que será executado pela Secretaria de Recursos Hídricos, em parceria com a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh). A apresentação foi feita pelo diretor de Operações do órgão, Ricardo Adeodato.

Na primeira fase foram investidos R$ 32,5 milhões na construção de 10 adutoras emergenciais, infraestruturas hídricas que garantiram segurança hídrica para a população de Acopiara, Canindé, Caridade, Crateús, Beberibe, Coreaú, Moraújo, Madalena, Pecém, Tauá eMeruoca. Foram mais de 130km de adutoras de montagem rápida construídos em apenas 90 dias.

CONTINUE LENDO...

Profissionais são treinados para o teste rápido de tuberculose


Nesta segunda-feira (24), 146 profissionais da saúde, na maioria médicos e enfermeiros, dos municípios de Fortaleza, Sobral, Caucaia e Itaitinga participarão de um treinamento sobre o manuseio do novo equipamento que detecta resultados de diagnósticos de tuberculose em apenas 2 horas e utiliza só uma amostra de escarro. Os participantes serão orientados sobre a utilização adequada, inadequada e limitações do teste, interpretação dos resultados, algoritmos diagnósticos e coleta adequada de escarro. O treinamento, que acontece no auditório da Secretaria da Saúde do Estado das 08 horas às 17 horas, é realizado pelo Ministério da Saúde. A Sesa fica na Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema.

O Teste Molecular Rápido (PCR em tempo real) tem elevada sensibilidade e especificidade para detecção tanto do bacilo quanto da resistência à rifampicina(>90%). Ministrarão o treinamento a enfermeira Daniele Dell' Orti e a médica Fernanda Dockhorn Costa. Os locais de atendimento que irão receber inicialmente o equipamento são:Centro de Patologia Clínica do Hospital São José, Laboratório Central de Fortaleza, Laboratório de Referencia do Sistema Prisional (Hospital Otávio Lobo), Laboratório de Referência em Tuberculose de Sobral, Laboratório Municipal de Caucaia.

O objetivo da capacitação é formar profissionais de saúde para multiplicarem as informações no retorno aos municípios e no trabalho nas unidades de saúde. Cada unidade de saúde dos municípios que irá receber o teste rápido terá pelo menos um profissional de saúde capacitado como multiplicador.

Paróquia de Santo Antônio de Pádua de Cariré promoveu ontem (23), a carreata do Renascer 2014, que será realizado de 1 a 4 de março, na Escola Marieta Cals


Ontem, dia 23 de fevereiro, a Paróquia de Santo Antônio de Pádua, de Cariré-CE, celebrou como de costume a missa dominical, que dentre as várias intenções proferidas, destacou-se a voltada para o bom êxito do Renascer 2014. Após a celebração eucarística, os fiéis promoveram uma carreata integrada com uma passeata, pelas ruas do centro da cidade, com o intuito de divulgar o retiro de carnaval a acontecer nos dias 1 a 4 de março. 

GALERIA 01
GALERIA 02
GALERIA 03
A referida carreata/passeata transformou-se num grande momento de demonstração de fé e de alegria. Viu-se pelas ruas da cidade um povo feliz, homens, mulheres, crianças, jovens, adultos e idosos, louvando a Deus com grande júbilo. 

Carreata/passeata do Renascer passando em frente à Escola Marieta Cals, onde será sediado o evento de 1 a 4 de março 

A carreata/passeata do Renascer 2014 partiu da Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua em direção a Escola Marieta Cals, onde será sediado o referido evento, retornando para a praça central da cidade, quando os jovens continuaram por algum tempo apresentando coreografias que marcarão o "carnaval". 

Ao final, acompanhados pelo pároco local, Pe. José Bonifácio Matos, alguns jovens se confraternizaram, numa prévia da alegria, paz e fé que deverão marcar a realização do "Carnaval do Renascimento", assim é o objetivo de todos os que fazem a Paróquia de Cariré/CE.

Confraternização do Pe.José Bonifácio, com os jovens do grupo Renascer 2014 

(Com informações da Páróquia de Cariré: https://www.facebook.com/paroquiadecarire?ref=ts&fref=ts )

Secretaria da Saúde já se prepara para a realização da Campanha de Vacinação Contra o HPV, no município de Cariré/CE


A exemplo do que ocorrerá em todo o país, a Secretaria da Saúde de Cariré também estará realizando a partir do próximo dia 10 de março, a Campanha de Vacinação Contra o HPV nas escolas da rede pública municipal e estadual, com o objetivo de promover a imunização em meninas da faixa etária de 11 a 13 anos, as quais se enquadram na fase reprodutiva e que estão sujeitas a contrair o vírus HPV durante as relações sexuais. 

Dra. Gláucia Barroso Pinheiro
Conforme informações da diretora municipal da Vigilância à Saúde, enfermeira Gláucia Barroso Pinheiro, "desde já estamos nos preparando para a realização da Campanha de Vacinação Contra o HPV em nosso Município, com uma programação previamente elaborada, no sentido de que a campanha atinja seus objetivos, que é imunizar todas as meninas na idade escolar de 11 a 13 anos".

De acordo ainda com as declarações de Gláucia Pinheiro, os profissionais de nível médio e superior que atuam nas diversas unidades básicas de saúde da sede, localidades e distritos que são assistidos pelo Programa Saúde da Família (PSF), estarão engajados na referida campanha de vacinação, que conta total apoio da Prefeitura Municipal de Cariré, através da Secretaria da Saúde.