Realizada com êxito a culminância do 'Projeto Histórias de Trancoso' do Programa Brasil Alfabetizado de Cariré


No último dia 28 de julho de 2016, aconteceu no Auditório da Escola Francisco Hermínio Ponte, a culminância da Contação de Histórias de Trancoso, como última etapa do Projeto Histórias de Trancoso do Programa Brasil Alfabetizado, o qual teve como objetivo valorizar a cultura e os costumes dos alunos do programa, além de fortalecer o processo da prática das produções de textos. O evento foi conduzido pelo gestor do Programa, Francisco Douglas de Souza Farias (na foto abaixo).
Marcou presença ao evento, a secretária de Educação e primeira dama de Cariré, Virgina Souza Aguiar, além dos alfabetizadores, coordenadores, diretores das escolas, secretários municipais e alunos do Programa Brasil Alfabetizado (PBA).
O projeto aconteceu durante todo o mês de julho de 2016, com a elaboração de produção de textos, além da exposição oral, e escolha das melhores histórias que foram apresentadas na Contação de Histórias de Trancoso oriundas de todas as turmas do programa.

Realizada a entrega de certificados do Curso de Formação para Conselheiros Escolares de Cariré


No último dia 26 de julho de 2016, aconteceu na sede da Secretaria da Educação de Cariré, a entrega de certificados da terceira turma composta por 40 concludentes do Curso de Formação para Conselheiros Escolares, em módulo introdutório, ofertado pelo Governo Federal via Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC- Virtual) / SEDUC – CE e a Secretária da Educação de Cariré. A referida formação teve uma carga horária de 40 horas/aula sendo 12 horas presenciais e 28 horas a distância.

Vale ressaltar que os conselheiros escolares tiveram acesso a um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), criado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), que proporcionou aos cursistas uma grande interação no conteúdo abordado e, também, atividades como: aula online, fóruns de debates, avaliação virtual e, ainda, os encontros presenciais acompanhados pelo Tutor Francisco Douglas de Souza Farias.

À solenidade esteve presente a dinâmica secretária municipal da Educação e primeira dama Virgina Souza Aguiar, que juntamente com o eficiente tutor da formação, Francisco Douglas Farias, promoveram a entrega dos 40 certificados aos conselheiros escolares da rede pública municipal e estadual de ensino de Cariré-CE.

VEJA MAIS FOTOS DA ENTREGA DE CERTIFICADOS, CLICANDO NO LINK ABAIXO:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1148440578562061.1073742212.100001883903125&type=3

Ceará tem 126 municípios em estado de emergência

Os efeitos causados pela seca no Ceará continuam avançando no segundo semestre de 2016. Na mais recente atualização dos municípios em situação de emergência pelo Governo do Estado, mais sete passaram a integrar a lista, totalizando 126 localidades com necessidade imediata de recursos e ações de mitigação da estiagem. O total representa 68,4% de todas as cidades cearenses. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado dessa terça-feira (2).

Com a atualização, Itapiúna, Milagres, Nova Olinda, Nova Russas, Pindoretama, Quixelô e Russas foram declarados como locais em situação anormal provocada pela falta de chuva. O estado de emergência, no entanto, ainda precisa ser reconhecido pelo Governo Federal para a liberação de recursos, o que também garantirá maior celeridade nas ações emergenciais destinadas a essas localidades.

OAB lança aplicativos para a denúncia de crimes eleitorais em 2016

Site, aplicativo e telefone. Esses são os novos recursos que os eleitores poderão utilizar para denunciar crimes eleitorais em 2016. A ação faz parte da campanha de combate ao caixa 2, lançada na última semana, em todo o país e para os caririenses, em Juazeiro do Norte, pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A iniciativa vai permitir que cidadãos denunciem de forma anônima, suspeitas de uso de dinheiro ilícito por candidatos nas campanhas eleitorais.

O presidente em exercício da OAB Juazeiro, Vladimir Macedo Cruz explica que a entidade além de receber as denúncias, vai acompanhar os processos. “Caso o cidadão verifique que o candidato está gastando além do que é permito por lei, distribuindo brindes, gastando com shows artísticos ou qualquer outra irregularidade pode denunciar. Tudo será catalogado, direcionado aos órgãos competentes e terá o nosso acompanhamento para sabermos do retorno do nosso trabalho”, afirma.

FONTE - Permalink da fonte da notícia original...