"Gráfica Fácil" de Marcelo Freitas agora está em novo endereço, em frente à Igreja Matriz de Cariré-CE

REPRODUÇÃO: VIA FACEBOOK DE MARCELO FREITAS

Nosso parceiro e web designer Marcelo Freitas está nos comunicando que a "Gráfica Fácil" agora está em novo endereço, à Rua Belarmina Rodrigues, em frente à Igreja Matriz de Cariré-CE. Temos grande apreço e gratidão para com Marcelo Freitas, que ao longo de mais de 6 anos vem colaborando com o nosso blog Cariré em Revista. Que o mesmo tenha sorte, sucesso e as bênçãos de Deus Pai e Jesus Cristo, em seu novo local de trabalho. Avante, companheiro!...

Unidade Básica de Saúde (UBS) da localidade de Anil, município de Cariré/CE, já está em fase de conclusão

Mais uma grande obra foi inspecionada pelo prefeito Antônio Martins, acompanhado dos engenheiros civis Aquino Rufino e Éverton Portela. Desta vez, o dinâmico administrador esteve na localidade de Anil, município de Cariré, onde já se encontram em fase de conclusão, as obras de construção da Unidade Básica de Saúde (UBS), de Porte 1, Padrão Ministério da Saúde e de acordo com as normas da Vigilância Sanitária do Estado do Ceará.

A moderna e ampla Unidade Básica de Saúde (UBS) de Anil está sendo construída com recursos do Ministério da Saúde, de acordo com  normas de acessibilidade RDC 50 e 60, toda forrada com lajes pré-moldados, revestimento cerâmico no piso e paredes, com esquadrias de vidro e fluxo de desinfeção de materiais com expurgo, seletor de lixo. Conta ainda com consultórios médico, dentário e de enfermagem, dentre outros setores de atendimento ao público em geral que é assistido pelos profissionais do Programa Saúde da Família (PSF).

Vale destacar que, além de construir toda a estrutura física da UBS, a Prefeitura Municipal de Cariré também já construiu no entorno da edificação, toda a estrutura de pavimentação em pedra tosca (calçamento) e na rua adjacente. É mais uma importante obra que marcará para sempre a administração Antônio Martins/Elmo Aguiar.

Capacitação do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) para agricultores fornecedores do PNAE e do PAA


Realizou-se nos últimos dias 15 e 16 de Fevereiro, na sede da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) de Cariré, a Capacitação do Sistema de Inspeção Municipal (SIM), com os agricultores fornecedores do PNAE e do PAA, a qual contou com a participação dos veterinários Clésio, da Secretaria de Agricultura e Pesca de Cariré; Pedro Henrique, médico veterinário da Vigilância Sanitária; zootecnista Vidal; tecnólogo de Alimentos da Secretaria de Educação, Marcio; Inês, técnica Agrícola da Secretaria de Agricultura e Pesca; Nivaldo, articulador de Empreendedorismo de Cariré; Virgilio, projetista do PAA e PNAE local. Participaram, também, agricultores do Muquém de Dentro, Alto dos Honório, Coco, Caveira, Boa Esperança, Sede do Município, Caiçara, Cacimbas, Alto Feliz, Cariré velho e outras localidades rurais. 

Na segunda-feira (15), houve a participação dos agropecuários que produzem carnes e. para os dois programas. serão fornecidos  5 tipos de carnes: frango, bovino, suíno, caprino e ovino; onde os técnicos salientaram a importância da reinauguração do Matadouro Público Municipal para atender a todas as normas fitosanitárias indispensáveis para se vender carnes para o PAA e o PNAE. Nem todos os municípios que se encontram no PAA do Estado do Ceará vão ter a oportunidade de comercializar carnes, mesmo tendo quem as produza, justamente porque não possuem matadouro público liberado pela SEMACE.


Já na terça-feira (16), o encontro focou nos alimentos processados a partir de produtos oriundos da agricultura familiar, tais como: bolos, doces, biscoito, tapioca de mandioca, polpa de frutas, tempero caseiro e mel de abelha. Foi explicado que para a liberação das suas respectivs participações no PAA deste ano, será exigida mais uma vez o laudo de funcionamento expedido pela Vigilância Sanitária.

"O Projeto do PNAE e do PAA juntos comercializam mais de 180 toneladas em alimentos oriundos da agricultura familiar, por ano, em Cariré. Sem falar que todos estes produtos são comprados e consumidos aqui, o que dá sustentabilidade juntamente com outras inciativas e à uma parte importante da produção agropecuária de Cariré. Por isso, contam com o nosso apoio, seguindo a orientação do nosso prefeito Antonio Martins", afirmou Cláudia Gonçalves, secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) de Cariré-CE.


AUTOR DA PAUTA:
Virgílio Félix de Lima - projetista do PAA e PNAE de Cariré-CE.





FOTO/ARQUIVO