Boa Esperança, em Cariré-CE, tinha uma Estação Ferroviária que foi demolida, num crime contra o patrimônio histórico

Há tempos que venho pesquisando o motivo pelo qual praticaram um crime histórico sem precedentes, quando demoliram a então histórica Estação Ferroviária de Boa Esperança, que era conhecida por "R.V.C Jaibaras - km 251", a qual foi fundada em 30 de dezembro de 1924. E serviu até como escola, onde eram ensinadas as crianças nos anos 60. Na época, quem autorizou essa demolição? E a Casa do Agente também desapareceu...Ninguém sabe que fim levou... Se a Estação Ferroviária não tivesse sido demolida, nos dias de hoje estaria sendo o principal ponto turístico daquele localidade que pertence ao município de Cariré,CE.

Irany Silva Sousa
A coordenadora do CRAS da Sede de Cariré-CE, Irany Silva Sousa foi quem nos contou sobre a existência da Estação Ferroviária de Boa Esperança, em seu tempo de criança e adolescência: -"Conheci Boa Esperança, na época se chamava RVC Jaibaras, pois assim que estava escrito na Estação. Morei nessa localidade nos anos de 1967 a 1969, pois meu pai José Valdir da Silva era trabalhador de turma da Estrada de Ferro, e seu feitor de turma era o Sr. José Pedro. Lá tinha a Estação e a Casa de Agente. Nessa época, o agente era o Sr.Sebastião de Ferro. Não tenho certeza, mas, acho que ele foi o último agente daquela estação. O agente também dava aula particular na propria estação. Eu e minha irmã fomos alunas dele. Ele ensinava alguns à tarde e a noite tinha uma turma com alguns jovens". 

Segundo ainda afirmou Irany Silva -"Os moradores antigos é que sabem falar mais sobre o assunto. Lá na Boa Esperança temos o 'Chico Carretel', alguém da família do Sr.José Pedro, família Vieira, dentre outros".


História da Estação Ferroviária de Boa Esperança
Em seu livro "Memórias que o tempo não apaga - Parando em cada Estação", o escritor Francisco Antônio Cavalcanti de Menezes (Padre Tula), assim descreveu: "A Estação foi inaugurada em 30 de dezembro de 1924. Um pequeno lugarejo com suas casas dispostas no decorrer da linha férrea, nos dando a certeza de que surgiu em decorrência da construção da Estrada de ferro que ligava Sobral ao Extremo norte do Estado do Ceará.

Boa Esperança é um lugar simples e pobre de uma população que vive praticamente isolada de Sobral. Talvez de Esperança só o nome, pois nem mesmo a pequena Estação está de pé, restam apenas alguns tijolos de seus alicerces.

Segundo testemunhos de moradores do lugar, o trem representou muito na vida deles, tanto para o transporte de passageiros como para dar vida ao lugar, pois na época que o trem passava havia uma movimentação muito grande de pessoas que iam e vinham resolver seus negócios em Sobral e cidades vizinhas.

Hoje, segundo eles, somente a saudade ficou, além das lembranças e recordações. Ao ouvir essas pessoas, notávamos as lágrimas caírem de tristeza no rosto e as dores incontidas nos seus corações".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.