Cariré está na lista dos municípios com baixo índice de infestação do Aedes aegypti (0,5), segundo dados divulgados pela Secretaria da Saúde do Ceará

O número recorde de 82 municípios que realizaram o primeiro Levantamento Rápido de Índice de Infestação para Aedes aegypti (LIRAa) do ano, apresenta 26 municípios (33,77%) com alto risco de transmissão de dengue, zika e febre chikungunya, 33 (42,86%) em situação de média infestação e 23 (29,87%) com baixo índice de infestação predial (IPP), segundo critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS). 


O levantamento aponta também que os principais criadouros identificados encontram-se entre os depósitos ao nível do solo para o armazenamento doméstico de água para consumo humano, que incluem tonel, tambor, barril, tina, depósitos de barro (filtros, moringas, potes), cisternas, caixa-d’água e captação de água em poço/cacimba/cisterna.

Numa iniciativa da 1ª Dama Virgina Souza, Prefeitura Municipal de Cariré comemora o Dia do Enfermeiro(a)

Numa iniciativa da primeira dama, Virgina Souza Aguiar, e com total apoio do prefeito Antônio Martins, ontem (11), antecipadamente, foi comemorado na sede da Secretaria Municipal da Educação, o Dia do Enfermeiros(a), o qual transcorre no dia de hoje (12 de maio). Estiveram presentes ao evento, o prefeito Antônio Martins, a secretária de Administração e Finanças,  Águida Martins, e a secretária da Saúde, Rita Luíza Braga Honorato, que esteve à frente da organização do evento, com a colaboração de sua equipe.

Na abertura do evento, houve o pronunciamento da secretária da Saúde, Rita Luíza Honorato, que falou sobre a importância da data comemorativa para os que fazem a enfermagem em nosso Município, parabenizando a todos os profissionais da área. 

Logo em seguida, foi exibido um vídeo com as ações já realizadas pelos enfermeiros(as) e técnicos(as) de enfermagem na atual gestão municipal.

O prefeito Antônio Martins também realizou um pronunciamento, no qual falou sobre as dificuldades que sua administração está enfrentando para cumprir com o aumento que havia prometido anteriormente aos enfermeiros(as), mas, que por causa da queda no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e da crise financeira que assola todas as prefeituras, não foi possível dar os aumentos almejados pelos profissionais da área de saúde. Mas, anunciou o prefeito Antônio Martins, uma boa notícia: ele disse que já autorizou uma empresa a fazer os estudos de um projeto inicial que instituirá o pagamento de insalubridade a todos os profissionais da área de saúde que atuam no Município, incluindo os enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Ainda por iniciativa da primeira dama Virgina Souza, por ser o mês de maio dedicado às mães, foram entregues lembranças às mães enfermeiras presentes ao evento festivo.