Prefeitura de Cariré / STDS / COMDIM realizaram no dia 29 de agosto de 2011, a I Conferência Municipal da Mulher

EDIÇÃO ESPECIAL
FOTOS & TEXTOS:VICENTE J.RODRIGUES

























Numa realização da Prefeitura Municipal de Cariré, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social-STDS e em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), foi realizada hoje, dia 29 de agosto, das 8:00h às 12h30, na sede própria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais local, a I Conferência Municipal da Mulher de Cariré, que abordou o seguinte tema:"O Fortalecimento da Autonomia Econômica, Cultural e Política das Mulheres, Contribuindo para a Erradicação da Extrema Pobreza e para o Exercício da Cidadania das Mulheres no Brasil".

Segundo o texto do cerimonial da Conferência, que foi lido aos presentes, "consolidar a igualdade de gênero não depende só da vontade política de um governo, mas depende sobretudo, da construção de uma política de gênero no País, com atribuições claras e bem definidas para três esferas de governo, ou seja, Município, Estado e União e, bem como, para o Poder Legislativo e Judiciário, dialogando e construindo a com os poderes constituídos e com a sociedade civil como um todo".

Segundo ainda o texto do cerimonial, "esperamos que essa Conferência seja um marco para a implementação e execução de políticas públicas voltadas à mulher de nosso município e que a plenária possa estar criando várias propostas em prol dos direitos e melhor qualidade na vida das mulheres do Brasil, lembrando que as propostas aqui elaboradas, serão encaminhadas à Conferência Estadual e, de lá, poderá seguir para Conferência Nacional. Estejamos portanto, nós aqui presentes, desprovidos de todo e qualquer tipo de preconceito; avançar ainda mais na busca de igualdade de direitos e vamos lutar por uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária".

Após a composição da mesa do cerimonial e da apresentação dos conselheiros do COMDIM, fizeram uso livre da palavra, a primeira dama e secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social de Cariré, Virgina Souza Aguiar, e o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Francisco Nery Neto, representado o prefeito Antônio Martins. Em seguida, a sra. Humberlândia Mesquita, presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher-COMDIM, decretou a abertura da I Conferência Municipal da Mulher de Cariré. Na ocasião, foi feita a leitura do Regimento Interno da Conferência Municipal que, após lido, recebeu a aprovação por parte da maioria do plenário. A assistente social da STDS de Cariré, Adrana das Chagas Vieira Leôncio, foi a palestrante da referida Conferência. Logo depois, foram formados os grupos de trabalho, que abordaram cinco eixos.

No final do evento, foram escolhidas(os) as(os) delegadas(os) do Município de Cariré, que participarão da próxima Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, a realizar-se em Fortaleza.