Começa neste sábado (19/03), a Oficina de Cultura Afro, na Fábrica de Cultura de Cariré-CE

DIVULGAÇÃO: Secretaria da Cultura de Cariré-CE

Será realizada nos dias 19 e 20 de março, na Fábrica de Cultura de Cariré, a Oficina de Cultura Afro, com carga horária de 20 horas/aula e entrega de certificado aos participantes da mesma. A Oficina é mais uma realização do "Ponto de Cultura - Cultura Viva no Sertão", com apoio total da Prefeitura Municipal de Cariré, através da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude, Associação Beneficente de Muquém e da Associação de Arte e Cultura Flor de Mandacaru de Cariré-CE.

Realizada reunião com os agricultores do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da fazenda Retiro

Aconteceu na tarde do último dia 07 de março, mais uma reunião com os agricultores do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) de Cariré, para o ano de 2016. A reunião aconteceu no sítio do Jairo, na fazenda Retiro, onde alguns agricultores produzem em regime de meia as bananas que fornecem ao PAA. Está já é a terceira reunião, quando foram debatidos prazos de entrega, qualidade dos produtos, acondicionamentos, pagamentos e outros temas correlatos. Desta feita, a reunião foi exclusiva com os fornecedores de frutas e hortaliças, comparecendo mais de 10 produtores, alguns também fornecedores do PNAE em Cariré. 

Esta reunião reforça os laços de parceria firmado entre a SDA, MDS, STDS de Cariré, Secretaria de Agricultura de Cariré, e Escritório local da Ematerce, em oferecer sustentabilidade ao homem do campo, no escoamento da sua produção e na qualidade do seu convívio com a permanente seca que assola o semiárido nordestino. 

Nada disto teríamos conseguido se a agropecuária familiar não fosse uma prioridade do Governo do Estado do Ceará, e para o prefeito municipal de Cariré, Antônio Martins, porque em outros municípios também são oferecidas as mesmas condições e não realizam 1/3 do que o município de Cariré realiza hoje, com relação ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Em nosso Município já são cerca de 40 agricultores beneficiados desde ano passado. 

Por outro lado, a primeira dama e secretária da Educação de Cariré, Virgina Souza Aguiar, declarou que o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) existe desde 2009 em nosso Município e o PAA/SDA desde 2011 e, desde então, vem se fortalecendo, se estruturando e crescendo ininterruptamente. Por isso é que somos um dos municípios que hoje consegue beneficiar um dos maiores números de agricultores do Ceará, com investimentos próximos a 240 mil reais por ano. 

No final da reunião, após uma grande avaliação do que tem realizado até agora foi o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em Cariré, Jairo ofereceu um lanche a todos.

AUTOR DA MATÉRIA:
Virgílio Félix de Lima - coordenador do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) de Cariré e assistente social do CRAS da Sede.



FOTO/ARQUIVO

CONVITE - SESC/Sobral apresentará o espetáculo "Oh! Terrinha Boa", dia 22 de março, às 19h30, no Mercado Público de Cariré-CE

DIVULGAÇÃO: Secretaria da Cultura de Cariré/CE

Esse importante evento cultural é uma realização do Governo Municipal de Cariré e SESC de Sobral, em parcerias com a Secretaria Municipal da Educação (SME),  Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude (SCEJ) e apoio das demais Secretarias Municipais de Cariré-CE.