Fetraece / Sindicato dos Trabalhadores Rurais / Secretaria da Agricultura e CMDS de Cariré, promoveram reunião para avaliar as perdas da safra de 2012


FOTOS:VICENTEJ.RODRIGUES

A Secretaria de Agricultura de Cariré, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, a Ematerce e o Conselho de Desenvolvimento Sustentável – CMDS, estiveram reunidos em 24 de abril de 2012, na sede do referido Sindicato, às 9:00 horas da manhã, quando estiveram também presentes o coordenador regional da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará (FETRAECE) de Sobral, José Ferreira de Matos, presidentes de associações comunitárias de localidades rurais, representantes de assentamentos, agricultores, pecuaristas e lideranças comunitárias do município, quando foi discutido sobre a falta de chuvas e avaliadas as perdas das safras de milho, feijão, arroz, algodão em mandioca, relativas ao presente ano de 2012. Houve a manifestação de agricultores que declararam que se continuar chovendo haverá uma safra de 40 a 50%, mas, se parar de chover agora, a perda é quase total.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Cariré, Antônia Ivaneide Araújo Teles, fez a abertura da reunião dando boas vindas a todos ali presentes. Dando continuidade ao encontro, José Ferreira falou sobre a grande importância das presenças ao evento dos representantes de órgãos públicos e comunitários rurais e dos benefícios que o inverno traz e das dificuldades que a seca acarreta tanto para o ser humano como para os animais. Falou ainda sobre a capacitação dos técnicos que irão fazer os laudos do Programa Garantia Safra, a qual acontecerá no dia 4 de maio de 2012, na sede regional da Fetraece de Sobral e, ainda, com relação à reunião que acontecerá no dia 8 de maio de 2012, quando será feito o diagnóstico das chuvas nas sedes e comunidades de cada município da região e das perdas das culturas de subsistência, como: milho, feijão, arroz e mandioca. Quanto à falta de pluviômetros nas localidades rurais, ele prometeu a compra de 10 pluviômetros, que serão doados às localidades, para que se possa ter dados oficiais das chuvas caídas no território municipal de Cariré.

Em seu seu pronunciamento, disse ainda José Ferreira que “os prefeitos dos municípios atingidos pela estiagem deverão decretar Estado de Emergência até o dia 8 de maio. A partir de 15 de maio, o município que não tiver decretado, serão realizadas manifestações nas BRs, por duas horas". Falou também sobre o açude Taquara que irá liberar 20.000.000 de m³ de água para o açude Jaibaras.

Outros oradores ainda fizeram uso livre da palavra, destacando-se o secretário da Agricultura de Cariré, Paulo Silveira Bastos, que falou sobre os Quintais Produtivos, os quais serão implantados a partir do mês de agosto do presente ano. Disse ainda da boa vontade do prefeito de Cariré, Antônio Martins, em ajudar no que fosse possível, às vitimas da estiagem neste município, cujas pequenas propriedades já estão sem água para consumo humano e animal.

Escola de Ensino Infantil e Fundamental Filinto Aguiar, do distrito de Arariús, promoveu o Projeto Família na Escola

FOTOS EXCLUSIVAS: ESCOLA FILINTO AGUIAR, DE ARARIÚS















A Escola de Ensino Infantil e Fundamental Filinto Aguiar, localizada no distrito de Arariús, pertencente à rede municipal de ensino, realizou na última sexta feira, 20 de abril, durante todo o dia, a culminância do Projeto Família na Escola, o qual tem como objetivo inserir os pais dentro da realidade escolar de seus filhos. A idéia é que as famílias possam de maneira integral estabelecer relações mais próximas com a educação dos filhos e estejam propícias a contribuir com o andamento produtivo, na melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem dos mesmos, assim, aos poucos, os pais irão desenvolver uma percepção mais aprimorada no entendimento da importância de se envolver no cotidiano escolar de seus filhos.

Na culminância de todo o projeto tivemos a presença da secretária da Educação de Cariré, Edite Lourenço, que sempre participa dos eventos que a escola realiza e, em sua fala, a mesma parabenizou a escola pelos projetos realizados e o engajamento de todos os docentes e discentes para a realização dos mesmos. Contamos também com a presença do superintendente da escola, Francisco de Assis Pereira, o qual nos prestigiou com seu discurso ressaltando a importância que a família representa no ambiente escolar e, como encerramento de todo o dia produtivo, tivemos a realização de uma palestra com o secretário da Saúde de Cariré, Rosemiro Guimarães, que falou sobre a Campanha da Fraternidade de 2012, a qual tem como lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra”.

AUTOR DA MATÉRIA:

João Gilvan Brito - coordenador pedagógico da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Filinto Aguiar, de Arariús.



FOTO:BLOG CARIRÉ EM REVISTA/VICENTE J.RODRIGUES