Associação Comunitária do Distrito de Arariús-Cariré tem nova Diretoria, com a eleição do presidente Wilson de Sousa


No último sábado (23/09), aconteceu a Assembleia Geral para a renovação da Diretoria e do Conselho Fiscal da Associação Comunitária do Distrito de Arariús, município de Cariré-CE. Se apresentou somente uma chapa, a qual foi eleita por unanimidade, tendo como presidente o comerciante Francisco Wilson de Sousa. Os associados aprovaram também por unanimidade o trabalho da diretoria, que está saindo, na pessoa do ex-presidente Adauto Araújo e, por extensão, todos que compõem a diretoria da Associação. 

Adauto Araújo também exerce o cargo
de secretário do Meio Ambiente de Cariré
Segundo escreveu Adauto Araújo, presidente reeleito para mais um mandato, "foi apresentado aos associados a prestação de contas dos anos de 2015 a 2017. Também foi apresentado aos moradores, o trabalho realizado pela Associação Comunitária do Distrito de Arariús, em benefício da comunidade, destacando-se a construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) e a ampliação da adutora, o que tornou possível o consumo da água que sai do Açude Taquara, totalmente tratada, com boa qualidade e própria para o consumo humano, através de análise laboratorial, onde está atestado a potabilidade ideal da água para o consumo humano, trabalho executado em parceria com o SISAR e a Gestão Municipal, na pessoa do atual Prefeito Elmo Aguiar, trabalho este que começou na gestão do nosso líder e ex-prefeito António Martins". 

Prossegue Adauto Araújo relatando que "também foram apresentados os trabalhos executados pela atual gestão Municipal, e que era uma reivindicação antiga dos moradores de Arariús: Reforma de calçamentos, ampliação da iluminação pública, limpeza urbana, drenagem e esgoto sanitário. Com esforço do Presidente Adauto Araújo e o apoio de toda a comunidade, estamos trabalhando e continuaremos, através da nova diretoria, a continuidade dos trabalhos iniciados na direção anterior da associação", concluiu Adauto Araújo.

Em plena crise hídrica, água sai de rios para encher piscinas de ricos, enquanto os produtores rurais sofrem com a seca

Por volta das 10h da manhã, 16 caminhões-pipa formam fila às margens do Ribeirão Riacho Fundo, na Vila Telebrasília. Mesmo em meio ao racionamento, cada veículo sai dali com pelo menos 10 mil litros de água e muitos acabam voltando outras duas vezes ao dia. Uma placa no local anuncia que a captação é autorizada pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) para caminhões-pipa devidamente outorgados. Em média, por dia, 480 mil litros de água são captados apenas naquele ponto — número suficiente para abastecer 1,2 mil casas com quatro pessoas, por exemplo. O fato abre discussão entre especialistas sobre a cobrança e a utilização dos recursos em tempos de crise hídrica.

As resoluções da Adasa não limitam o volume para captação. Devido à crise hídrica, apenas o horário foi reduzido – das 6h às 14h. No Distrito Federal, 13 pontos são liberados para captação de água bruta por caminhão-pipa. O recurso, no entanto, só pode ser utilizado para atividades de irrigação, terraplanagem e construção civil. O Correio acompanhou a fiscalização da Polícia Militar Ambiental no local, na última terça-feira. Todos os 16 veículos apresentaram o documento de outorga em dia. O registro tem validade de cinco anos. Segundo a Adasa, não é cobrada a emissão do documento, nem a captação da água dos pontos. Hoje, 554 veículos estão outorgados no DF e possuem licença para fazer retiradas em córregos, nascentes ou riachos licenciados.

Horário de verão pode ser extinto este ano; governo quer ouvir sociedade por meio de enquete pública

A adoção do horário de verão para gerar economia de energia no Brasil não se justifica mais. A avaliação é do diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino. O horário de verão está previsto para começar no dia 15 de outubro e terminar em 17 de fevereiro do próximo ano. O governo analisa a manutenção ou encerramento do horário de verão. “A avaliação é que, sob a perspectiva do setor elétrico, o horário de verão não se justifica”, disse Rufino.

Estudos sobre a viabilidade da manutenção do horário de verão, que abrange nove estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal (Brasília), estão sendo conduzidos no âmbito do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), que reúne diversos órgãos governamentais ligados ao setor elétrico.

Balanço de fim de semana aponta 35 assassinatos e mais seis mortes por acidentes de trânsito no Ceará

O primeiro balanço parcial indica que, ao menos, 41 pessoas tiveram morte violenta no Ceará durante o fim de semana. A Polícia fez o registro de 35 assassinatos e mais seis mortes decorrentes de acidentes de trânsito. Entre as vítimas da violência está mais um policial militar, morto por bandidos nos primeiros minutos da madrugada do domingo (23).

Na Capital cearense 14 pessoas foram assassinadas nos seguintes bairros: Mondubim, Serrinha, Centro, Demócrito Rocha, Álvaro Weyne, Serviluz, Jardim Iracema, Maraponga, Jacarecanga, Sapiranga-Coité, Conjunto Ceará, Bom Jardim e Barra do Ceará.

Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), outras 12 pessoas foram mortas nos seguintes Municípios: Maracanaú (3 casos sendo dois no bairro Acaracuzinho e um no Distrito de Pajuçara), Caucaia (dois casos, em Sítio Novos e Pirapora), Pacatuba (dois casos, no Conjunto Jereissati 3e no Planalto Benjamin), Pacajus (3 casos), Maranguape (localidade Umarizeiras) e no Município de Itaitinga (na CPPL 1).

Jovem morre afogado em açude no distrito de Amanaiara; antes de morrer postou no Face:"O mundo está acabando! #Elogia"...

Um jovem morador do bairro Barro Vermelho em Reriutaba, de nome Cleiton Vieira, de apenas 19 anos, morreu na tarde deste Domingo(24/09), vítima de afogamento em um açude conhecido por Açude da Rua, no distrito de Amanaiara em Reriutaba. O mesmo estava tomando banho com os amigos mas não sabia nadar e se afogou. Segundo informações, outros jovens que estavam no local por pouco não se afogaram, um tentando salvar o outro, pois o local que estavam era bastante fundo. Quando saíram fora d'água sentiram a falta de Cleiton Vieira, de pronto procuraram mas já encontraram o rapaz sem vida, na ocasião tentaram massagem cardíaca na tentativa de salva-lo mas infelizmente já havia entrado em óbito. 

Antes de de sair para o açude o jovem havia postado a seguinte frase com uma foto na sua página do facebook, "O mundo está acabando! #Elogia,"o que gerou diversos comentários nas redes sociais devido a triste coincidência. Provavelmente tenha postado tal frase devido algumas notícias que surgiram em sites falando sobre o fim do mundo na data de ontem(23/09), que falava sobre um numerólogo que previa o fim do mundo na data citada.