Prefeitura Municipal de Cariré promoveu ontem (2), o encerramento do Projeto "Educando para o Trânsito, Educando para a Vida"

FOTOS & TEXTOS: VICENTE J.RODRIGUES


















Realizou-se ontem (02/03), a cerimônia de encerramento do Projeto "Educando para o Trânsito, Educando para a Vida", que teve como objetivos proporcionar às crianças e adolescentes do Município de Cariré, uma aprendizagem que possibilitasse o envolvimento no trabalho preventivo do trânsito, compreendendo sua utilidade, funcionamento e importância na coletividade e, por meio de atividades variadas, a identificação do que é o trânsito e o que o compõe, incluindo placas de sinalização.

Vale salientar que o mencionado Projeto foi executado pela Prefeitura Municipal de Cariré, por meio dos Agentes do Pró-Cidadania e teve a duração de seis meses, podendo ser prorrogado por igual período, em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Secretaria da Educação, Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará, através do Programa Jovem Bombeiro Voluntário. Nesta segunda etapa foram contemplados os alunos dos distritos de Anil, Alto dos Honório e Cacimbas. O Projeto "Educando para o Trânsito, Educando para a Vida", teve como meta o atendimento a um total de 500 crianças e adolescentes do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Estiveram presentes ao evento, o prefeito municipal Antônio Rufino Martins e a primeira dama e secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Virgina Souza Aguiar, o presidente da Câmara Municipal de Cariré, Francisco Nery Neto, o comandante do destacamento policial militar local, sargento Epitácio Araújo Lopes, o coordenador do Pró-Cidadania, Francisco Auricélio Ferreira, além de "prefeitinhos", diretores de escolas municipais, vereadores, pais e mães de alunos do projeto. Durante o evento foi exibido aos presentes um vídeo com as ações desenvolvidas pelas crianças ao longo do "Educando para o Trânsito, Educando para a Vida".

Dentre os oradores destacamos o prefeito Antônio Martins e a primeira dama Virgina Souza, que falaram sobre a importância de serem ensinadas noções de trânsito às crianças e adolescentes do município, com vistas à formação de futuros cidadãos/ães comprometidos com a erradicação da violência no trânsito e a preservação da vida. Por sua vez, o prefeito Antônio Martins disse que sua administração continua no firme propósito de apoiar projetos que tenham o objetivo de levar às crianças das escolas de ensino fundamental e aos jovens em geral do Município de Cariré, os ensinamentos sobre as normas e legislação de trânsito.

Ao final, os diretores de escolas da rede municipal de ensino procederam a entrega de certificados aos alunos que cumpriram o percentual de 85% de presença às aulas e atingiram as notas acima de sete, nas avaliações aplicadas, além do comportamento do aluno e o seu poder de transmissão do aprendizado.