Agropecuária Familiar do município de Cariré/CE é beneficiada com empréstimos do microcrédito AGROAMIGO do BNB

FOTOS: Jornalista Vicente J.Rodrigues - 0003075/CE - MTE

Na manhã do último dia 3 de dezembro, a partir das 9h30 da manhã, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cariré, foram assinados 46 empréstimos do AGROAMIGO, que é o Programa de Microfinança Rural do Banco do Nordeste, no valor de 3.500,00 reais cada, com direito de arrebate em 25% se pagar em dia; com até dois anos para pagar. Foram atendidos diversos pleitos de nossa cadeia produtiva, incluindo caprino, ovino, galinha caipira, suíno, aquisição de ração e outros. Várias localidades rurais foram atendidas, dentre elas: Alto dos Honório, Caveira, Muquém de Dentro, Jucá, Juré, Retiro e outras. Na oportunidade, o secretário municipal de Agricultura, Henrique Chaves, declarou que "estes empréstimos sustentam a nossa principal atividade econômica: a agropecuária familiar, onde ela existe, no local de moradia do produtor, por isso tem nosso apoio na mobilização social do evento".

FOTO: Jornalista Vicente J.Rodrigues - 0003075/CE - MTE

Já Valéria, agente de Crédito do Banco do Nordeste, reforçou "a importância dos exames veterinários e as GTA`S dos animais que serão adquiridos para que a qualidade dos mesmos reflita num investimento duradouro e próspero ao produtor rural".

Por sua vez, o assistente social da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, Virgílio Félix de Lima, reforçou que "são quase R$ 190.000 (cento e noventa mil reais) de investimentos na Agropecuária Familiar, que terão parte de sua comercialização assegurada pela administração do prefeito municipal, Antônio Rufino Martins, através da compra pela merenda escolar e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado que faz parceria com o município de Cariré."

Por outro lado, agente de crédito Valéria divulgou que no próximo dia 6 de dezembro, a partir das 8h30 da manhã, na Fábrica de Cultura de Cariré, estará com mais dois técnicos fazendo novos cadastros para os agricultores que possuem DAP, além de novos empréstimos do AGROAMIGO para marido e esposa, se assim desejarem. Na oportunidade será oferecido um lanche a todos os presentes. Lembrando que "não se esqueçam de trazer a xerox do papel do INCRA ou do ITR da terra onde trabalham".
(Informações de Virgílio Félix de Lima - assistente social da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social da Prefeitura Municipal de Cariré/CE).

Está ocorrendo o curso de "Boas Práticas de Higiene e Manipulação de Alimentos", com o objetivo de capacitar funcionárias da copa e cozinha do Hospital Municipal de Cariré

FOTO: Jornalista Vicente José Rodrigues - 0003075/CE - MTE

Está sendo realizado no Hospital Municipal de Cariré o curso de “Boas Práticas de Higiene e Manipulação de Alimentos”, ministrado pela nutricionista Bruna Melo Albuquerque, que está capacitando copeiras e auxiliares de cozinha para uma melhor produção e higiene desses alimentos. O curso tem como objetivo treinar manipuladores para produção de alimentos de forma segura, adequando o processamento e a manipulação dos alimentos de acordo com as normas atuais em relação às condições higiênico-sanitárias necessárias para evitar as DTA (doenças transmitidas por alimentos), eliminando riscos à saúde dos comensais.
FOTO: Jornalista Vicente José Rodrigues - 0003075/CE - MTE


Segundo a nutricionista Bruna Melo Albuquerque, o curso irá proporcionar aos manipuladores conhecimentos teórico-práticos necessários para capacitá-los e levá-los ao desenvolvimento de habilidades e de atividades especificas na área de alimentos. Ainda segundo ela, um dos fatores determinantes da saúde do individuo é a alimentação, a qual depende da qualidade sanitária e da composição nutricional dos alimentos que a compõe. A qualidade sanitária dos alimentos está diretamente relacionada com a sua segurança no momento do consumo, sendo de extrema importância capacitar estes profissionais para a produção desses alimentos de forma segura para o consumo. (Informações de Bruna Melo Albuquerque– nutricionista do NASF de Cariré/CE).

Cariré realizou pela primeira vez e com pleno êxito, a campanha Novembro Azul, com o tema: "Prevenção e Diagnóstico do Câncer de Próstata"

Prefeitura Municipal de Cariré através da Secretaria Municipal de Saúde promoveu a campanha Novembro Azul - Cariré na Luta Contra o Câncer de Próstata,  com a temática “Prevenção e Diagnóstico do Câncer de Próstata”. 

Na ocasião foram realizadas palestras em educação e saúde voltadas para o público masculino nas unidades básicas de saúde dos Territórios Saúde da Família, no Hospital Municipal de Cariré, no Projeto Grupo de Homens, no canteiro de obras do mercado público central, na Secretaria Municipal do Meio Ambiente e na cadeia pública local.


FOTO: Jornalista Vicente José Rodrigues - 0003075/CE - MTE

FOTOS: Facebook do NASF de Cariré/CE


FOTO: Secretaria do Meio Ambiente de Cariré/CE

FOTO: Facebook do NASF de Cariré/CE

Foram distribuídos ainda para todas as unidades básicas de saúde, os  kit’s de teste rápido de Antígeno prostático específico (sigla PSA em inglês), que constitui em um exame capaz de detectar alguma possível alteração na próstata, sendo realizados 400 testes de PSA e encaminhados 8 (oito) pacientes para o médico urologista que foi contratado pela Secretaria Municipal de Saúde, o qual esteve realizando exames mais específicos, como é o caso do toque retal. (Informações de  Leyvison Brito – NASF de Cariré/CE).