Groaíras: Dia 03/02 (sábado), às 19h, na localidade de Capim, haverá apresentação itinerante da 'Mostra de Reisado 2018'


Prefeitura Municipal de Groaíras e Secretaria da Cultura, Turismo e Desporto convidam a todos para o encerramento da Mostra de Reisados 2018.

Unidades Básicas de Saúde de Groaíras promoveram ações no Dia Mundial de Combate à Hanseníase (31/01)


As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Groaíras desenvolveram ações de educação em saúde sobre combate a Hanseníase, com presença dos médicos e enfermeiros. 

Outra ação realizada foi a presença de técnicos de enfermagem e ACSs participando dos programas nas emissoras de rádios da cidade. Essas atividades tiveram como objetivo dar conhecimentos a comunidade sobre a detecção dessa doença.

Groaíras: Abertas inscrições para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (crianças, adolescentes e idosos)


DIVULGAÇÃO: Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social - Groaíras/CE

Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura Municipal de Groaíras comunica que estão abertas as inscrições para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), para crianças e adolescentes (15 a 17 anos) e Idosos. Os interessados devem procurar o CRAS, nos horários de 08h às 12h e de 14h às 17h.

SERVIÇO
Documentação necessária:
•RG da Mãe 
•Cartão Bolsa família 
•Registro de nascimento criança ou adolescentes.


Bandidos colocam símbolos de facção na calçada de quartel da PM na Capital

Bandidos integrantes de organizações criminosas deram mais uma demonstração de ousadia na madrugada desta quinta-feira (1º), em Fortaleza. Arrancaram mosaicos do calçadão na área de entorno de um shopping center, na zona Leste de Fortaleza, e formaram a sigla da facção Guardiões do Estado (GDE) na calçada próxima ao Quartel do 22º Batalhão da Polícia Militar, no bairro Papicu. Até agora, ninguém foi preso.

A depredação do patrimônio e o gesto de afronta à unidade policial foi fotografada pelos próprios criminosos, que postaram as imagens nas redes sociais. Com os tacos arrancados do piso, eles ainda formaram palavras de ordem da facção, como “é tudo nosso” e também o número 745, numa referência à ordem das letras G, D e E no alfabeto.

As demonstrações de afronta ao Estado e à Segurança Pública vêm se tornando corriqueiras no Ceará. Em duas semanas, criminosos invadiram cinco fóruns na Região Metropolitana de Fortaleza e no Interior e deixaram as paredes pichadas com a sigla das facções. O mesmo ocorreu no começo da semana em uma escola pública localizada na Avenida Francisco Sá, na Barra do Ceará, na zona Oeste da Capital.

Violência sem controle no Ceará deixa 526 pessoas assassinadas no mês de janeiro

O ano começou de forma desastrosa para a Segurança Pública do Ceará, a exemplo do que ocorreu em todo o ano de 2017, quando foram registrados 5.134 assassinatos. Em apenas 31 dias de 2018, nada menos, que 526 pessoas foram vítimas de Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLIs), isto é, homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de óbito. O número representa uma elevação de 50,7 por cento em comparação a janeiro de 2017 (349 crimes).

A média registrada no mês foi de 17 assassinatos/dia. Duas grandes chacinas deixaram 24 mortos e, ainda, 55 mulheres estão entre as pessoas executadas no período.

Somente na Capital cearense foram registrados 167 homicídios em janeiro, além de 160 nos municípios que compõem a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e mais 199 no interior (103 na Região Norte) e 96 na Região Sul).

MDB encomenda pesquisa para avaliar chances de Temer na eleição para Presidência da República em 2018

O presidente Michel Temer vai intensificar as viagens pelo País e aparecer cada vez mais em programas de rádio e TV não apenas para tentar conquistar apoio à reforma da Previdência, mas também para suavizar sua imagem. Embora diga que não planeja concorrer a novo mandato, Temer procura driblar os altos índices de impopularidade e se credenciar para a corrida eleitoral de outubro.

O MDB encomendou uma pesquisa nacional, após a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a 12 anos e 1 mês de prisão pelo Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4). O partido quer avaliar se há chance para crescimento de Temer. "Às vezes as pessoas não vão com a minha cara, mas é preciso analisar o que está sendo feito", afirmou o presidente em entrevista à Rádio Metrópole, de Salvador, ao comentar os porcentuais de desaprovação.

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira, 31, mostrou que Temer tem 60% de rejeição. Além disso, 87% dos entrevistados disseram que não votariam no candidato indicado por ele. Em um dos cenários eleitorais, o presidente aparece com apenas 1% das intenções de voto.

Cariré: SENAR / STDS promoveram o Curso de Panificação


Aconteceu dos dias 24 a 27 de janeiro o "Curso de Panificação", na Sede do PAA, com a confecção de vários produtos derivados do pão, conforme vemos nas fotos abaixo:

1ª Dama Mirna Lima Aguiar
Segundo a nossa Primeira-Dama Mirna Lima Aguiar: "Este curso é uma excelente oportunidade de aprimorarmos a qualificação de nossa Mão-de-Obra por que são ensinados a fazer pizza, rizole, biscoitos, coxinhas e outros que favorecem tanto o empreendedorismo individual como qualidade para contratação destas pessoas por que quem já está no mercado. Fico pessoalmente bastante feliz pelo fato da professora do SENAR ter sido a 'Aninha do Japão',  que é natural de Cariré", a qual é a única professora desta renomada instituição de ensino profissionalizante do Estado do Ceará". 


Prefeito Elmo Aguiar
Já nosso Prefeito Elmo Aguiar também se congratula com os alunos deste curso afirmando: "Fico bastante satisfeito ao ver que para participar de um curso como este vários alunos do curso de agroindústria da Escola Técnica se fizeram presentes, das Igrejas Evangélicas e ate´alguns do interior como do Muquém de Dentro e nas redondezas do Meio Dia. Por isso, orientamos inciativas como esta da STDS-Cariré a persistirem porque de alguma forma agregam valor aos produtos da nossa agropecuária familiar, pois de onde vem o frango, o queijo, a carne, as verduras que usamos na confecção destes produtos? E ainda porque é fundamental em todos os momentos realizarmos feitos em parceria com outras instituições como é o caso do SENAR que possuí o mesmo propósito nosso, que é sempre aprimorar com foco na qualidade a agropecuária familiar. Talvez por isso se explique porque já no mês de fevereiro estaremos realizando um Curso de Tratorista Agrícola e outro em patrol e, em março, um de tratorista agrícola e outro de retroescavadeira, em parceria com o SENAR, Secretaria de Agricultura, Secretaria de Transportes, Secretaria de Obras e STDS-Cariré, onde as inscrições estão sendo realizas ."

Secretária Cláudia Gonçalves
Já a secretária da STDS-Cariré, Claudia Nascimento Gonçalves, afirma: "Mesmo neste momento de crise redobramos nossos esforços para a realização continuada de cursos que requalifiquem nosso homem do campo que é o nosso mais importante emprego em Cariré; uma vez que gera renda e emprego todos os dias do ano, muitas vezes até sem direito a férias. Estamos muito gratos ao SENAR, por esta parceria que já gerou este emprego a Aninha do Japão, e quem sabe no futuro possamos estar ocupando novas vagas de instrutores que porventura se abram no SENAR. Um outro detalhe importante é que todas as inscrições dos cursos que realizamos com o mesmo SENAR são gratuitas, com direito a certificado, apostila, almoço, duas merendas e, no caso dos cursos de culinária, os alunos recebem a toca, avental e uma pequena parte de cada um dos produtos que aprendeu ou aprimorou em fazer."