Equipes do Programa Saúde da Família do município de Cariré promoveram com sucesso, a Semana do Aleitamento Materno de 05 a 09 de agosto/2013

FOTOS/DIVULGAÇÃO: EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE ARARIÚS, CACIMBAS, JUCÁ, JURÉ, SEDE II, TAPUIO








Obteve pleno êxito no município de Cariré (CE), a Semana do Aleitamento Materno, que este ano teve como tema: "Tão importante quanto amamentar seu bebê, é ter alguém que escute você", promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através das equipes que atuam nas unidades básicas do Programa Saúde da Família (PSF). 

As ações realizadas pelas equipes do Programa Saúde da Família (PSF) em Arariús, Cacimbas, Jucá, Juré, Sede II e Tapuio, foram as seguintes:

1. Aconselhamento em amamentação com a entrega do "laço dourado", que teve como público alvo: profissionais de saúde, gestantes, nutrizes e familiares.

2. Aconselhamento em Amamentação, que treinou mães que amamentam para educar gestantes; mães com crianças menores de dois anos, através de grupos de mães. Também foram fornecidas informações sobre alimentação complementar adequada, valorizando o uso de alimentos locais, com a continuidade da amamentação até os dois anos ou mais. As visitas dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) foram fortalecidas, em relação às gestantes e puérperas, enfocando, ainda, a participação da família e a necessidade de um cuidado especial às mulheres no período de amamentação. 

3. "Hora do Mamaço", evento esse que foi realizado nas áreas de atuação das equipes do Programa Saúde da Família, quando foi lançado o desafio para as mães amamentarem seus bebês e, ao mesmo tempo, reunindo todas as mães em um grande encontro, solicitando ás mesmas que expressassem em palavras as emoções de amamentar. 

4. Realizadas mini palestras em salas de espera, para o público de todas as idades, com a divulgação através de vídeo sobre "Amamentação", ressaltando sempre a importância do apoio à mãe na fase de amamentação. ("Viva o humano magnífico de gerar e nutrir uma vida").

Vale destacar que as mães gestantes e as nutrizes também foram contempladas com a distribuição de vários brindes, os quais foram doados pela Secretaria Municipal da Saúde. 

VÍDEO ESPECIAL DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE JURÉ / CARIRÉ, COM DEPOIMENTOS EMOCIONANTES DE MÃES, FALANDO SOBRE  EXPERIÊNCIAS DE VIDA NA FASE DE PARTO, PÓS-PARTO E DE AMAMENTAÇÃO:



OBS: Vídeo de autoria da equipe do Programa Saúde da Família, de Juré-Cariré, com adaptação para "Youtube": Enfermeiro e jornalista profissional Vicente José Rodrigues / Cariré em Revista.