Conselho Municipal de Educação (CME) esteve reunido para debater projetos e propostas em prol da educação de Cariré-CE

Foi realizada na última terça-feira, 20 de agosto, na sede da Secretaria da Educação , mais uma reunião mensal do Conselho Municipal de Educação (CME) de Cariré-CE. Quando importantes ações, projetos e propostas estiveram em pauta na seguinte ordem do dia:
➤Acolhida; 
Fala da presidente do CME, Eloíza Ferreira de Aguiar; 
Apresentação do Projeto Desfile 7 de Setembro - Edição 2019; XIV Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação do Ceará em Maracanaú, dia  12/09/2019; 
Proposta de Resolução nº 13/2019 que dispõe sobre as normas de Entrega do Relatório Anual de Atividades Escolares; Encerramento.

Professores de Ciências Humanas de Cariré-CE realizam aula de campo com visitas ao Museu Dom José e do Eclipse, em Sobral

A Secretaria Municipal de Educação (SME) vem realizando desde janeiro 2019, a Formação Professores de Ciências Humanas, tendo como formadora a professora Aucicléa Melo da Ponte Feijó. A formação contempla todos os professores de Ciências Humanas, incluindo História e Geografia. Na manhã do dia 21 de agosto, tiveram um momento diferente, quando  os mesmos se deslocaram de Cariré a Sobral para uma aula de campo, com intuito de aprimorar o conhecimento histórico e cultural, com visitas ao Museu Dom José Tupinambá da Frota e ao Museu do Eclipse e Planetário. 

Inicialmente foi entregue um projeto para a secretaria de Educação de Cariré, Carmiranda Almeida Miranda,  propondo uma Aula de Campo. Ambos os locais foram escolhidos para auxiliar  estudos de ciências através da História e Geografia,  com visitas às  escolas de ensino fundamental do Município de Sobral e circunvizinhanças e mantêm lunetas e mapas estelares utilizados pelos cientistas e visitantes observarem o universo.

Pensando neste estudo, a ideia de convidar os educadores a visitar o Museu Dom José e do Eclipse é de grande  importância,  por que primeiros os professores precisam entender a importância da cultura e história de um povo, para saberem repassar o que será aprendido nas visitas para os educadores. É preciso compreender o conhecimento histórico para repassá-lo.

O projeto teve o apoio das Secretarias de Educação e Transporte da Prefeitura Municipal de Cariré, dos  diretores, gestores e professores da Área de Ciências Humanas.