STDS de Cariré promoveu reunião com agentes de saúde, para a erradicação do subregistro civil de nascimento das crianças de 0 a 1 ano de idade

FOTO: CORTESIA DA SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DE CARIRÉ

Combate ao subregistro civil de nascimento das crianças de 0 a 1 ano, no Município de Cariré

"Foi realizado no dia 22 de julho de 2011, na sede da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, uma reunião com os agentes comunitários de saúde, com o intuito de mobilizar os participantes para erradicar o subregistro civil de nascimento no Município de Cariré. O público é crianças de 0 a 1 ano de idade, que não possuem registro civil. Na ocasião, a srta. Mirna Moraes Aguiar, articuladora do Selo Unicef 2009-2012, mostrou os índices do município e pediu a participação de todos os agentes comunitários de saúde. Em seguida, os assistentes sociais João Carlos Alcântara Leôncio e Adriana das Chagas Vieira Leôncio entregaram questionários, para que fosse realizado um levantamento de todas as crianças de 0 a 1 ano de idade que não contam com a certidão de nascimento.

Depois de feito o levantamento, todas as famílias serão visitadas pelos técnicos do Centro de Referência da Assistência Social-CRAS, quando será realizado um trabalho de conscientização com os familiares, para que não exista mais criança sem registro civil de nascimento em nossa cidade, uma vez que o ser humano só passa a ser considerado cidadão, quando tem sua certidão de nascimento".

AUTORA DA MATÉRIA:

Adriana das Chagas Vieira Leôncio - assistente social da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Cariré.