Secretaria da Educação de Cariré divulga os resultados oficiais do "Projeto Leitores Brilhantes"

Projeto Leitores Brilhantes

1. JUSTIFICATIVA
Percebemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler. Aspectos como computadores, videogames, TV, o acesso restrito a leitura no núcleo familiar, e a falta de incentivo, têm ocasionado pouco interesse para leitura e por conseqüência dificuldades marcantes que sentimos na escola: vocabulário precário, reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, poucas produções significativas dos alunos, conhecimentos restritos aos conteúdos escolares.
Faz - se entanto necessário que a escola busque resgatar o valor da leitura, como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania.

CONTINUE LENDO SOBRE O PROJETO...

A leitura nunca se fez tão necessária nos bancos escolares. De um lado há o aumento nas fontes de pesquisa e uma crescente preferência pelo construtivismo. De outro lado, vemos a grande dificuldade de nossos alunos em compreender questões eliminatórias no vestibular onde só se obtêm êxito quem tiver por hábito se atualizar através de jornais, revistas e livros.
Através da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá - lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência. Pode então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem.
Neste sentido pensamos ser dever, de nossa instituição de ensino, juntamente com professores e equipe pedagógica propiciar aos nossos educandos momentos que possam despertar neles o gosto pela leitura, o amor ao livro, a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler. O aluno deve perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização.
Sabemos que, do hábito de leitura dependem outros elos no processo de educação. Sem ler, o aluno não sabe pesquisar, resumir, resgatar a idéia principal do texto, analisar, criticar, julgar, posicionar-se. Daí a nossa certeza que este projeto contará com o apoio de todos os professores, independente da disciplina que lecionam, pois a equipe docente tem plena consciência de que o aluno deve ter o domínio sobre a língua oral e escrita, tendo em vista sua autonomia e participação social.
Assim estimulando a leitura, faremos com que nossos alunos, compreendam melhor o que estão aprendendo na escola, e o que acontece no mundo em geral, entregando a eles um horizonte totalmente novo.

2. OBJETIVOS:
GERAL
·         Estimular nos alunos o gosto pela leitura, ampliando o repertório para o trabalho de leitura e escrita, e envolver toda a organização escolar num projeto de leitura e escrita.
·         Premiar a escola que tiver o maior número de alunos leitores.

ESPECÍFICOS

·         Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno;
·         Promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas;
·         Possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita.
·         Estimular o desejo de novas leituras;
·         Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação;
·         Possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens;
·         Proporcionar ao indivíduo através da leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e emancipadora.

3. METODOLOGIA:
Para iniciarmos o Projeto Leitores Brilhantes faremos uma reunião com o Conselho Municipal de educação e logo em seguida com os diretores que deverão apresentar aos alunos e professores o projeto que contemplará  todas as escola municipais. Todas as escolas deverão manter registro de cada aluno que participar do projeto.
O presente projeto terá início no dia 16 de abril de 2014 e se encerará em 20 de novembro do corrente ano. Os 20 anos que mais lerem livros durante o ano, irá no final do ano participar de um passei ao Beach Park e o primeiro colocado aqule aluno que de todas as esolas conseguir ler o maior número de livros além do passeio ganhará um tablete como forma de gratificá-los por seus esforços, sempre que um aluno ler um livro, os coordenadores irão solicitar um resumo do livro ou farão perguntas para saber se o aluno realmente leu e compreendeu o livro em escolhido. A escola que conseguir o maior número de alunos leitores ganhará duas bolas de futebol, duas de vôlei, dois ternos, 5 jogos de xadrez e dama, duas bolas de futsal e ainda a escola com maior número de alunos premiados escolherá 5 profissionais da escola para acompanhar os alunos durante o passeio.
O transporte a ser utilizado será os do município, já que trata-se de finalização de um projeto desenvolvido para os alunos durante o ano letivo.
Além disso, poderão ser realizados momentos de palestras para os alunos, com Profissionais capacitados, visando uma maior conscientização sobre a importância da leitura.
A equipe pedagógica fará o acompanhamento, avaliação e reorganização se necessário os trabalhos de forma complementar. Tais como: Seminários de leitura, concursos de poesias, concursos de redações entre outras

4. RECURSOS
Recursos humanos
Disponibilizaremos para a realização deste projeto a participação ativa dos alunos, da colaboração da direção e de toda a equipe pedagógica, juntamente com todos os funcionários da secretaria da educação.

5. Recursos materiais
Textos diversos, livros, revistas, jornais, periódicos, cartolina, papel, pincel atômico, etc..

7. CRONOGRAMA
O Projeto de Leitores Brilhante acontecerá de Abril a novembro de 2015 .

Virgina Souza Aguiar
Secretária da Educação

Conselho Municipal de Educação
Cariré, abril de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.