CRAS Rural em Ação: o Grupo de Mulheres do Anil-Cariré recomeça as atividades com muita disposição

FOTOS:Divulgação/CRAS Rural de Anil


Na tarde da última quarta-feira, dia 21/02, na sede do CRAS Rural de Anil, foram iniciadas as atividades do Grupo de Mulheres, tendo como faciltadora a psicóloga Samara Alves. Durante o encontro foi confeccionada a “Colcha de Retalhos”, atividade essa que buscou, através da pintura, construir a identidade da mulher através de sua própria história. A vida das mulheres do Anil foi registrada na "colcha", em diferentes formas e momentos.

Após os primeiros contactos iniciais entre as mulheres do grupo e técnicos do CRAS Rural, ficou estabelecido que as reuniões rotineiras do Grupo de Mulheres de Anil acontecerá quinzenalmente.

CRAS Rural de Anil realizou a reunião de acolhimento com pais de crianças do Peti e adolescentes do Projovem

FOTOS:Divulgação/CRAS Rural de Anil


No último dia 19 de fevereiro, na sede do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Rural de Anil, aconteceu a primeira reunião do ano de 2013, com os pais das crianças e adolescentes que são assistidos pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e Programa Projovem Adolescente. O objetivo do encontro foi a construção e o fortalecimento de vínculos com as famílias das crianças e dos adolescentes.

Por sua vez, a psicóloga Samara Alves, e a coordenadora do CRAS Rural de Anil, professora Marisa Rocha, compartilham da mesma opinão de que a referida reunião possibilitou  a "colheita de bons frutos", levando-se em conta que foi discutida a importância da família, as diferentes configurações e possibilidades que envolvem as questões familiares, quando foram esclarecidas várias dúvidas, além de orientar os pais sobre as diretrizes e objetivos destes dois programas sociais: PETI e Projovem. Segundo ainda Samara Alves e Marisa Rocha "foi um momento de grande importância para aproximar os pais da realidade vivenciada pelos filhos dentro do CRAS, proporcionando interação com os técnicos".

Prossegue o preenchimento das informações no Sistema Educacenso, referente ao ano letivo de 2012

FOTOS: Divulgação/Secretaria Municipal da Educação de Cariré (CE)

Desde o dia 15 de fevereiro de 2013, o gerente do Setor de Dados Estatísticos/Secretaria da Educação de Cariré, Francisco Douglas Farias, vem orientando os coordenadores e professores da rede municipal de ensino, sobre o preenchimento do Censo Escolar/Situação do Aluno, referente ao ano letivo de 2012. O mesmo informa que continua atendendo a todos os diretores, com a finalidade de preencher as informações no Sistema Educacenso.

E para prestar maiores informações sobre o Censo Escolar, recentemente, no auditório da Fábrica de Cultura, desta cidade, foi realizada uma reunião, a qual contou a participação de diretores das escolas da rede municipal de ensino, tendo como coordenador e palestrante, o próprio gerente do Setor de Dados Estatísticos, Francisco Douglas Farias (na foto acima), o qual também exerce a função de secretário executivo dos Conselhos da Educação no município de Cariré.

Vicente José Rodrigues (Autor/Redator/Editor/Repórter fotográfico)
Categoria efetivo (matrícula 408) da Associação Cearense de Jornalistas do Interior - ACEJI (http://www.acejiceara.xpg.com.br/
OBS: É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal Brasileiro.

Realizado o I Fórum Municipal Sobre o Plano Brasil Sem Miséria no Município de Cariré (CE)

FOTOS:Vicente J.Rodrigues / Cariré em Revista


No último dia 20 de fevereiro de 2013 foi realizado no auditório da Fábrica de Cultura, nesta cidade, o I Fórum Municipal Sobre o Plano Brasil Sem Miséria, que teve como objetivo a apresentação do Plano de Enfrentamento da Extrema Pobreza do Município de Cariré 2013-2014. O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal de Cariré, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) em parceria com a Comissão Municipal do Plano Brasil Sem Miséria. Na ocasião foi distribuída uma cartilha sobre as ações e metodologias do referido Plano e apresentada a nova Comissão Municipal do Plano Brasil Sem Miséria.

 FOTOS:Vicente J.Rodrigues / Cariré em Revista






No início da programação do evento, após ser composta a mesa de honra do cerimonial, quatro oradores fizeram uso livre da palavra, pela seguinte ordem: Doriedes Honório de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Cariré, que estava representando o prefeito Antônio Martins e a própria Câmara de Vereadores; Francisco Douglas Farias, coordenador municipal do Plano Brasil Sem Miséria, que falou sobre o objetivo da realização do I Fórum Municipal do Plano Brasil Sem Miséria; Francisco das Chagas Castro, secretário municipal da Agricultura; primeira dama e secretária da Educação de Cariré, Virgina Souza Aguiar, e a secretária municipal da Saúde, Rita Luiza Honorato, quando ambos falaram sobre o apoio que suas respectivas pastas estarão prestando ao plano de enfrentamento da extrema pobreza do município de Cariré, para o biênio 2013-2014.

AÇÕES PROPOSTAS

Dentre as ações propostas no Plano Brasil Sem Miséria para enfrentamento à extrema pobreza no município de Cariré, para o biênio 2013-2014, destacamos:
- Continuação da ampliação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), para que permaneça uma ação de segurança alimentar contínua. Metodologia: Através da elaboração de projetos. Período: Anualmente.
- Ampliação do peixamento. Metodologia: Através da psicultura extensiva e a criação de tanques.Período: Bimestralmente.
- Criar uma associação de psicultura, ou seja, uma colônia de pescadores. Metodologia:Capacitação dos membros e acompanhamento e assistência técnica. Período:Janeiro de 2013 a julho de 2014.
- Qualificação profissional. Metodologia: Formação de grupos e atividades, com o acompanhamento periódico. Período: Mensalmente.
- Ampliação da aquisição de melhorias habitacionais nas zonas rural e urbana. Metodologia: Busca ativa, visita domiciliar, cadastro, encaminhamentos e elaboração de projetos. Período: Até julho de 2014.
- Ampliação do Benefício de Prestação Continuada (BPC) a assegurados especiais. Metodologia: Busca ativa, visita domiciliar e palestra de sensibilização. Período: Contínua.
- Incentivar o aleitamento materno. Metodologia: Encorajar o aleitamento materno e fiscalizar, sob punição de suspensão do Bolsa Família. Período:Janeiro a dezembro de 2013.
- Contratação de mais agentes comunitários de saúde, para acompanhamento das famílias. Metodologia: Realizar seleção ou concurso para incorporar novos ACS. Período:Janeiro a dezembro de 2013.
- Controle de natalidade das famílias. Metodologia: Aumento da oferta de contraceptivos. Fomentar o planejamento familiar nas unidades de saúde e comunidades. Período; Janeiro a dezembro de 2013.
- Coleta sistemática do lixo nas zonas rurais. Metodologia: Disponibilizar recurso para coletar os resíduos nas zonas rurais. Período: Até junho de 2013.
- Criar um projeto interdisciplinar envolvendo noções de agronomia e preservação do meio ambiente. Metodologia: Desenvolver um projeto de forma interdisciplinar nas três áreas do conhecimento. Período: Janeiro a dezembro de 2013.
- Promover oficinas de artesanato na escola, a fim de valorizar e fortalecer os dons artísticos. Metodologia:Aulas teóricas e práticas. Período:Janeiro a dezembro de 2013.
- Ampliação do Projeto Quintais Produtivos e do Projeto Mandala. Metodologia:Levantar e cadastrar famílias por territórios que ainda não estão cadastradas, mobilizar associações comunitárias, promover cursos de treinamento e capacitação para os membros das comunidades e garantir assistência técnica. Período:Janeiro de 2013 a julho de 2014.
- Criação de pequenos animais (suíno, galinha caipira, apicultura, caprino e ovino). Metodologia: Acompanhamento de famílias de baixa renda, assistência técnica, cursos de capacitação, estimular a criação de animais para a subsistência e ração alternativa para baixar o curso da criação ("farinha de sangue"). Periodo:Janeiro de 2013 a julho de 2014.
- Criar uma associação de catadores de lixo no município. Metodologia:Capacitação dos membros e acompanhamento e assistência técnica. Período:Até 2014.

Ao final do evento, todos os secretários municipais engajados na luta de enfrentamento da extrema pobreza no município de Cariré para 2013-2014, assinaram um Termo de Compromisso.

Vicente José Rodrigues (Autor/Redator/Editor/Repórter fotográfico)
Categoria efetivo (matrícula 408) da Associação Cearense de Jornalistas do Interior - ACEJI (http://www.acejiceara.xpg.com.br/
OBS: É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal Brasileiro.