Prefeitura Municipal de Cariré / Secretaria da Saúde / Conselho Municipal promoveram com êxito total, a 5ª Conferência Municipal da Saúde de Cariré

FOTOS: VICENTE J.RODRIGUES

























Nas imagens de 1 a 5, reunião dos grupos de trabalho

Contando com notável presença de usuários, conselheiros municipais e profissionais da saúde, secretários municipais, vereadores, sub-prefeitos, líderes comunitários e religiosos, foi realizada ontem (15), nesta cidade, na quadra esportiva Raimundo Nery, a 5ª Conferência Municipal da Saúde de Cariré, com o tema "Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, política pública, patrimônio do Povo Brasileiro" e com o seguinte eixo:"Acesso e Acolhimento com Qualidade-Um Desafio para o SUS", o qual foi discutido em painéis centrais e mesas redondas, com coordenação, secretaria e participação de expositores, indicados pela Comissão Organizadora, assegurando o debate com os delegados e convidados.

A programação teve início à partir das 8 horas, quando foi realizada a Plenária de Abertura, com apreciação do Regulamento. Na ocasião, foram prestadas homenagens à Rogena Weaver Noronha Brasil, assessora do Conselho Estadual de Saúde (Cesau) e à Lucila Rodrigues Magalhães, diretora da 11ª Regional da Saúde de Sobral, que foi representada por José Otaviano Lopes, em virtude dos inestimáveis serviços prestados ao Município de Cariré, por parte daquelas renomadas e dedicadas profissionais da saúde.

Compuseram a mesa de abertura da Conferência, o prefeito Antônio Martins, acompanhado da primeira dama Virgina Souza Aguiar, o presidente do Conselho Municipal da Saúde e secretário da Saúde de Cariré, Francisco Rosemiro Guimarães, o presidente da Câmara Municipal de Cariré, Francisco Nery Neto, o representante do Conselho Estadual da Saúde (Cesau), Francisco Anastácio Dourado Félix, a representante dos conselheiros usuários, IVaneide de Araújo e o coordenador da 5ª Conferência Municipal da Saúde, Francisco Rodrigues Martins, dentre outros convidados especiais.

Dentre os oradores do evento, destacamos a palavra do prefeito de Cariré, Antônio Rufino Martins, que apresentou mensagem de boas vindas aos conselheiros, delegados e participantes, afirmando que "convocamos a 5ª Conferência Municipal da Saúde, com o intuito de aproximar cada vez mais a participação da comunidade, nas decisões e planejamento do Setor Saúde de Cariré. Para isto, foram realizadas nove Pré-Conferências Municipais da Saúde nos Territórios da Estratégia Saúde da Família, com ampla participação, mostrando o interesse da comunidade em colaborar e propor novas realizações". Compareceram ainda ao evento, o secretário da Saúde de Mucambo, Jailson Rodrigues Melo e a secretária da Saúde de Varjota, Iara Maria Aragão.

Às 9h30min, foi apresentado o painel sobre "O Sistema Municipal da Saúde de Cariré: realizações e desafios". Expositor: Francisco Rosemiro Guimarães Ximenes Neto. Às 10h10min foi iniciada a 5ª Conferência Municipal da Saúde:"Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro". Conferencista: Rogena Weaver Noronha Brasil. Às 13 horas, foram realizados os trabalhos de grupos. Às 15h30min, aconteceu a Plenária final, sob a coordenação de Rogena Weaver Noronha Brasil. Logo após, foram apresentadas as propostas dos trabalhos de grupos, que foram votadas e/ou rejeitadas pelos delegados eleitos nas pré-conferências municipais e os outros delegados natos. O encerramento da 5ª Conferência Municipal da Saúde, ocorreu às 17horas, com as eleições de delegados à 6ª Conferência Estadual da Saúde, que será realizada em Fortaleza, no segundo semestre deste ano.

STDS de Cariré e Projovem Adolescente promoveram entrega de certificados aos concludentes do Curso de Embalagem para Presente, em Alto Feliz

FOTOS: VICENTE J.RODRIGUES




A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Cariré em parceria com o Programa Projovem Adolescente e por meio da Empresa CR Crescimento, contratada por licitação pública, fez a entrega de certificados de conclusão do Curso de Fabricação de Embalagem para Presente, a um total de 19 alunos(as), ontem (15), na localidade de Alto Feliz. Vale destacar que em meio a esses concludentes, estavam duas senhoras mães de família, que frequentaram as aulas ao lado de seus filhos(as). Algumas crianças também participaram. O referido curso foi realizado de 13 a 15 de julho, na sede do Projovem Adolescente local. Realmente, em três dias de duração das aulas, os jovens adolescentes conseguiram produzir belas matrizes de embalagens para presentes, o que encantou a todos que viram de perto seus trabalhos artesanais.


Falando aos concludentes adolescentes do Curso de Embalagem para Presente, a primeira dama e secretária municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, Virgina Souza Aguiar, afirmou que "todos deveriam ter seriedade e compromisso, no sentido de continuar fazendo o que aprenderam no referido curso e, com as vendas dos produtos por eles fabricados, poderiam angariar alguns recursos financeiros, para melhoria da renda própria e/ou de suas famílias, além de estarem afastados do ócio e do perigo das drogas".

Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Cariré-ACCOCA promoveu importante reunião na localidade de Meio Dia

No dia 10 de julho, na localidade de Meio Dia, foi realizada uma importante reunião da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Cariré (ACCOCA), que contou com as presenças do prefeito municipal Antônio Martins, da primeira dama e secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Virgina Souza Aguiar, do presidente da Câmara Municipal de Cariré, Francisco Nery Neto, do presidente da ACCOCA, Romualdo Teles e do gerente do Banco do Nordeste do Brasil(BNB), sr. Ari e demais associados da referida associação de cridores.

A finalidade da realização da mencionada reunião foi buscar melhores alternativas de melhoria para os agropecuaristas de Cariré, através de projetos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que financia projetos individuais ou coletivos, que gerem renda aos agricultores familiares. O programa possui as mais baixas taxas de juros dos financiamentos rurais, além das menores taxas de inadimplência entre os sistemas de crédito do País. Outros assuntos de relevantes interesses para o homem do campo do Município de Cariré também foram discutidos.