Escola de Ensino Médio Marieta Cal's, de Cariré, promoveu a Feira Multicultural 2011

A Escola de Ensino Médio Marieta Cals, pertencente à rede estadual de ensino, realizou no último dia 04/11, nos três turnos de ensino, a sua Feira Multicultural, onde alunos e professores estiveram engajados desde a preparação, dias antes, até os últimos momentos de apresentação dos trabalhos no turno da noite.

A Feira Multicultural movimentou, durante todo dia, um grande número de alunos e visitantes, que compareceram à referida escola, para prestigiar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos e, de certa forma, foi mais um belo projeto desenvolvido pelo corpo docente daquele modelar estabelecimento de ensino médio de nossa cidade.

Ao planejar a Feira Multicultural, os professores enumeraram vários objetivos que, além de dinamizar o processo de ensino e aprendizagem, levaram os alunos a procurar o aprofundamento de certos conteúdos. Dentre esses objetivos, podemos citar: Integrar toda a comunidade escolar. Estimular os visitantes às práticas de atividades físicas no dia-a-dia. Conscientizar a comunidade escolar sobre os perigos existentes no uso de anabolizantes. Despertar no aluno a busca pela interpretação teórica e experimental, descobrindo e/ou comprovando conhecimentos. Estimular nos alunos o pensamento criativo, capacidade de observação, cooperação, autoconfiança, raciocínio crítico, iniciativa e responsabilidade. Estimular o aluno a problematizar e registrar suas conclusões sobre o tema pesquisado, formando uma opinião crítica frente à situação apresentada. Oferecer a oportunidade de demonstrar, através dos trabalhos projetados, executados e concluídos, sua originalidade, criatividade, raciocínio lógico, capacidade de pesquisa e investigação. Despertar o interesse do aluno pelas disciplinas relacionadas com o projeto desenvolvido. Apresentar ideias acerca das questões ambientais, buscando sensibilizá-la e envolvê-la na adoção de ações práticas para a conservação dos recursos naturais e para melhoria da sua qualidade de vida. Resgatar a história e aspectos geográficos de nosso município.


A Área de Linguagens e Códigos, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Artes e Educação Física, fez a abertura da Feira com uma peça teatral que apresentou os riscos do uso de anabolizantes pelos jovens e ainda apresentou um estande incentivando a prática de atividades físicas.

A Área de Ciências da Natureza e suas tecnologias, nas disciplinas de Química, Física e Biologia desenvolveu projetos com os temas: Estudo da Tabela Periódica, Popotização da Água, Radiação Nuclear, Fontes de Energias Renováveis, Idéias Inteligentes de Sustentabilidade, Estruturas das Células, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Doenças comuns no dia-a-dia e Estudo do DNA, com maquetes, exposição de fotos e vídeos.

A Área de Ciências Humanas e suas tecnologias, nas disciplinas de História, Geografia, Sociologia e Filosofia, abordou o Estudo sobre os aspectos históricos e geográficos do município de Cariré, expondo fotos, comidas típicas dentre outros.

No turno noturno, a escola ainda teve a honra de receber uma equipe do Museu do Eclipse de Sobral. Estiveram presentes:Emerson Ferreira de Almeida, mestre em Física e diretor do Museu do Eclipse de Sobral, e Cristiane da Silva Pinto, acadêmica do curso de Física, da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA. Eles trouxeram dois grandes telescópios, com os quais puderam ser analisados a superfície lunar e o planeta Júpiter, juntamente com suas luas.

O evento encerrou-se com grande sucesso, após três turnos de incessantes e maravilhosas apresentações dos próprios alunos pesquisadores.

SLIDE MAKER DA FEIRA MULTICULTURAL - ESCOLA MARIETA CALS
FOTOS: VICENTE J. RODRIGUES - ESCOLA MARIETA CALS DE CARIRÉ
CRIADO POR VICENTE J. RODRIGUES