Programa Primeira Infância no SUAS – Criança Feliz (PCF) já realizou mais de 7 mil visitas domiciliares em Cariré-CE

O Programa Primeira Infância no SUAS – Criança Feliz (PCF), do Governo Federal, lançado no município em setembro de 2017, vem realizando um relevante trabalho em prol de gestantes e de crianças. Desde a sua implantação, o já realizou 7.015 visitas domiciliares (contabilizadas até o dia 16/04/2019) com o objetivo de promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e acompanhamento do desenvolvimento integral na primeira infância.

O programa prioriza crianças e famílias em situação de vulnerabilidade e risco social; gestantes e crianças de até 36 meses beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF) e, também, crianças de até 72 meses e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC Deficiente).

Famílias com crianças de 0 a 3 anos do PBF e do BPC recebem 4 visitas mensais; famílias com crianças do BPC de 3 a 6 anos de idade recebem duas visitas por mês; gestantes do PBF recebem uma visita mensal.

Em Cariré, inicialmente, o Programa Criança Feliz atendia 100 famílias, porém, devido ao excelente desempenho no município, ao final de 2018 Cariré ganhou a oportunidade de dobrar seus atendimentos. Então a equipe cresceu e passou a acompanhar 200 famílias, localizadas na Sede, Tapuio, Flores, Santo Antonio, Juré, Anil, Torrões, Boa Esperança e Almas. 

Diante desta ampliação, a expectativa é que o número de visitas domiciliares cresça cada vez mais. A representação disso pode ser vista no gráfico abaixo, pois em menos de 04 meses deste ano, já foram realizadas mais da metade das visitas que foram feitas em 2018.

Ressalta-se que as atividades desenvolvidas pela equipe são voltadas para o fortalecimento de vínculos e o estímulo das habilidades cognitivas, motoras, sociais e afetivas, contribuindo para um futuro melhor das famílias atendidas.

Confira no gráfico, as visitas domiciliares realizadas pelo PCF em Cariré