Realizada a Oficina para Elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB)

FOTOS & TEXTOS: VICENTE J.RODRIGUES








Nas imagens acima, os oradores que ocuparam a tribuna
da mesa do cerimonial da Oficina do PMSB




Aconteceu na última terça-feira, dia 10, no auditório da Fábrica de Cultura, a Oficina para Elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), a qual foi promovida pela Prefeitura Municipal de Cariré, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente. A realização da Oficina teve ainda o intuito de ouvir a população para a construção do PMSB, que tem como objetivo executar o planejamento em quatro áreas estratégicas: manejo de águas pluviais, coleta e tratamento de esgoto, coleta e tratamento de resíduos sólidos e abastecimento de água. Os impactos do saneamento básico refletirão na melhoria da qualidade de vida saudável da população. O prazo para a finalização de todos os trabalhos é 2014, mas o Município de Cariré já vem elaborando o PMSB desde agora.

Presentes ao evento, representantes de associações comunitárias, "prefeitinhos" dos distritos e secretários municípais. Compondo a mesa do cerimonial, o prefeito Antônio Martins, o vereador Doriedes Honório de Sousa, representando a Câmara Municipal de Cariré, o secretário municipal da Saúde, Rosemiro Guimarães, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Adauto Araújo, além dos representantes do Instituto Federal do Ceará-IFCE, Geraldo Fernando de Freitas (expositor-apresentador da Oficina) e Francisco Atualpa Soares.

Na tribuna da mesa do cerimonial da Oficina do PMSB, diversos oradores fizeram uso da palavra, destacando-se o prefeito municipal Antônio Martins (foto à esquerda) que afirmou o seguinte:"Lembrar a vocês que já fiz 13 projetos de abastecimento d'água para universalizar a água no nosso município. Já foram aprovados os projetos junto ao Ministério da Integração Nacional, no valor de três milhões de reais e outro junto à Funasa, no valor de um milhão e oitocentos mil reais. Quanto ao saneamento básico, o projeto já foi elaborado e aprovado e os recursos já estão empenhados. Talvez não dê tempo até o final do meu mandato eu concluir 100% a água do Município de Cariré, mas, vai ficar perto e o próximo prefeito que vier, com certeza, vai dar continuidade, porque vou deixar a verba assegurada".