Escola de Ensino Médio Marieta Cals realiza intensa atividade durante a 13ª Semana de Museus


O Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) promoveu entre os dias 18 e 22 de maio, em todo o Brasil, a Semana Nacional dos Museus, evento que envolve milhares de museus por todo o país em torno de um tema, que esse ano foi: “Museus para uma Sociedade Sustentável”.
A Escola Dona Marieta Cals, é claro, não poderia ficar de fora! Afinal, em nossa escola não nos atemos apenas ao conhecimento livresco, tradicionalista, nos voltamos também para a valorização do patrimônio histórico e cultural, essencial para uma verdadeira integração dos estudantes à sociedade de forma consciente, responsável e cidadã.
De tal forma, realizamos sob a tutela do Professor Edson Silveira, supervisor do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) de História, duas ações de educação patrimonial.
Na quarta-feira (20), os estudantes foram levados até Sobral, à Casa do Capitão-Mor, onde fizeram um tour histórico pela cidade, das margens do Rio Acaraú, até o corredor histórico, passando por importantes pontos históricos e culturais sobralenses. Certamente, o aprendizado adquirido nessa aula será de grande valor para todos os participantes, e especialmente para os vestibulandos que concorrerão a vagas na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), uma vez que questões sobre História Local são cobradas no exame do processo seletivo.
A Semana Nacional dos Museus não parou por aí. Nesta sexta-feira (22), o último dia do grande evento, foi a vez de visitar o Museu Euclides Rufino, de Cariré. Peças selecionadas pelos estudantes de História do INTA (bolsistas do PIBID), juntamente da Sra. Socorro Moraes, foram dispostas pelo auditório da Fábrica de Cultura, o que proporcionou contato direto por parte dos jovens, notoriamente fascinados com os objetos. 
Uma belíssima homenagem ao fundador Sr. Euclides Rufino, e sua viúva, Sra. Socorro Moraes foi preparada pela equipe do PIBID e os estudantes EMC, com uma belíssima peça que enfocou o grande legado deixado pelo Sr. Euclides Rufino, e o desafio da Sra. Socorro Moraes de preservá-lo.
A narrativa, lida pela jovem Paola (3º B), resgatou ainda a memória do município de Cariré, desde sua origem como agrupamento humano, até seu desenvolvimento impulsionado pela Estação Ferroviária, que culminou com a sua emancipação. Tipos populares da história local, corriqueiramente esquecidos pela História Oficial, foram retratados, como: doceira, rendeira, vaqueiro, maquinistas. Personagens que normalmente são negligenciados na Memória Oficial em detrimento de pessoas ilustres, como políticos e homens de negócios, ainda que todos sejam sujeitos históricos de relevância.
Ações como essas, comuns na Escola Dona Marieta Cals, é que fazem a diferença na formação humana do indivíduo, por isso todos nos orgulhamos de Sermos Marieta Cals!.

Vereador Doriedes solicita a construção de uma praça pública para o "Bairro do Fórum"; requerimento foi aprovado pelo plenário da Câmara Municipal de Cariré

Crédito: Edilson Fotografias / Cariré-CE
O plenário da Câmara Municipal de Cariré aprovou por unanimidade, o requerimento de autoria do vereador Doriedes Honório de Sousa, solicitando ao prefeito Antônio Martins, a construção de uma praça pública no Bairro do Fórum, precisamente na confluência entre as ruas Aderbal Portela, Eriberto de Sá Ponte e Vicente Araújo Chaves. 

Doriedes de Sousa, que também que também exerce o cargo de presidente da Mesa Diretora da Casa do Povo, justifica em sua proposição: "Os motivos que fundamental tal pedido são de extremos importantes, levando em consideração que a área para a qual se solicita a praça, é extremamente carente de um investimento nesse segmento, pois é uma parte da nossa cidade com uma expressiva população de idos, jovens e crianças, e não têm uma praça, local onde os habitantes daquela região da cidade possam realizar momentos de recreação e socialização".

Vereador Robson Pessoa solicita o piso salarial nacional para agentes de combate às endemias e agentes de saúde do município de Cariré-CE

Na recente sessão itinerante da Câmara Municipal de Cariré, no auditório da Escola Profissional Guiomar Belchior Aguiar, nesta cidade, foi aprovado por unanimidade, o requerimento do vereador Robson Ribeiro de Aguiar (Robson Pessoa), solicitando que o plenário da Casa do Povo envie um ofício ao prefeito municipal Antônio Martins, reivindicando a implantação do valor de R$ 1.014,00 mensais, como piso salarial dos agentes de combate às endemias e dos agentes de saúde do município de Cariré-CE.

O vereador Robson Pessoa, que também exerce o cargo de primeiro secretário da Câmara Municipal, justifica a sua proposição nos seguintes termos:"O referido requerimento tem como objetivo oferecer à categoria dos agentes de combate às endemias e dos agentes de saúde, um piso salarial condizente com os serviços que desempenham em prol da saúde da população do município de Cariré. Os mesmos vêm exercendo um serviço de extrema qualidade, tendo como consequência a diminuição dos percentuais de incidência de doenças parasitárias na sede e distritos de Cariré".

Encerrada com êxito, a programação da 13ª Semana de Museus, que teve como tema: "Museus para uma Sociedade Sustentável", numa promoção do Museu Euclides Rufino e Secretaria da Cultura de Cariré-CE


Visita de grupo de alunos do Colégio Quirino Rodrigues.

Visita de alunos da Escola Lucas Rodrigues de Brito, do distrito de Alto dos Honório.

Palestra sobre museu e preservação do meio ambiente, no auditório da Fábrica de Cultura de Cariré-CE.

Durante a programação da 13ª Semana de Museus, realizada no período de 18 a 22 de maio, várias atividades foram promovidas pelo Museu Euclides Rufino, desta cidade, com apoio total da Prefeitura Municipal de Cariré, através da Secretaria da Cultura. Este ano, a referida semana teve como tema:"Museus para uma Sociedade Sustentável".

Dentre as ações comemorativas, foram realizadas visitas guiadas de alunos das escolas da rede municipal de ensino, particular e estadual, além de palestras educativas sobre o tema, nas dependências do próprio museu e alternando com palestras no auditório da Fábrica de Cultura, que fica bem próximo ao Museu Euclides Rufino.

Museus e melhores práticas
O tema deste ano, sugerido pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) para o Dia Internacional dos Museus (18 de maio) lembra que, como educadores e mediadores culturais, os museus exercem papel fundamental na construção do desenvolvimento sustentável, fomentando novas formas de vida e desenvolvimento dentro dos limites da natureza e servindo como laboratório para melhores práticas.


CONFIRA ABAIXO, MAIS FOTOS DAS AÇÕES REALIZADAS NA 13ª SEMANA DE MUSEUS:
Palestra da secretária da Saúde de Cariré, Dra. Rita Luíza Braga Honorato, a um grupo de alunos.