Secretaria da Educação de Cariré divulga os resultados oficiais do "Projeto Leitores Brilhantes"

Projeto Leitores Brilhantes

1. JUSTIFICATIVA
Percebemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler. Aspectos como computadores, videogames, TV, o acesso restrito a leitura no núcleo familiar, e a falta de incentivo, têm ocasionado pouco interesse para leitura e por conseqüência dificuldades marcantes que sentimos na escola: vocabulário precário, reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, poucas produções significativas dos alunos, conhecimentos restritos aos conteúdos escolares.
Faz - se entanto necessário que a escola busque resgatar o valor da leitura, como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania.

CONTINUE LENDO SOBRE O PROJETO...

Seminário de Integração do PNAIC/PAIC é destaque do mês de novembro, na educação de Cariré-CE

 Secretaria da Educação de Cariré realiza o Seminário de Abertura da Integração PNAIC/ PAIC- 2015

No dia 12 de novembro do corrente ano, no auditório da Fábrica de Cultura, foi realizado a abertura do Seminário do PNAIC/PAIC-2015. O mesmo contou com a participação de todos os autores que participarão do referido curso de formação continuada. Coordenadora Local do PNAIC/PAIC, orientadores de estudos, professores alfabetizadores das turmas do 1º, 2º e 3º Ano, Gestores Escolares e contando com o apoio da secretária da Educação de Cariré, Virgina Souza Aguiar. O objetivo do seminário foi orientar as atividades a serem conduzidas pelos educadores nas turmas de 1º, 2º e 3º anos e aos Gestores Escolares da rede municipal de ensino. Tendo como desafio garantir o direito à alfabetização plena a todas as crianças até os 8 anos de idade.


O PACTO  reúne três vertentes indispensáveis para o  êxito: o processo de formação continuada, avaliação e a disponibilização de materiais didáticos nas escolas para uso do educador e do aluno. Tendo como foco principal a interdisciplinaridade com o intuito de contextualizar saberes e fazeres auxiliando o educador a construir um novo ‘tecido’, Ou seja, como ele pode tecer ou somar as suas experiências adquiridas ao longo do tempo e transformar estes conhecimentos em atividades prazerosas voltadas para a alfabetização e letramento das crianças.


A expectativa do PACTO é formar  educadores críticos, que proponham soluções criativas para os problemas enfrentados pelas crianças no processo de alfabetização. Os encontros de formação do PNAIC/PAIC trazem mais motivação para o trabalho do professor alfabetizador em sala de aula, auxiliando e dinamizando o mestre na sua tarefa de transmitir conhecimentos de forma lúdica e assim promover a capacidade das crianças desenvolvendo suas habilidades e competências desde cedo no processo da alfabetização das mesmas, através de jogos, livros e materiais didáticos e com isso os alunos interagem mais nas atividades propostas em sala de aula passando a compreenderem melhor o conteúdo abordado.   

Equipe do PNAIC
Coordenadora Local do PNAIC – Eloíza Ferreira de Aguiar
Orientadores de Estudos: José Maria Rocha e Tébia Larisse Ferreira

Conselho Municipal de Educação (CME) de Cariré aprova importantes projetos voltados à melhoria da qualidade da educação de crianças, jovens e adultos

 

No dia de ontem, segunda-feira (30/11), aconteceu na "Casa dos Conselhos", a reunião ordinária do Conselho Municipal de Educação (CME), cuja pauta foi bastante movimentada, sob a coordenação de Francisco Douglas de Sousa Farias, atual presidente do CME de Cariré-CE. Na reunião foram apresentados os projetos "Nono Ano Motivado", "Cariré por uma Infância sem Racismo" e "Fonoaudiologia na Escola", quando todos foram apreciados e aprovados por parte da unanimidade dos conselheiros presentes.


Em seguida, houve a abordagem da Formação Continuada para Conselheiros Municipais de Educação, que será ofertada em 2016, pela Secretaria da Educação de Cariré.

Logo após o presidente do  Conselho Municipal de Educação (CME), Francisco Douglas Farias explanou sobre o monitoramento do Plano Municipal de Educação (PME), por sua grande relevância e impactação na qualidade da educação dos carireenses. 

Presidente do CME de Cariré, Francisco Douglas Farias, exibindo aos conselheiros, as melhores e frases do Projeto Cariré por uma Infância sem Racismo.
No ultimo momento aconteceu a escolha dos melhores desenhos e frases do Projeto Cariré por uma Infância sem Racismo, com os seguintes resultados finais:
- Brendan Júlio - 9° ano (C) Cefisa Aguiar
- Antônio Bruno Reis dos Santos - 9° Ano – Lucas Rodrigues de Brito 
- Maria Eduarda Ferreira Braz – 4° Ano – Manoel Lopes da Cunha