CRAS de Cariré inicia Projeto "Infância Encantada, Infância Bem Contada", para estimular a leitura junto às crianças

FOTOS/DIVULGAÇÃO: CRAS de Cariré/CE
  

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Cariré já desenvolve ações variadas com grupos de crianças (7 a 15 anos), adolescentes (Projovem), mulheres (Estação Família), homens (Grupo de Homens) e idosos (Terceira Idade Cidadã). Visando ampliar ainda mais suas ações e devido a grande procura por parte de mães de crianças na faixa etária de 0 a 6 anos, é que se iniciou uma ação com esse grupo específico: o novo projeto denominado "Infância Encantada, Infância Bem Contada"


Sabe-se que a 1ª infância (0 a 6 anos) é uma fase chave e com efeitos em todo processo de desenvolvimento do sujeito. Segundo o Ministério da Saúde, a primeira infância constitui provavelmente o melhor investimento social existente, pois é de 0 a 6 anos de idade que a criança estabelece a arquitetura cerebral que lhe permitirá aprender, sentir, relacionar-se, comportar-se e desenvolver-se ao longo da vida.

O Projeto "Infância Encantada, Infância Bem Contada" tem como metodologia a contação de história seguida de atividades lúdicas diversas. Contar histórias é uma forma diferente de falar sobre a vida. Através desse instrumento é possibilitado à criança o uso de sua imaginação, criatividade, além de ser um forma de lhe passar aprendizado.

FOTOS/DIVULGAÇÃO: CRAS de Cariré/CE



Os encontros se iniciaram no dia 15 de outubro e vem ocorrendo de forma quinzenal no CRAS da Sede. Com o intuito de torná-los um espaço rico e dinâmico, tem-se trabalhado de forma multidisciplinar. Assim, o grupo já contou com a participação da equipe de NASF do município de Cariré/CE, da pedagoga Djane Freitas, da terapeuta ocupacional Palila Auad, bem como de todos os profissionais que fazem a equipe do CRAS da Sede.

AUTORA DO ARTIGO ESPECIAL:
Isabela Cedro Farias - psicóloga do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Cariré/CE



FOTO/ARQUIVO