Município de Cariré suspende as visitas de turistas aos açudes e balneários, como medida de combate ao novo coronavírus


Autoridades sanitárias do município de Cariré suspenderam as visitas de turistas ao Açude Taquara, que fica localizado no distrito de Arariús, para evitar a penetração de pessoas e aglomerações, em obediência  ao decreto municipal estadual e municipal. Vigilantes já estão lá nas imediações do Açude Taquara, para evitar a entrada de pessoas àquela área turística.


Além do Açude Taquara, vigilantes também estarão em ação no Açude do Cabeça do Boi, que está localizado no distrito de Alto dos Honórios, no Balneário do Tapuio, em balneários às margens do Rio Acarau e, bem como,  em outros locais de possíveis aglomerações.

A ação preventiva também conta com o apoio da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária que será realizada no final da Semana Santa, compreendendo os dias de sexta-feira, sábado e domingo. 

Cariré decreta estado de calamidade pública para facilitar nas ações públicas de combate à pandemia do coronavírus

DIVULGAÇÃO: Gabinete da Prefeitura Municipal de Cariré-CE

Prefeito Elmo Aguiar fala sobre a situação dos municípios diante a crise econômica provocada pela pandemia do coronavírus

Ouça o vídeo especial e/ou leia com atenção, o pronunciamento do prefeito Elmo Aguiar, sobre a situação preocupante que estão enfrentando as prefeituras de todo o Ceará e Brasil, por causa da crise econômica ocasionada pela pandemia do coronavírus, podendo o ICMS destinado às Prefeituras sofrer uma queda brusca de até 60%, o que será um caos para todos os municípios, além de ficar informado sobre outros assuntos de interesse de todos....

"Acabamos de participar agora da reunião aqui com o governador e mais de 130 prefeitos, uma reunião virtual em que vários assuntos foram tratados e tocado também no assunto da calamidade, uma orientação até do nosso Governador, também porque é uma maneira do município se preservar, tendo pouco mais de flexibilidade, porque a arrecadação vai cair muito nos municípios. Só o ICMS já caiu 40%, podendo chegar a 60% e, por exemplo, um município que tem uma folha de pagamento que tenha 54% representando a folha de pagamento do recurso total recebido, ele tem um limite de até 54%. A partir de 54% o gestor e o município é prejudicado por que está infringindo a Lei de Responsabilidade Fiscal. Ora, se arrecadação vai diminuir, o percentual atual daqui há pouco está em 60%. E aí o município é prejudicado, deixa de receber recurso, porque está infringindo a Lei de Responsabilidade Fiscal. Então, isso o governo federal já fez a calamidade dele. É por isso que ele está tentando mandar recurso. O governo do estado também fez e o município precisa fazer, para que ele fica fique estribado, garantido com a flexibilização de poder usar os recursos e não ser penalizado, nem o gestor, nem o município. É por isso que vai ser feita a calamidade, nós falamos com o presidente da Assembleia vai votar hoje. O governador ainda pediu que todos os municípios fizessem, porque é mais uma garantia de que está sendo ministrado com responsabilidade. Calamidade não precisa ter morrido ninguém, pelo contrário, a gente quer que não morra ninguém, nem pegue a doença, ninguém agora. A gente tem que se prevenir. A arrecadação vai cair muito nos municípios, e já começou a cair. A gente tem que se previnir perante as leis, que depois quando você for julgado mais na frente, você vai encontrar dificuldades, e nós não podemos prejudicar nem o município, nem os gestores. Então, é essa decisão que tá sendo tomada em virtude da calamidade pública de todos os municípios. 

Muitas notícias... Governador disse, inclusive, da Cagece também, o consumidor que consumir até 10m³ por mês, será dispensado de pagar a conta, também tá fazendo levantamento e vai dizer e ele vai estratificar também, por exemplo, Cariré quantas famílias vão receber o bujão de gás ou vale bujão de gás. Ele vai dizer também quantas famílias vão ser beneficiadas com o não pagamento da conta de energia para aquele consumidor que consumir até 100 kg. Então, isso todos nós vamos ficar sabendo e vamos divulgar a informação do governador agora na reunião conosco e os prefeitos, para informar essas ações está tentando fazer uma aproximação maior da Secretaria de Saúde com os municípios, que estava havendo uma distância ou ela não estava perfeita e ele falou que a coordenação regional de cada região vai ter um acesso mais fácil com a secretária e com os prefeitos, para que a gente possa melhorar o atendimento à população. 

Essa falta de EPI, falta de remédio, falta de... Esta faltando em toda parte, então é um conjunto. Todos nós temos que ficar unidos para que a gente consiga amenizar algum desses problemas. Falta luva, falta máscara, falta tudo e quando a gente vai comprar o preço está acima do limite permitido na lei. Aí a gente não pode comprar porque o preço está caro, aí o Ministério Público entra em cima. Então, a gente tem que ter muito controle, estar sempre em sintonia...

Vai ter uma próxima reunião com o presidente do Tribunal de Contas do Estado e os prefeitos, para ficar orientando o que devemos fazer, porque ninguém pode fazer as coisas ao arrepio da lei, tem que fazer perante a lei. Por exemplo, a merenda escolar está aí guardada e pode ser distribuída, mas ela para ser distribuída tem que ter uma lei aprovada no Congresso Nacional, e essa lei parece-me que está sendo sancionada hoje. A partir daí é que a gente pode fazer essa distribuição. Nós estamos aqui respaldado, sempre em contato com Ministério Público. Para agente tomar decisões não precisa tomar decisão porque eu ouvi falar. O que tem que fazer é tomar as decisões corretas e na hora certa, de acordo com a lei. É esse o nosso trabalho. Agora, a preocupação maior de todos os prefeitos, do governador e do secretário de saúde é que nessa Semana Santa que você ligue para os seus familiares, que não viaje, não se desloque para o interior, nem do interior para capital, porque é esse o momento de maior risco de pegar contaminação do corona. Que todos fiquem em casa, que não vá para balneário, que não vá para restaurantes, que não vá fazer confraternização, porque o pico maior do coronavirus é este agora. Então, que nós tenhamos todos esses cuidados necessários, para que a gente possa passar por esse momento de dificuldade... Fique em casa! É o melhor remédio para passarmos essa pandemia e, se Deus quiser, ganharmos essa guerra. Vamos enfrentar muitas dificuldades nesses meses para frente, mas, nós estamos fazendo a nossa parte e todos nós estarmos juntos, trabalharmos para tentar amenizar o sofrimento da população".