Chuvas no Ceará atingem média para fevereiro; melhor volume desde 2012

Como previsto pela Funceme na última sexta-feira (17), o Ceará atingiu a média mensal de chuva para fevereiro com as precipitações deste fim de semana. Na manhã deste domingo (19), o volume alcançou a marca de 127,8mm, o que representa um desvio positivo de 7,8% da média de 118.6 mm. Isso não acontecia desde 2012. De lá para cá, os registros não estavam nada animadores, com índices negativos que colaboravam para o quadro de seca.

No ano passado, choveu apenas 53.2 mm (-55,2%). Em 2015 e 2014, apesar das maiores quantidades em relação a 2016, 96.3mm e 91.9mm, os desvios continuaram negativos (-18,9% e -22,5%, respectivamente). Em 2013, o número também foi baixo, apenas 61.6mm (-48,1%).

Araras, no município de Varjota, e mais 32 açudes recebem aportes no Ceará, aponta Cogerh

Com as chuvas deste fim de semana no Estado, 33 açudes receberam aportes, entre eles o Araras, de acordo com dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh). No levantamento, o volume total do dia foi de 5,1 milhões de metros cúbicos. Os 153 reservatórios monitorados pelo órgão estão atualmente com 1,17 bilhões m³, o que representa 6,30% da capacidade total (18,64 bilhões m³). 

Neste domingo (19), o açude Araras está com volume atual de de 30,43 hm, o que representa 3,54% % do volume total. O açude Orós, localizado no município de Orós, está com 10,92% da sua capacidade total, com volume atual de 211, 85 hm3.

Ônibus da 'Gaviões do Forró' sofre acidente em Boa Viagem,CE

Membros da banda Gaviões do Forró foram surpreendidos por um motorista em outro veículo na BR 020 às 10h20, no trecho da via no município de Boa Viagem. Em entrevista ao Puxa o Fole, o vocalista do grupo Gleydson Gavião, declarou que o condutor de uma Hilux estava no acostamento quando o mesmo entrou sem sinalizar na frente do ônibus da banda. O veículo do grupo sofreu um forte impacto, além da lateral do veículo de passeio.

Gleydson Gavião contou que a banda estava retornando para Fortaleza de um show na cidade de Novo Horiente do Piauí, no Piauí. “Estamos todos bem, apesar do susto”, revela o cantor. O motorista do ônibus tentou desvia e frear, mas não deu tempo de evitar a colisão da entrada sem aviso da Hilux.

Apesar do choque, nenhum membro da banda ficou ferido. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um auxiliar da banda teve ferimentos leves chegou a ser atendido e já liberado. Já o motorista e a passageira da Hilux tiveram lesões graves e foram encaminhados para um Hospital em Fortaleza.

Grupo 'Espaço do Empreendedor Carireense' realizou ontem (18/02), a sua "1ª Feira Empreendedora" no Mercado Público

Ontem, sábado, dia 18 de fevereiro, às 18h30, no Mercado Público Central, foi um dia histórico para a classe de micro e pequenos empreendedores  de Cariré, quando foi realizada a '1ª Feira Empreendedora', a qual foi organizada e coordenada pelo grupo denominado Espaço do Empreendedor Carireense, o qual é formado por um grupo de senhoras da comunidade que lidam com vendas e confecção de  artesanatos, de comidas típicas regionais, artes de pinturas em tecidos, dentre outras atividades. A mencionada feira continuará sendo realizada sempre às noites de sábado, no horário a partir das 18h30, em frente ao Mercado Público Raimundo Martins de Araújo. 

Como atração da 1ª Feira Empreendedora, tivemos as apresentações do maestro e cantor de serestas, Cido Gonçalves, de um grupo de dança da Comunidade Shalom, pertencente à Paróquia de Santo Antônio de Pádua de Cariré-CE (confira nas fotos acima).

Segundo nos declarou a Sra. Rocielma Miranda (na foto), coordenadora do grupo Espaço do Empreendedor Carireense, "a criação de nossa Feira Empreendedora tem como objetivos incentivar as pessoas a ter seu próprio negócio, divulgar seus talentos artesanais em geral, ter a sua própria fonte de renda e despertar nos micro e pequenos empreendedores locais a importância da união de todos para alavancar as vendas de seus produtos". 

Prossegue afirmando a Sra. Rocielma, que "também criamos esse espaço, no sentido de movimentar o comércio na área central do mercado público, aos dias de sábado à noite, sendo assim uma continuidade da Feira de Cariré, que acontece no horário da manhã. Pedimos o apoio de toda a comunidade de Cariré e das cidades circunvizinhas, para prestigiar nossa Feira Empreendedora, fazer suas compras e prestigiar nossos micro e pequenos empreendedores. Além disso, os produtos e artigos em geral serão vendidos a preços populares, a preços baixos".

Quem esteve prestigiando a 1ª Feira Empreendedora, foi o atuante secretário de Agricultura, Pesca e Agronegócio de Cariré, agropecuarista Francisco Teles Monteiro (Romualdo Teles), que também é presidente da Associação dos Criadores de Caprinos, Ovinos e Bovinos de Cariré (ACOCCA). Ele disse que tanto sua Secretaria quanto a ACOCCA prestarão total apoio aos micro e pequenos empreendedores de Cariré, no que for possível.


Um jovem e uma jovem aprendiz estiveram no espaço da feira, com questionário de perguntas com sugestões sobre o que deve ser melhorado e acrescentado para o bom funcionamento da feira dos micro e pequenos empreendedores, além da melhoria no atendimento ao público que continuará frequentando a 1ª Feira Empreendedora de Cariré-CE.

CONFIRA MAIS IMAGENS DA FEIRA E AS FOTOS DE TODOS OS MICRO E PEQUENOS EMPREENDEDORES QUE ESTIVERAM PARTICIPANDO DA MESMA:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1400184983387618.1073742309.100001883903125&type=3

Três jovens morrem em acidente frontal com motos, na rodovia Groaíras a Cariré (CE-253), na localidade 'Estaca Zero'

Uma colisão frontal envolvendo duas motos, por volta das 21:00h, de ontem, sábado (18/02), CE-253, que liga Groaíras a Cariré,  deixou um triste saldo de três jovens mortos, sendo um casal de namorados da cidade de Groaíras e um jovem residente no distrito de Tapuio, município de Cariré.


Eis a relação dos nomes das das vítimas fatais:
Francisco Wesley Moraes da Silva, com a idade aproximada de 30 anos. Ele residia no distrito de Tapuio, município de Cariré, estado civil: casado.

Rogel Alves Sousa, que residia na cidade de Groaíras, com 18 anos de idade.
Antonia Eliciane Fernandes Ferreira, residente na cidade de Groaíras, também com 18 anos de idade.


Segundo as últimas informações, a tragédia aconteceu por volta das 21h, na localidade de 'Estaca Zero', que fica há poucos quilômetros da zona urbana da cidade de Cariré. Conforme ainda as informações de populares que acorreram em grande número ao local do acidente, as duas motos vinham em sentido contrário, quando em uma reta,  vieram a colidir de frente. A moto conduzida por Rogel era um Honda Fan 150, Vermelha, com inscrição de Groaíras, e placa PNH 6787. Já a moto conduzida por Francisco Wesley era uma Honda Titan 150, Prata, inscrição de Cariré e Placa HVH9781.

O jovem casal Rogel Alves Sousa e Antonia Eliciane Fernandes Ferreira seguia no sentido à cidade de Cariré, enquanto que Francisco Wesley Moraes da Silva seguia rumo à cidade de Groaíras. Os dois condutores morreram no local. Já a jovem conhecida como "Zynha" chegou a ser socorrida, mas não resistiu e veio a óbito no Hospital.

Com informações e créditos das fotos do "Blog do Thidi "- Groaíras,CE.