Novos conselheiros tutelares de Cariré e Groaíras passam por capacitação para exercer seus mandatos na gestão 2020/2024

Foi realizada nos dias 14 e 15 de janeiro, na sede da STDS de Cariré, a capacitação dos novos conselheiros tutelares dos municípios de Cariré e Groaíras,  que foram eleitos  durante pleito realizado em outubro de 2019. A capacitação foi promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com apoio total da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) da Prefeitura Municipal de Cariré. Os novos conselheiros tutelares titulares exercerão seus mandatos na gestão 2020/2024.

A capacitação foi ministrada pela Dra. Cristiane Valéria Carneiro de Oliveira, promotora da Comarca de Cariré, que fez explanações sobre as atribuições dos aspectos legais do Conselho Tutelar, direito à convivência familiar e comunitária, ato infracional e medidas socioeducativas; crimes em espécie e violência sexual contra crianças e adolescentes.

Para a atual presidente do CMDCA de Cariré, Beatriz Rodrigues Farias, a realização da capacitação foi bastante proveitosa, pois "é uma forma de preparar os conselheiros tutelares para que possam atender cada vez melhor nossas crianças e adolescentes, zelando por seus direitos.  Por sua vez, os conselheiros que já exercem a função terão a chance de aprimorar seus conhecimentos, enquanto que os que estão iniciando seu primeiro mandato, têm a oportunidade de adquirirem conhecimentos mais específicos para exercer a função", concluiu.

FETRAECE / STR de Cariré realizam encontro para lutar por seus direitos e protestar contra 'cortes' de aposentadorias

Diante do desmonte e precarização dos Serviços da Previdência Social (INSS) como estratégia de continuidade de retirada de direitos da classe trabalhadora rural, a  Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (FETRAECE), através da Secretária de Políticas Sociais e Terceira Idade Maria dos Navegantes, vem participando de vários eventos no interior do estado do Ceará.

Nesta manhã de quarta-feira (15), esteve em uma grande reunião no município de Cariré na zona norte, onde foi debatido com os trabalhadores rurais agricultores familiares, os efeitos negativos da lei 13.846 de 28/06/2019 e da emenda constitucional 103/2019.

Na oportunidade, a secretária de Políticas Sociais, Navegates Reis, chamou a atenção para "o alto índice de represamento dos processos de aposentadorias e pedidos de benefício sociais. Também falou das revisões intitulada pelo governo de 'pente fino que tem cortado aposentadorias já concedidas e dos indeferimentos de novos benefícios". 

O encontro contou ainda com a participação da coordenadora da região norte, Leomézia Aguiar Braz, e do coordenador Erinaldo Lima, além das presenças das representantes  do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Moraújo, Rosinha e Rosimeire.