Prefeita culpa Nossa Senhora da Purificação por falência do município de Saboeiro, no Ceará

A prefeita de Saboeiro, Micheline Pinheiro (PSD), disse que a falência do município – sem dinheiro algum para os serviços públicos – é culpa de Nossa Senhora da Purificação, padroeira da cidade, a quem chamou de “amaldiçoada” . Ela se refere à imagem da santa que foi inaugurada ainda na gestão do ex-prefeito Marcondes Ferraz em 2016.

Segundo a prefeita, todos os recursos municipais foram destinados à construção da estátua para incentivar o turismo religioso.

A declaração de Micheline tem repercutido mal tanto na comunidade católica quanto na evangélica. Intolerância religiosa não é a solução para Saboeiro.

Sobral: Caos na Santa Casa coloca a vida de pacientes em risco

O único hospital de referência em trauma e AVC da zona norte do Estado está sem tomógrafo e ressonância, equipamentos fundamentais para diagnosticar traumatismos e AVC, impossibilitando, porventura, que pacientes entrem em cirurgia. Sem tais exames, fica impossível a equipe médica realizar os procedimentos cirúrgicos com segurança, o que pode acabar agravando o quadro e até levar a morte em poucas horas dependendo do caso.

A situação é caótica e de alto risco para os pacientes que estão precisando passar por cirurgia de urgência e já lotam os corredores do hospital.

O serviço de urgência e emergência sobrevive agonizando com o dobro de pacientes que sua capacidade oferece, com pacientes em macas e cadeiras em todos os corredores e sala de espera.

Há pacientes internados em macas até na área de espera do atendimento de baixa complexidade. Tal situação se deve a ausência dos exames de tomografia em tempo hábil para avaliação neurológica ou neurocirúrgica, fazendo os pacientes esperarem por tempo indeterminado quando nesses casos, a urgência é imprescindível para o diagnóstico. 

Começo de feriadão de Finados já registra 30 mortes no Ceará

Trinta pessoas tiveram morte violenta no Ceará no início da Operação Feriadão de Finados, em todo o estado, iniciada ainda na quarta-feira (1º). Conforme o registro das autoridades da Segurança Pública, 28 pessoas foram assassinadas e outras duas morreram vítimas de acidentes de trânsito. A mobilização só termina no próximo domingo (5).

Em Fortaleza, 12 pessoas foram assassinadas entre a quarta e quinta-feira, nos seguintes bairros: Aldeota (2 casos), Palmeiras (2), Conjunto Ceará (2), Mucuripe (2), Jangurussu (2), Mondubim e Bonsucesso. Entre os casos, um duplo assassinato, onde um casal foi executado a tiros dentro de uma residência na Favela da Estiva, localizada na Avenida Vicente de Castro, Mucuripe.

Na Região Metropolitana de Fortaleza, cinco assassinatos ocorreram nos Municípios de Maracanaú (2 casos), Caucaia, Maranguape e Cascavel. O corpo de um homem foi encontrado na manhã de quinta-feira nas dunas do Cumbuco, em Caucaia. A vítima foi decapitada e teve também uma das mãos arrancada. Os órgãos mutilados foram deixados sobre o que sobrou do corpo. O morto foi identificado por Wanderley.

Ceará tem média diária de 4,2 crimes de estupro em 2016

Ceará teve uma média de 4,2 estupros por dia em 2016, mais do que no ano anterior, quando a média foi de 3,9 crimes por dia. Conforme estudo do Fórum Nacional de Segurança divulgado nesta semana, foram 1.538 estupros denunciados no Ceará em 2016; em 2015 foram 1.454.

Fortaleza é a cidade com maior número de casos, segundo o estudo. Foram 458 estupros apenas na capital cearense, uma média de 1,2 casos por dia. Apesar do número alto, Fortaleza uma das poucas cidades onde a ocorrência desse tipo de crime reduziu em relação a 2015, quando foram registrados 483 estupros.

O Fórum Nacional de Segurança registra também os crimes de tentativa de estupro, foram 234 em 2015 e 265 em 2016.

Candidatos do Enem no Ceará devem ficar atentos ao horário de verão; confira o cronograma conforme o horário local no CE

Os 365 mil inscritos aptos a fazer a prova do Enem no Ceará devem ficar atentos ao horário de verão. Apesar de o cartão do candidato afirma que os portões fecham às 13h, horário limite para a chegada dos estudantes, essa informação segue o horário de Brasília. No Ceará, que está fora da mudança do horário de verão, os portões fecham ao meio-dia.

Nos anos anteriores, houve vários casos de pessoas que confundiram o horário e perderam a prova. Os responsáveis pelos locais de prova costumam ser extremamente pontuais e rigorosos, por isso o Inep recomenda que o candidato chegue ao local de prova uma hora antes, para evitar a perda da prova devido a congestionamento no trânsito ou outros problemas eventuais.

As provas ocorrem nos próximos domingos (5 e 12 de novembro). Confira o cronograma estabelecido pelo Inep conforme o horário local no Ceará:

Abertura dos portões: 11h (horário local no Ceará)
Fechamento dos portões: 12h (horário local no Ceará)
Início das provas: 12h30 (horário local no Ceará)
Saída permitida a partir das 14h30 sem o caderno de provas.
Saída liberada com o cartão de provas: 17h30 (horário local no Ceará)
Fim da prova: 18h (horário local no Ceará).