Secretaria da Saúde de Cariré-CE está promovendo o bloqueio vacinal contra o sarampo em crianças e profissionais da área da saúde


Por motivo da ocorrência de novos casos de sarampo no território do vizinho município de Sobral, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Cariré está realizando um bloqueio vacinal em crianças da faixa etária em menores de 6 meses a 1 ano e 5 meses e nos profissionais da saúde que atuam em todas as unidades básicas do Programa Saúde da Família (PSF). 

Segundo informações da diretora municipal da Vigilância à Saúde, enfermeira Gláucia Barroso Pinheiro (na foto), "a intensificação da vacinação contra o sarampo no município de Cariré teve início no último dia 27 de junho. Para que nossa meta seja alcançada, estamos solicitando encarecidamente o apoio de toda a população, reforçando que as mães devem levar as suas crianças para se vacinar, pois temos muito medo de um surto no Município”.

Aliás, desde o dia 27 de junho, essa intensificação da vacinação contra o sarampo também vem acontecendo nos 158 municípios que não foram incluídos na campanha para enfrentamento do surto no Ceará, iniciada no dia de 27 de janeiro. Para cumprir a meta de imunização da campanha de seguimento estabelecida pelo Ministério da Saúde para todo o Estado, deverão ser vacinadas 95% da população de 278.318 crianças de seis meses a menores de cinco anos dos municípios participantes da nova campanha, que será realizada até o dia 18 de julho. As crianças receberão a vacina tríplice viral, que também protege contra rubéola e caxumba e faz parte do calendário básico da vacinação.