Município de Cariré esteve presente à reunião sobre demandas emergenciais da saúde, realizada no auditório da Aprece


Secretaria da Saúde de Cariré esteve presente à reunião sobre demandas emergenciais da saúde, realizada no auditório da Aprece, em Fortaleza, com a finalidade de discutir sobre uma definição de soluções para a falta de medicamentos para a Atenção Básica e atraso no repasse dos incentivos do Ministério da Saúde. O evento foi promovido pela Aprece, em parceria com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (COSEMS) e a Secretaria da Saúde (SESA). Estiveram presentes alguns prefeitos e secretários municipais de saúde de todos os municípios filiados.


O secretário Executivo da SESA, Acilon Gonçalves (na foto), falou que a SESA está acompanhando a situação de todos os municípios. Relatou que na maioria dos casos, a falta de medicamentos é consequência da escassez da matéria prima para produção dos mesmos. O atraso de fornecedores é elencado como motivo principal para a situação de abastecimento irregular.


A coordenadoria de Assistência Farmacêutica da SESA, Dilne Mendes Mesquita (na foto) apresentou uma planilha com o relatório de distribuição de quantidade programada versus atendida da Assistência Farmacêutica em 2014. De acordo com o documento, 167 itens são distribuídos aos municípios, onde destes, cerca de 50% estão em estoque.


Alguns participantes relataram que os municípios vêm sofrendo muitas críticas gratuitamente por parte da população quando na verdade a culpa não é dos gestores. Na ocasião, alguns prefeitos reivindicaram um tratamento melhor por parte da SESA e do Estado.


Os representantes da SESA ressaltaram os esforços que estão sendo feitos para regularizar esse abastecimento.  A previsão de atendimento do primeiro trimestre é para 30 de julho. Na ocasião foi reafirmado que a Coordenação de Assistência Farmacêutica, assim como todas as áreas da Secretária da Saúde que possuem interface com o ciclo logístico de medicamentos da AFA e AFS, está priorizando a normalização de todos os medicamentos que fazem parte desses elencos 
 (Informações compiladas do Site http://aprece.org.br/ - Fotos do enviado especial da Secretaria da Saúde de Cariré, enfermeiro e jornalista profissional Vicente Rodrigues)