Escola estadual de Ensino Médio Dona Marieta Cals, de Cariré, promoveu a segunda edição do "Dia D da Matemática", com êxito total








FOTOS:VICENTE J.RODRIGUES

A Escola de Ensino Médio Dona Marieta Cals, de Cariré - CE, promoveu de forma bastante exitosa neste dia 14 de maio de 2012 a segunda edição do DIA D DA MATEMÁTICA. Tal evento, que faz parte do calendário de eventos da escola desde 2011, é uma ação voltada a enfatizar perante os estudantes a passagem do DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA, que foi comemorado no último dia 06 de maio, em homenagem ao aniversário de nascimento de Malba Tahan.

Durante o evento, estudantes tiveram a oportunidade, durante os três turnos de ensino, de conhecer a matemática lúdica tão bem difundida e defendida por Malba Tahan. Gincanas matemáticas, adivinhas, piadas, poemas, letras de música, palíndromos, jogos matemáticos, desafios lógicos, tangrans, desafios com palitos, charadas matemáticas, ... Isto é apenas uma amostra do que os estudantes puderam encontrar nas salas de aula.

As ações do DIA D DA MATEMÁTICA também buscaram mostrar a interdisciplinaridade da matemática, em especial com a literatura e a geografia, destacando-se a contribuição da matemática na arte por meio dos trabalhos de M. C. Escher. Salas temáticas diversas faziam uma homenagem a matemáticos famosos, além de trazê-los ao conhecimento dos estudantes através da apresentação de sua biografia.

O evento foi aberto ao público, recebendo visitas de membros da imprensa, bem como de estudantes de outras escolas do município de Cariré.

OBJETIVOS

A realização do Dia D da Matemática foi pensada com os seguintes objetivos:
- desenvolver nos estudantes o gosto pela matemática, de modo a transformar esta disciplina (que muitas vezes é detestada por eles) em algo que lhe é compreensível;
- aproximar o estudante da matemática;
- apresentar as diversas situações cotidianas em que a matemática se faz presente;
- dinamizar o ensino desta disciplina, de modo a mostrar diferentes formas de abordá-la em sala de aula;
- promover na escola um ambiente de aprendizagem associada à descontração.

JUSTIFICATIVA

O método tradicional de ensino, centrado na pessoa do professor, há muito tempo se mostra equivocado e improdutivo. Desta forma, cada vez mais se buscam meios em que o aluno seja o centro de seu próprio saber, de forma a construir o seu conhecimento.
Proporcionar situações que venham de encontro a esta tendência não é algo simples. Desta forma, estratégias diversas devem ser buscadas de forma a levá-lo a construir conhecimentos.

Por outro lado, cada vez mais se busca a chamada escola viva, na qual o estudante não apenas tem contato com o conteúdo livresco, mas tem espaço para manifestar suas múltiplas tendências, se divertir e ser inserido de forma plena na sociedade em que vive.
Estudos apontam que o aluno aprende melhor quando ele é desafiado pelo que se pretende ensiná-lo. Desta forma, a realização do Dia D da Matemática se justifica como elemento capaz de atrair o estudante ao ensino desta disciplina, bem como elemento capaz de dinamizar a rotina escolar.

PÚBLICO ALVO

O Dia D da Matemática, evento promovido pelos professores de matemática da Escola de Ensino Médio Dona Marieta Cals, foi destinado a todos os estudantes desta unidade de ensino, bem como aos alunos das demais instituições de ensino de nossa cidade que quiseram nos visitar.
O evento também foi aberto a toda a comunidade carireense, que pôde observar o talento de nossos estudantes.

REALIZAÇÃO

Tal evento foi uma realização dos professores de matemática desta unidade de ensino e contou com o apoio dos professores das demais disciplinas, bem como do núcleo gestor da Escola Marieta Cals.
Sua realização se deu no dia 14 de maio de 2012, compreendendo os seguintes horários:
- manhã: de 7:00h às 11:20h;
- tarde: de 13:00h às 17:20h;
- noite: de 18:30h às 22:00h.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

O Dia D da Matemática foi composto por uma sequência de atividades realizadas de modo a aproximar o estudante desta disciplina. Assim sendo, foram realizadas as seguintes atividades em cada um dos três turnos:
- abertura do evento através da fala do núcleo gestor da escola, o qual falou sobre a importância de eventos como este para tornar a escola mais viva;
- fala dos professores de matemática, os quais focaram na importância de se aproximar a matemática da vida do estudante;
- realização de gincana inter-classe composta por questões referentes a conhecimentos matemáticos diversos;
- cerimônia de entrega de certificados aos alunos participantes da OBMEP 2011;
- lançamento, a cada meia hora, de uma adivinha matemática para os alunos responderem;
- realização de gincana entre equipes formada por questões de raciocínio lógico;
- após as gincanas, aberturas das salas temáticas para visita dos presentes. Nestas salas o visitante era desafiado seja a resolver um desafio lógico-matemático, seja a realizar atividades com palitos ou a montar figuras diversas com tangrans. Tivemos também testes de QI e desafios matemáticos nos computadores do laboratório de informática, além de uma sala de matemática interdisciplinar.
- encerramento com um bingo matemático.

SALAS TEMÁTICAS

As salas temáticas estavam assim denominadas:
sala Einstein, no laboratório de informática, trouxe os desafios ali instalados;
sala Euler, contou com exposições dos sólidos platônicos;
sala Platão, na qual foi realizada a gincana entre equipes;
sala Pitágoras, na qual tivemos os desafios com palitos, tangrans, torre de Hanói, etc.;
sala Bháskara, trouxe os desafios de raciocínio lógico, sudokos, quadrados mágicos, sete erros, etc.;
sala Escher, mostrou a matemática de forma interdisciplinar com curiosidades, textos, piadas, poemas, palíndromos e charges matemáticas;
sala Descartes, sala que contou com xadrez para que aqueles que sabiam ou queriam aprender a jogar este importante jogo.

LEIA TAMBÉM O TEXTO E VEJA OUTRAS IMAGENS DESTA MATÉRIA, EM:http://fagneraguiar.blogspot.com.br/2012/05/exito-total-no-ii-dia-d-da-matematica.html

AUTOR DA MATÉRIA:
Fagner Aguiar - professor de Matemática da Escola Marieta Cals.




FOTO:BLOG CARIRÉ EM REVISTA





Cariré realizou o Seminário de Implantação da Política Municipal de Educação Permanente em Saúde e prestadas homenagens ao Dia do Enfermeiro

FOTO:SECRETARIA DA SÁUDE DE CARIRÉ-FACEBOOK

No dia 11 de maio realizou-se o Seminário de Implantação da Política Municipal de Educação Permanente em Saúde, pela Secretaria de Saúde de Cariré, com a proposta de realizar um processo de qualificação permanente dos profissionais de saúde. Inicialmente serão qualificados os enfermeiros, agentes comunitários de saúde, auxiliar de enfermagem, agente de endemias, atendente de farmácia, auxiliares de serviços gerais, profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF e motorista. A proposta do secretario da Saúde, Francisco Rosemiro Guimarães Ximenes Neto, é possibilitar a todos os profissionais de saúde a oportunidade de participar desse processo de educação permanente. A Educação Permanente é aprendizagem no trabalho, possibilitando transformar as práticas profissionais.

O Seminário iniciou com a exibição do filme “Integralidade”, posteriormente foi composta a mesa do cerimonial, com a presença de diversas autoridades, que ressaltaram a importância da política de educação permanente para a saúde do município de Cariré e elogiaram a iniciativa do secretario da Saúde. Posteriormente, a assistente social e mestre em Saúde da Família, Francisca Lopes de Sousa, conduziu a palestra:"Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: construções históricas, vivências e realidades". O secretario da Saúde, Francisco Rosemiro Guimarães, conduziu a palestra:"Política Municipal de Educação Permanente em Saúde – propostas e desafios". No final do Seminário foi exibido o filme “O Menestrel”.

Durante o Seminário o secretario da Saúde fez uma homenagem aos enfermeiros devido ao dia do enfermeiro, 12 de maio. Entregou uma comenda a todos os enfermeiros que continha o seguinte texto:"A Gestão Municipal de Cariré vem homenagear o Enfermeiro pelo trabalho desenvolvido em prol da Saúde dos Cidadãos, Famílias e Comunidades deste município.

AUTORA DA MATÉRIA:
Benedita Tatiane Gomes Liberato
Enfermeira-coordenadora da Atenção Básica à Saúde







FOTO:ARQUIVO