CONVITE AO POVO - Dia 04 de março (sábado), às 10h, haverá sessão ordinária da Câmara Municipal de Cariré-CE

REPRODUÇÃO

Cachoeira do 'Rio a Seco', em Boa Esperança - Cariré, renasce com as chuvas, e vem apresentando belíssimas quedas d'água

Com foto postada pelo amigo de Facebook Fábio Moreira e clicada pelas lentes de Cleonice Lima, trazemos esta belíssima imagem da 'Cachoeira do Rio a Seco', localizada na localidade de São Manuel, na região de Boa Esperança, município de Cariré-CE. Segundo nos informou Fábio Moreira, a 'Cachoeira do Rio a Seco', tem esse nome porque o riacho em que a mesma está localizada só enche no período do inverno. No verão é totalmente seco e a cachoeira também fica seca, desaparecendo as quedas d'água.

Groaíras: Dia 4 de março, às 18h, o Padre Antônio José Monte será empossado na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário

REPRODUÇÃO: FACEBOOK

Boa Esperança, em Cariré-CE, tinha uma Estação Ferroviária que foi demolida, num crime contra o patrimônio histórico

Há tempos que venho pesquisando o motivo pelo qual praticaram um crime histórico sem precedentes, quando demoliram a então histórica Estação Ferroviária de Boa Esperança, que era conhecida por "R.V.C Jaibaras - km 251", a qual foi fundada em 30 de dezembro de 1924. E serviu até como escola, onde eram ensinadas as crianças nos anos 60. Na época, quem autorizou essa demolição? E a Casa do Agente também desapareceu...Ninguém sabe que fim levou... Se a Estação Ferroviária não tivesse sido demolida, nos dias de hoje estaria sendo o principal ponto turístico daquele localidade que pertence ao município de Cariré,CE.

Irany Silva Sousa
A coordenadora do CRAS da Sede de Cariré-CE, Irany Silva Sousa foi quem nos contou sobre a existência da Estação Ferroviária de Boa Esperança, em seu tempo de criança e adolescência: -"Conheci Boa Esperança, na época se chamava RVC Jaibaras, pois assim que estava escrito na Estação. Morei nessa localidade nos anos de 1967 a 1969, pois meu pai José Valdir da Silva era trabalhador de turma da Estrada de Ferro, e seu feitor de turma era o Sr. José Pedro. Lá tinha a Estação e a Casa de Agente. Nessa época, o agente era o Sr.Sebastião de Ferro. Não tenho certeza, mas, acho que ele foi o último agente daquela estação. O agente também dava aula particular na propria estação. Eu e minha irmã fomos alunas dele. Ele ensinava alguns à tarde e a noite tinha uma turma com alguns jovens". 

Segundo ainda afirmou Irany Silva -"Os moradores antigos é que sabem falar mais sobre o assunto. Lá na Boa Esperança temos o 'Chico Carretel', alguém da família do Sr.José Pedro, família Vieira, dentre outros".


História da Estação Ferroviária de Boa Esperança
Em seu livro "Memórias que o tempo não apaga - Parando em cada Estação", o escritor Francisco Antônio Cavalcanti de Menezes (Padre Tula), assim descreveu: "A Estação foi inaugurada em 30 de dezembro de 1924. Um pequeno lugarejo com suas casas dispostas no decorrer da linha férrea, nos dando a certeza de que surgiu em decorrência da construção da Estrada de ferro que ligava Sobral ao Extremo norte do Estado do Ceará.

Boa Esperança é um lugar simples e pobre de uma população que vive praticamente isolada de Sobral. Talvez de Esperança só o nome, pois nem mesmo a pequena Estação está de pé, restam apenas alguns tijolos de seus alicerces.

Segundo testemunhos de moradores do lugar, o trem representou muito na vida deles, tanto para o transporte de passageiros como para dar vida ao lugar, pois na época que o trem passava havia uma movimentação muito grande de pessoas que iam e vinham resolver seus negócios em Sobral e cidades vizinhas.

Hoje, segundo eles, somente a saudade ficou, além das lembranças e recordações. Ao ouvir essas pessoas, notávamos as lágrimas caírem de tristeza no rosto e as dores incontidas nos seus corações".

Secretaria da Educação de Cariré promoveu Encontro Municipal de Formação do Peteca 2017, para capacitação de diretores e coordenadores de 12 escolas da rede pública de ensino

No dia 02 de março de 2017 aconteceu no auditório da Escola Francisco Hermínio Ponte, o Encontro Municipal de Formação do Peteca 2017, com a finalidade de capacitar diretores e coordenadores de 12 escolas da rede municipal de ensino que atenderá alunos do fundamental anos finais (6º ao 9º Ano). 

A formação foi ministrada pelo assessor técnico da Gestão da Secretaria da Educação de Cariré, Francisco Douglas de Souza Farias.

Encontro Municipal de Formação do Peteca 2017 cumpriu a seguinte programação:
13h – Credenciamento e Acolhida;
13h20 – Apresentação do Peteca;
14h – Aspectos Legais do Trabalho Infantil;
14h30 – Piores Formas do Trabalho Infantil;
15h – Sistema de Garantia de Direitos – SGD;
15h30 – Orientações Pedagógicas;
16h – Apresentação do Vídeo Alguém viu a Rosinha? 
16h20 – Apresentação da revista Brincar, Viver...Trabalhar só quando Crescer;
16h40 – Plano de Ação Escolar;

Conheça os objetivos do Peteca:
O Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca) é um programa desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho no Ceará, em parceria com as Secretarias Estadual e Municipais de Educação, com a participação dos demais órgãos e entidades do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. Consiste num conjunto de ações de conscientização e sensibilização na comunidade escolar e da sociedade em geral sobre os direitos da criança e do adolescente com foco na erradicação do trabalho infantil e na proteção ao trabalhador adolescente.

Após alerta de tempestade, raios e trovões, meteorologistas explicam que não há motivos para pânico

Órgãos nacionais de meteorologia divulgaram, na tarde desta quinta-feira (2), um alerta de chuvas intensas em algumas regiões do Ceará, com possibilidade de rajadas fortes de vento, raios e trovões durante esta sexta-feira (3). O referido alerta passa corretamente uma preocupação para as equipes de Defesa Civil e população.

Entretanto, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) considera necessário explicar que apesar de existir essa tendência de precipitações entre moderadas e intensas, não há motivos para pânico. Os meteorologistas do órgão esclarecem que as chuvas previstas deverão ocorrer como normalmente se observa durante a quadra chuvosa no Ceará, quando há nuvens mais desenvolvidas, consequência da atuação direta da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

A Funceme lembra ainda que março é o mês de média pluviométrica mais elevada no Ceará. Dessa forma, é comum serem observados eventos de chuva intensa, com rajadas fortes de vento, raios e trovões. Neste ano de 2017, algumas regiões cearenses já receberam precipitações intensas como as previstas para esta sexta-feira.