Prefeito Elmo Aguiar e Dr. Luciray falam sobre a importância da construção da unidade emergencial para atender pacientes acometidos de coronavírus no município de Cariré-CE; VÍDEO

Prefeito Elmo Aguiar esteve entregando a unidade emergencial para atender pacientes acometidos de coronavírus, quando justificou que a construção daquela unidade foi uma solicitação da equipe médica capitaneada pelo Dr. Lucyrai, pelo diretor Airton Ribeiro e pela secretária de Saúde, Napoline Melo, "E a gente está aqui cumprindo a nossa missão da necessidade dessa emergência para termos um suporte para atendimentos aos casos de coronavírus",concluiu Elmo Aguiar. Por sua vez, o diretor-clínico do Hospital Municipal de Cariré (HMC), Dr. Luciray Jefferson fez uso da palavra para dizer que "estamos sabendo que os pacientes com sintomas gripais, eles têm que ter um atendimento isolado [...]. Aqui estamos num quarto com leito, onde vai ser atendido aqueles pacientes que possam entrar com síndrome respiratória aguda grave, que é quando o paciente está com uma falta de ar muito intensa e quando o oxigênio no sangue está baixando bastante, e esse paciente vai ser atendido aqui. E os demais leitos é para aqueles pacientes que têm suspeita ou confirmação de coronavírus que não estão tão graves, mas que necessitam de uma internação. Então, a gente dispõe de 04 leitos, sendo 01 de emergência e os outros 03 leitos para pacientes menos graves, para que o paciente possa ficar em isolamento social", concluiu Dr. Luciray. Em seguida, o prefeito Elmo Aguiar e as autoridades sanitárias foram conhecer as instalações da primeira unidade emergencial para atendimentos a pacientes acometidos de COVID-19, com Cariré sendo uma das cidades pioneira do Interior do Ceará, na construção dessa unidade emergencial para atender paciente com COVID-19, a qual leva o nome da primeira enfermeira do Brasil, Anna Justina Ferreira Nery, heroína que serviu na Guerra do Paraguai.

Prefeito Elmo Aguiar entrega à população de Cariré, a primeira unidade emergencial para atender pacientes do COVID-19

Nesta quarta-feira (6), às 17h, o prefeito Elmo Aguiar entregou à população a primeira unidade emergencial para atender pacientes da COVID-19, que recebeu o nome de Anna Justina Ferreira Nery (Ana Nery), a qual está localizada na área física do Hospital Municipal de Cariré (HMC). Estiveram presentes à solenidade de entrega da nova unidade hospitalar, a secretária municipal da Saúde, Napoline Melo; o secretário municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento, Renato Oliveira Brandão; diretor-administrativo do HMC, Francisco Airton Ribeiro; diretor-clínico do HMC, Dr.Luciray Jefferson Rodrigues; coordenadora de Enfermagem do HMC, Elayne Cristina Mendes Martins. Esteve presente à solenidade, o vereador Francisco Nery Neto, representando a Câmara Municipal de Cariré.

A nova unidade emergencial para atender pacientes da COVID-19 foi construída pela OCTHA Engenharia num prazo recorde de 20 dias, sendo uma obra de médio porte com 168m², contando com 4 quartos com leitos, todos com banheiros e ar-condicionado; sala de medicamentos; sala de repouso com banheiro; antessala; corredor; vestuários; copa e DML. 


(Clicar no "play" para assistir vídeo)

Na abertura da solenidade de entrega da nova unidade emergencial, o prefeito Elmo Aguiar fez um pronunciamento, para dizer que na construção da obra que custou mais R$ 200.000,00 "não foi gasto sequer um centavo de recurso do coronavírus, sendo empregado recurso próprio do Município, foi um sacrifício que a gente fez e a manutenção será com recursos do coronavírus...Essa emergência é para atender aqueles casos que podem ser atendidos primeiro aqui no Município". 

Justificando o nome que foi dado à nova unidade emergencial, disse o prefeito Elmo Aguiar que "essa é uma justa homenagem à Anna Justina Ferreira Nery, mais conhecida por Ana Nery, que foi a primeira enfermeira do Brasil, heroína que serviu as tropas brasileiras na Guerra do Paraguai". Para saber mais o que disse em seu pronunciamento o prefeito Elmo Aguiar, assista todo o vídeo acima.