Prefeitura Municipal de Cariré e Governo do Estado estão construindo casas de alvenaria em substituição às de taipa, beneficiando famílias carentes



FOTOS:VICENTE J.RODRIGUES

A Prefeitura Municipal de Cariré em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria das Cidades, continua realizando os trabalhos de substituição de casas de taipa por outras de alvenaria, as quais estão localizadas em várias ruas de diferentes bairros da cidade: Rua Guiomar Aguiar, Rua Francisco Araújo Chaves, Rua Vereador José Ponte de Oliveira, Rua Manuel Honório de Brito, Rua Edgar Rodrigues, Rua Vereador Gonzaga Silva (todas essas no Campo de Aviação), Rua Joaquim Ximenes de Farias, e Rua Solon Pinheiro (essas duas, no Alto das Pedrinhas), Rua Sebastião Miranda (Bairro do Japão) e Rua Santo Antônio (Bairro do Matadouro). As obras estão a cargo da Empresa CSV Construções Ltda. O projeto prevê melhoramentos em um total de 91 casas de taipa, em regime de mutirão, com 50% de recursos oriundos do Governo do Estado e mais 50% do Município de Cariré.

A Prefeitura identificou as áreas mais críticas e realizou um cadastramento das famílias a serem beneficiadas. Um total de 18 casas de alvenaria situadas em diferentes bairros já foram construídas, em substituição às arcaicas casas de taipa -- parede de construções rústicas, feita de barro (a que se misturam às vezes areia e cal) comprimido numa estrutura entretecida de varas ou taquaras. Essas casas são alojamentos preferidos para o inseto "barbeiro", principal transmissor da Doença de Chagas.

Por outro lado, as casas construídas de alvenaria constam de área, sala, quarto, cozinha, sala de jantar e banheiro. As mesmas oferecem melhores condições de saneamento básico e de moradia condigna, além de isolar os seus moradores do ataque das picadas do temível "barbeiro".