1. JUSTIFICATIVA
Percebemos que a realidade atual vem
afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler. Aspectos como
computadores, videogames, TV, o acesso restrito a leitura no núcleo familiar, e
a falta de incentivo, têm ocasionado pouco interesse para leitura e por
conseqüência dificuldades marcantes que sentimos na escola: vocabulário
precário, reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos,
poucas produções significativas dos alunos, conhecimentos restritos aos
conteúdos escolares.
Faz - se entanto necessário que a
escola busque resgatar o valor da leitura, como ato de prazer e requisito para
emancipação social e promoção da cidadania.
CONTINUE LENDO SOBRE O PROJETO...
A leitura nunca se fez tão
necessária nos bancos escolares. De um lado há o aumento nas fontes de pesquisa
e uma crescente preferência pelo construtivismo. De outro lado, vemos a grande
dificuldade de nossos alunos em compreender questões eliminatórias no
vestibular onde só se obtêm êxito quem tiver por hábito se atualizar através de
jornais, revistas e livros.
Através da leitura o ser humano
consegue se transportar para o desconhecido, explorá - lo, decifrar os
sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência.
Pode então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os
conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem.
Neste sentido pensamos ser dever, de
nossa instituição de ensino, juntamente com professores e equipe pedagógica
propiciar aos nossos educandos momentos que possam despertar neles o gosto pela
leitura, o amor ao livro, a consciência da importância de se adquirir o hábito
de ler. O aluno deve perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar
as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com
realização.
Sabemos que, do hábito de leitura
dependem outros elos no processo de educação. Sem ler, o aluno não sabe
pesquisar, resumir, resgatar a idéia principal do texto, analisar, criticar,
julgar, posicionar-se. Daí a nossa certeza que este projeto contará com o apoio
de todos os professores, independente da disciplina que lecionam, pois
a equipe docente tem plena consciência de que o aluno deve ter o domínio sobre
a língua oral e escrita, tendo em vista sua autonomia e participação social.
Assim estimulando a leitura, faremos
com que nossos alunos, compreendam melhor o que estão aprendendo na escola, e o
que acontece no mundo em geral, entregando a eles um horizonte totalmente novo.
2.
OBJETIVOS:
GERAL
·
Estimular nos alunos o gosto pela leitura,
ampliando o repertório para o trabalho de leitura e escrita, e envolver toda a
organização escolar num projeto de leitura e escrita.
·
Premiar a escola que tiver o maior número de
alunos leitores.
ESPECÍFICOS
·
Despertar
o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno;
·
Promover
o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas
ortográficas;
·
Possibilitar
o acesso aos diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar enquanto
processo a leitura e a escrita.
·
Estimular
o desejo de novas leituras;
·
Possibilitar
a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação;
·
Possibilitar
produções orais, escritas e em outras linguagens;
·
Proporcionar
ao indivíduo através da leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes
pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e emancipadora.
3.
METODOLOGIA:
Para iniciarmos o Projeto Leitores
Brilhantes faremos uma reunião com o Conselho Municipal de educação e logo em
seguida com os diretores que deverão apresentar aos alunos e professores o
projeto que contemplará todas as escola
municipais. Todas as escolas deverão manter registro de cada aluno que
participar do projeto.
O presente projeto terá início no
dia 16 de abril de 2014 e se encerará em 20 de novembro do corrente ano. Os 20
anos que mais lerem livros durante o ano, irá no final do ano participar de um
passei ao Beach Park e o primeiro colocado aqule aluno que de todas as esolas
conseguir ler o maior número de livros além do passeio ganhará um tablete como
forma de gratificá-los por seus esforços, sempre que um aluno ler um livro, os
coordenadores irão solicitar um resumo do livro ou farão perguntas para saber
se o aluno realmente leu e compreendeu o livro em escolhido. A escola que
conseguir o maior número de alunos leitores ganhará duas bolas de futebol, duas
de vôlei, dois ternos, 5 jogos de xadrez e dama, duas bolas de futsal e ainda a
escola com maior número de alunos premiados escolherá 5 profissionais da escola
para acompanhar os alunos durante o passeio.
O transporte a ser utilizado será os
do município, já que trata-se de finalização de um projeto desenvolvido para os
alunos durante o ano letivo.
Além disso, poderão ser realizados
momentos de palestras para os alunos, com Profissionais capacitados, visando
uma maior conscientização sobre a importância da leitura.
A equipe pedagógica fará o
acompanhamento, avaliação e reorganização se necessário os trabalhos de forma
complementar. Tais como: Seminários de leitura, concursos de poesias, concursos
de redações entre outras
4.
RECURSOS
Recursos
humanos
Disponibilizaremos para a realização deste projeto a
participação ativa dos alunos, da colaboração da direção e de toda a equipe
pedagógica, juntamente com todos os funcionários da secretaria da educação.
5. Recursos materiais
Textos diversos, livros, revistas, jornais, periódicos,
cartolina, papel, pincel atômico, etc..
7. CRONOGRAMA
O Projeto de Leitores Brilhante acontecerá de Abril a
novembro de 2015 .
Virgina
Souza Aguiar
Secretária
da Educação
Conselho
Municipal de Educação
Cariré,
abril de 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.