Ficha Limpa será aplicada de forma integral em 2014


A Lei da Ficha Limpa será aplicada integralmente nas eleições de outubro de 2014, após quatro anos de criação. A lei torna inelegíveis políticos condenados pela Justiça, cassados ou que renunciaram ao cargo para evitar o processo de cassação. Iniciativa que representa um salto para o fim da corrupção.

Em conversa com o jornal O Estado, o fundador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), juiz Márlon Reis, disse que as eleições municipais de 2012 serviram como teste para a lei, já que existiam muitas dúvidas na época quanto à sua aplicação. “Agora, ela já chega consolidada e com a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Sendo de fácil entendimento tanto para os partidos quanto para a sociedade”.

Pela lei, os partidos devem estabelecer critérios mais objetivos no momento de selecionar os candidatos, reduzindo a impunidade e garantindo ao eleitor o direito de depositar a confiança em representantes políticos de conduta legal.

“Quem tem o primeiro papel é o partido político, de verificar as candidaturas antes de correr o risco de desgaste público. O conselho que dou é que evitem candidaturas de pessoas envolvidas com atos de corrupção. Isso não terá vantagem alguma para os partidos”, explica o juiz, que atua no Maranhão.

A tendência, neste ano, é que a Lei da Ficha Limpa receba um número menor de candidaturas de políticos envolvidos com atos de corrupção. Segundo Reis, poucos devem “se aventurar” em desafiar a Justiça Eleitoral, já que as chances de êxito serão praticamente zeradas. “É melhor evitar burlar a lei, desistir de desafiar o sistema, porque as consequências são o afastamento da candidatura e o desgaste”.

Apesar de a Ficha limpa estabelecer novos paradigmas para o sistema eleitoral, a sociedade também tem papel fundamental de fiscalizar o projeto, segundo o juiz. Os casos devem ser denunciados ao Ministério Público e à Justiça Eleitoral.

Santa Quitéria/CE - Itataia: Conselho aprova instalação da empresa Galvani


O Ceará terá mais um importante empreendimento em instalação. Foi aprovado na última reunião do Conselho Estadual de Desenvolvimento Industrial (Cedin), realizada na última semana, o protocolo de intenções para instalação da empresa Galvani, que realizará extração de minerais para fabricação de adubos, fertilizantes e outros produtos químicos a partir da usina de Itataia, em Santa Quitéria, município do Sertão Central. Serão investidos cerca de R$ 870 milhões no projeto, entre recursos próprios da empresa e financiados pelo BNB.

O Cedin é o órgão colegiado de definição e deliberação da política de incentivos do Governo, para atrair novas indústrias e investimentos ao estado. De acordo com o Presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (Cede), Alexandre Pereira, esse investimento sinaliza uma expansão de diversos setores da economia cearense. "Esse investimento consolida uma vocação antiga daquela região que é a extração de minérios. Quando a empresa estiver operando, vai fortalecer a economia local e regional, agregando valor a cadeia produtiva. Teremos impacto positivo tanto no setor agroindustrial, como de logística e transporte".

Na jazida de Itataia, o urânio encontra-se associado ao fosfato, o que lhe dá a capacidade de produzir fertilizantes e suplemento alimentar para animais como bovinos, caprinos, ovinos etc. "A luta para explorar a usina de Itataia é muito antiga, a operação desse empreendimento é estratégica para a economia do Ceará", destaca o secretário Alexandre Pereira.

CMDCA de Cariré/CE realizou a primeira reunião de 2014, com uma movimentada pauta e a posse de novo conselheiro tutelar


No último dia 9 de janeiro foi realizada na "Casa dos Conselhos", nesta cidade, a primeira reunião de 2014 do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Cariré/CE, à qual se fizeram presentes vários conselheiros tutelares e de direito. 


A abertura dos trabalhos foi dirigida pelo secretário executivo dos Conselhos Municipais de Cariré/CE, Francisco Douglas Farias.


Esteve presente à reunião a nova secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social de Cariré, Maria Vilma Aguiar, que fez um importante pronunciamento voltado aos conselheiros tutelares e de direito, desejando a todos um profícuo trabalho por todo este ano de 2014.


Na ocasião foi empossado o conselheiro tutelar suplente Edson Chaves da Cunha, mais conhecido por "Nenê Vara", em substituição à conselheira titular Antônia Beatriz Rodrigues de Melo.  

FOTOS: Jornalista Vicente José Rodrigues - 0003075/CE - MT
Estiveram também presentes à reunião mensal de janeiro de 2014 os representantes dos seguintes órgãos governamentais e da sociedade civil: Secretaria Municipal da Educação, Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE), Prefeitura Municipal de Cariré, Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvmento Social, Secretaria Municipal da Saúde, Pastoral da Criança, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associação dos Agentes Comunitários de Saúde, Associação Flor de Mandacaru, Conselhor Tutelar de Cariré.

Mais cinco alunos da Escola Marieta Cals, de Cariré/CE, foram aprovados no SISU, para ingresso na educação superior


A Escola Marieta Cals mais uma vez festeja a aprovação de seus alunos para a educação superior. No dia em que muitos de nossos estudantes efetivam a sua vaga na UVA por meio da sua matrícula, outros tomam conhecimento de sua aprovação via SISU. É que nesta segunda-feira, dia 13 de janeiro, foi divulgada a primeira chamada do SISU (Sistema de Seleção Unificada) e, confirmando o sucesso do ensino desenvolvido nesta instituição de ensino, mais estudantes são aprovados. 

Desta feita, o destaque é para a aprovação de estudantes que ainda estão no 2º ano. É o caso do estudante José Alves do Nascimento

Eis a lista de aprovados:
- Cleiciana Rodrigues Brito (3º lugar - FINANÇAS - UFC SOBRAL)
- José Alves do Nascimento (3º lugar - TELEMÁTICA - IFCE - TAUÁ)
- Nila Rodrigues de Mesquita (4º lugar - REDES DE COMPUTADORES - IFCE JAGUARIBE)
- Thiago Andrade Carneiro (7º lugar - MECATRÔNICA INDUSTRIAL - IFCE CEDRO)
- Francisco Fábio dos Santos Vieira (7º lugar - IRRIGAÇÃO E DRENAGEM - IFCE SOBRAL).


A Escola Marieta Cals se orgulha por mais este feito de nossos estudantes, enquanto mantém a expectativa de mais aprovações. Afinal, ainda vai haver a segunda chamada do SISU e a lista de espera. 

Outra expectativa é com relação ao ProUni, o qual abre inscrições hoje, no qual deveremos ter mais aprovados. 

A escola aproveita para parabenizar aos estudantes e aos seus pais por mais esta conquista e que, com o acesso à Universidade, novos horizontes possam abrir.

Anti-inflamatórios aumentam risco de doenças cardíacas, diz estudo


Um estudo britânico sugere que anti-inflamatórios analgésicos, como o ibuprofeno e o diclofenaco, podem aumentar o risco de doenças cardíacas quando ingeridos em grandes doses.

Estudos passados já haviam apontado a relação entre anti-inflamatórios e problemas do coração, mas esta é a primeira vez que uma pesquisa faz uma análise em detalhe.

O estudo foi publicado na revista científica Lancet. 

Os pesquisadores, da Universidade de Oxford, analisaram os prontuários de 353 mil pacientes para avaliar o impacto dos anti-inflamatórios, que são medicamentos não-esteroides e no Brasil são comercializados em produtos como Voltaren e Cataflan. 

Eles examinaram receitas médicas de altas doses dos anti-inflamatórios, de 150 mg de diclofenaco ou 2.400 mg de ibuoprofeno diariamente, e não as prescrições para pequenas doses, que podem ser adquiridas na farmácia sem receita. 

Eles concluíram que, para cada mil pacientes analisados, o risco de ataque cardíaco aumentava de 8 para 11 por ano. Eles também registraram quatro casos adicionais de falência cardíaca e uma morte, além de casos de sangramento no estômago. 

"Três casos adicionais de ataque cardíaco por ano pode parecer um risco baixo, mas cabe aos pacientes julgarem se querem tomar os medicamentos", disse o pesquisador-chefe, Colin Baigent. 

Baigent salientou que os resultados da pesquisa não devem preocupar pessoas que tomam baixas doses dos medicamentos para tratar dor de cabeça, por exemplo. 

No entanto, ele alerta que quem já corre risco de ter doenças cardíacas tem mais chance de desenvolver as complicações se tomar altas doses dos anti-inflamatórios. 

Tábua de salvação 

Um terceiro medicamento analisado no estudo, naproxeno, acusou riscos menores de complicações cardíacas e tem sido prescrito por médicos para pacientes considerados de alto risco. 

Exercício pode ser tão bom quanto remédio para coração, diz estudo


Um estudo realizado por cientistas nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha afirma que exercícios físicos podem ser tão eficientes no combate a doenças cardíacas quanto remédios.

O trabalho foi publicado na revista científica British Medical Journal (BMJ). Os cientistas analisaram centenas de testes que envolveram 340 mil pacientes na busca de uma comparação entre o efeito de exercícios físicos e medicamentos.

As atividades físicas obtiveram resultados semelhantes aos dos medicamentos para doenças cardíacas. A exceção foram os remédios chamados diuréticos. Estes tiveram melhores resultados do que a atividade física no combate a doenças cardíacas.

No caso de derrames, os exercícios tiveram eficácia ainda superior a dos remédios, segundo os pesquisadores.

Especialistas alertam que isso não significa que as pessoas devem abandonar o uso de remédios, em prol de exercícios. Eles recomendam que ambos sejam usados ao mesmo tempo no tratamento de doenças.

Cientistas desenvolvem supercola para emendar 'corações rompidos'


Cientistas americanos desenvolveram uma supercola com o potencial de "remendar" problemas no coração durante uma cirurgia ou interromper hemorragias em campos de batalha.

O novo adesivo poderá até substituir as suturas e grampos em cirurgias do coração, vasculares ou do sistema digestivo,

A equipe já realizou testes em porcos que mostraram que supercola pode selar defeitos no coração em uma questão de segundos e ainda aguentar a pressão dentro do coração.

O produto poderá está disponível para o uso em humanos dentro de dois ou três anos, depois de mais testes.

Os médicos já usam um tipo de cola, um adesivo, em pacientes para fechar ferimentos, substituindo pontos e grampos.

Mas, até o momento, esta cola de uso médico ainda não era forte o bastante para aguentar as forças dentro das câmaras do coração ou dos grandes vasos sanguíneos.

A pesquisa foi divulgada na revista especializada Science Translational Medicine.