CAPS promoveu o "Momento da Beleza" dentro da programação do 'Setembro Amarelo'

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) de Cariré-CE continua realizando no corrente mês, atividades informativas de e conscientização  sobre o Setembro Amarelo, com rodas de conversa e apoio, palestras e ações de acolhimento e valorização da vida junto aos pacientes e à população como um todo. Assim é nesta sexta-feira (24/09), a Coordenação do Caps de Cariré promoveu momentos de socialização e de valorização pela vida, quando promoveu em sua sede própria, o "Momento da Beleza" que contemplou pacientes/usuários do CAPS, com a realização de cortes de cabelo e de unhas, maquiagem, relaxamento e fisioterapia, dentre outros atendimentos.

O objetivo da Campanha Setembro Amarelo é engajar toda a comunidade na defesa e valorização da vida, fornecer ferramentas para acolhimento de pessoas em sofrimento mental e disseminar informações adequadas sobre o assunto. 

Vale ressaltar que o Setembro Amarelo é uma campanha nacional que destaca a importância da saúde mental, da valorização da vida e da prevenção ao suicídio, reunindo profissionais de saúde, sociedade civil e demais atores sociais para a realização de ações informativas, espaços de acolhimento e de conscientização visando a prevenção e superação do estigma social sobre o suicídio. 


UBS de Juré-Cariré promove palestras para alertar jovens sobre a prevenção ao suicídio

 

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Este ano com o tema: "Agir salva vidas", a ação visa reduzir os índices de suicídio. Em Cariré, na região Noroeste do Ceará, a campanha vem estendendo por todo o mês de setembro de 2021.  


Por sua vez, a equipe do Programa Saúde da Família (PSF) pertencente à Unidade Básica de Saúde (UBS) da localidade de Juré, se deslocou até a Escola Municipal de Juré, onde promoveu nesta sexta-feira (24/09), palestras alusivas à prevenção ao suicídio, que foram dirigidas a grupos de jovens alunos, através de uma 'roda de conversas', exibição de cartazes/folderes referentes ao Setembro Amarelo, como vemos nas fotos acima.

CAPS realiza palestras sobre a prevenção ao suicídio na UBS da Sede 2 do 'Bairro da Igrejinha'

Por ser mês (Setembro Amarelo) dedicado aos cuidados na prevenção ao suicídio, continuam acontecendo várias ações de socialização, prevenção e orientação à população em geral, por parte do CAPS I e das unidades básicas de saúde localizadas nos Territórios do Programa Saúde da Famílai (PSF). Assim é que na Unidade Básica de Saúde Joaquim Ferreira Martins, localizada no Bairro da Igrejinha, foram realizadas palestras sobre a prevenção ao suicídio por parte de uma equipe do CAPS I de Cariré.

Vereadores de Cariré participam de capacitação técnica para adquirir novos conhecimentos

Numa iniciativa da Presidência da Câmara Municipal de Cariré/CE, foi realizada na quinta-feira (23/09), no Plenário Zélia Martins Ramos de Barros, uma capacitação para todos os vereadores, com objetivo de proporcionar aos mesmos conhecimentos sobre a atuação do vereador, a liderança e a gestão, a competência da Câmara Municipal, o Regimento Interno, dentre outros assuntos técnicos, no sentido de que todos possam desempenhar suas funções legislativas a contento.

🔺Momento da palestra técnica Irlanda Pontes sobre “Liderança e Gestão”. 

A formação foi realizada com a participação de três colaboradoras, tendo iniciado com uma palestra ministrada por Irlanda Pontes, que abordou o tema “Liderança e Gestão”. 

🔺Explanação da assessora jurídica da Câmara Municipal, Dra. Aurenisa Moraes.

🔺 Explanação da procuradora-geral do Município, Dra.Patrícia Manso.

Em seguida, foram abordados conteúdos sobre a atuação do vereador, competência da Câmara Municipal, Regimento Interno, dentre outros, tendo à frente como facilitadoras, a advogada Aurenisa Moraes, assessora jurídica da Câmara Municipal, e a advogada Patrícia Manso, procuradora-geral do Município.

Educação de Cariré promoveu a Formação de Gestão Pedagógica e sobre o Projeto Hora do Saeb


A Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Cariré-CE, promoveu na quinta-feira (23/09), simultaneamente, a Formação Gestão do Ensino Fundamental e, em seguida, a reunião dos Gestores Escolares sobre o projeto Hora do Saeb. Esses encontros são provas evidentes de que a educação de Cariré está sempre atuante, apesar da pandemia que ainda persiste a nível global e regional. A meta da Administração do prefeito Antônio Martins, em consonância com a Secretaria da Educação, é que a educação de Cariré continue sendo uma das melhores da região Noroeste do Ceará e, consequentemente, conquistando premiações a nível estadual, como vem fazendo ao longo dos últimos anos.

 

1) Leia, na íntegra, a pauta da reunião sobre 
Gestão do Ensino Fundamental: A Importância do Acompanhamento e Monitoramento para a Garantia da Aprendizagem:
 Acolhida - Curta metragem "Escolhas"
▶ Busca Ativa: prevenção ao abandono e à evasão escolar; 
▶ Obrigações de todos os gestores escolares;
 Avaliação Pedagógica: o que fazer com os resultados;
 Monitoramento da Aprendizagem: uma nova perspectiva para a gestão do ensino.


2) Leia, na íntegra, a pauta da reunião dos Gestores Escolares sobre o projeto "Hora do Saeb": 
▶ Apresentação e explanação do Projeto;
▶ Apresentação do Termo de Autorização encaminhado aos pais;
▶ Apresentação dos Polos e professores;
▶ Apresentação do Material que será trabalhado nas aulas;
➲Blocos de atividades para alunos impresso;
➲ Slide de explicação e correção;
➲ Gabaritos.
▶Sistemática de acompanhamento aos sábados;
▶Monitoramento da frequência e intervenção;
▶ Intervalo e lanche dos sábados;
▶ Dúvidas???
▶ Repasses informativos:
▶ Planejamento Mensal aos Sábados;
▶Projeto “Dia dos Professores” – (cronograma);
▶ PDDE
▶ Encerramento.